Mais de metade dos veículos comerciais ligeiros que se venderam em Portugal nos primeiros cinco meses pertencem às marcas da Stellantis. O grupo comercializou neste período 5.434 viaturas das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Opel e Peugeot, que representam uma quota de 51,5% e um crescimento de 23,2% face ao período homólogo, e muito superior ao do mercado (7,4%).
O sucesso das viaturas comerciais da Stellantis assenta na sua reconhecida fiabilidade e capacidade de adaptação às necessidades dos mais diversos tipos de empresas e profissionais.
Neste mercado, é assinalável a excelente a prestação dos modelos que também são produzidos na Stellantis de Mangualde e que formam o trio dos furgões mais vendidos no país: no acumulado de 2023, o Peugeot Partner é líder absoluto, com 1.644 matrículas, logo seguido do Citroën Berlingo (1.180) e do Opel Combo (788).
Acrescente-se o volume de 553 unidades do Fiat Doblò, modelo que iniciou produção na linha de montagem portuguesa em outubro de 2022, e que é hoje, o quinto modelo mais vendido junto dos clientes profissionais portugueses.
A Stellantis posiciona, assim, duas das suas marcas nos lugares de topo do mercado VCL nacional, Peugeot na liderança (2.120 unidades) e Citroën no 2º lugar (1.380 unidades), surgindo depois a Opel (1.028 unidades) e a Fiat (904 unidades) na quinta e sexta posições.
Stellantis à frente no pelotão dos Comerciais 100% elétricos
O Grupo alia toda a sua experiência na área dos veículos comerciais à sua estratégia de eletrificação, com versões elétricas em toda a gama, que oferecem várias opções de autonomia e, praticamente, a mesma capacidade de carga, carroçarias, comprimentos, possibilidades de transformação e as mesmas elevadas prestações das carrinhas equipadas com motores térmicos.
Neste mercado em grande expansão – crescimento de 194% -, a Stellantis estabelece a sua liderança nos veículos comerciais 100% elétricos a bateria, somando nos primeiros meses do ano um acumulado de 631 unidades vendidas, para registar uma quota de 69,1% do mercado BEV-VCL.
Quer no que respeita a marcas, quer a modelos, o top-3 de vendas é totalmente assegurado pela Stellantis.
A Peugeot lidera o mercado BEV-VCL com 342 furgões elétricos e uma quota de 37,5%, seguida pela Opel no 2º lugar (130 unidades e 14,2% de quota) e a Citroën na 3ª posição (91 unidades e 10% de quota). A Fiat completa o top-5 com 68 ‘e-furgões’ e uma quota de 7,5%.
Por seu lado, os quatro furgões 100% elétricos mais vendidos no país são: 1º Peugeot e-Partner (296 matrículas); 2º Opel Combo-e (113); 3º Fiat e-Doblò (65); e 4º Citroën ë-Berlingo (58).
O reforço da liderança da Stellantis no mercado nacional de veículos comerciais BEV (Veículos Elétricos a Bateria) sublinha a persecução dos objetivos definidos no seu plano estratégico “Dare Forward 2030”
#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot