Tesla Model Y é o primeiro elétrico a ser o carro mais vendido do mundo

Pela primeira vez na história, um carro elétrico ocupa o posto de mais vendido do mundo. O responsável pelo feito foi o Tesla Model Y, crossover da montadora de Elon Musk, que destronou o Toyota Corolla como líder global. Dados da consultoria JATO Dynamics, para 53 mercados ao redor do mundo, apontam que o Model Y foi o carro mais vendido no primeiro trimestre do ano. Os números foram publicados pelo portal francês BFM Business.

Ainda que o fato tenha sido “previsto” pelo CEO da marca, em reunião com acionistas em agosto do ano passado, considerava-se uma projeção otimista, mesmo diante da franca expansão da Tesla. O alto valor de mercado do Model Y poderia ser um impedimento para alcançar tal marca, mas os dados da JATO comprovam o oposto.

No entanto, a expansão das operações da marca, bem como as reduções nos preços dos carros, foram decisivos para o resultado. Em 2022, o Model Y foi o terceiro mais vendido do mundo, e perdeu apenas para outros o Toyota Corolla e o RAV4. Ao comparar dados de 152 mercados no mundo, o crossover da Tesla vendeu 747.500 unidades, alta de 91% em relação a 2021.

Ainda que o Model Y tenha ficado 244 mil unidades atrás do Corolla e outras 268 mil atrás do RAV4, a diferença entre os modelos começou a diminuir assim que a montadora norte-americana cortou os preços de seus veículos. A crescente procura por carros elétricos também favoreceu a procura pelo utilitário elétrico, por exemplo.

Aliás, dados do primeiro quadrimestre de 2023 apontam a liderança do Model Y, que vendeu 267.200 unidades no período. Em relação ao mesmo espaço de tempo no ano passado, registrou-se um aumento de 69% nas entregas. Dentre os fortes mercados nos quais o crossover tem vendas expressivas, destacam-se a China, em primeiro lugar, seguido dos Estados Unidos, bem como a Europa. Por lá, o modelo da Tesla também é o veículo mais vendido.

Corolla perde liderança para elétrico pela primeira vez

Apesar do nome de sucesso e de estar disponível em três carrocerias diferentes (hatch, sedã e perua), o Toyota Corolla acabou perdendo a posição de mais vendido do mundo. Todas as variantes do modelo registraram 256.400 unidades, o que representa uma queda de 29% nas vendas na China, e de 10% nos EUA.

Ao analisar os detalhes entre os modelos, pode-se observar que a posição do Model Y como mais vendido do mundo pode não durar para sempre. A atual geração do Corolla vendida lá fora apareceu em 2018, e ganhará renovação em breve. Já o Model Y foi revelado em 2019 e estreou em 2020. Além disso, o modelo da Toyota é um produto verdadeiramente global, e está menos sujeito a impasses políticos entre EUA e China, por exemplo.

Seja como for, a Toyota ainda figura no top 5 dos carros mais vendidos com outros 3 modelos: Hilux, RAV4 e Camry. A picape, por exemplo, é símbolo de robustez em diversos mercados, e o Camry, de sedã médio com nome consolidado há anos. É difícil cravar se o primeiro lugar do Model Y é uma virada de chave no pensamento global. Mas é inegável que bater um nome de prestígio como o Corolla mostra força na disputa pelo consumidor global.

Texto original escrito pelo site 4 rodas.

#anecrarevista #anecra #carregamentoelétrico #veículoselétricos #aftermarket #atualidade #MobilidadeElétrica #veiculoseletricos #Tesla