Stellantis aumenta liderança no mercado português de veículos comerciais

Stellantis aumenta liderança no mercado português de veículos comerciais

Mais de metade dos veículos comerciais ligeiros que se venderam em Portugal nos primeiros cinco meses pertencem às marcas da Stellantis. O grupo comercializou neste período 5.434 viaturas das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Opel e Peugeot, que representam uma quota de 51,5% e um crescimento de 23,2% face ao período homólogo, e muito superior ao do mercado (7,4%).

O sucesso das viaturas comerciais da Stellantis assenta na sua reconhecida fiabilidade e capacidade de adaptação às necessidades dos mais diversos tipos de empresas e profissionais.

Neste mercado, é assinalável a excelente a prestação dos modelos que também são produzidos na Stellantis de Mangualde e que formam o trio dos furgões mais vendidos no país: no acumulado de 2023, o Peugeot Partner é líder absoluto, com 1.644 matrículas, logo seguido do Citroën Berlingo (1.180) e do Opel Combo (788).

Acrescente-se o volume de 553 unidades do Fiat Doblò, modelo que iniciou produção na linha de montagem portuguesa em outubro de 2022, e que é hoje, o quinto modelo mais vendido junto dos clientes profissionais portugueses.

A Stellantis posiciona, assim, duas das suas marcas nos lugares de topo do mercado VCL nacional, Peugeot na liderança (2.120 unidades) e Citroën no 2º lugar (1.380 unidades), surgindo depois a Opel (1.028 unidades) e a Fiat (904 unidades) na quinta e sexta posições.

Stellantis à frente no pelotão dos Comerciais 100% elétricos

O Grupo alia toda a sua experiência na área dos veículos comerciais à sua estratégia de eletrificação, com versões elétricas em toda a gama, que oferecem várias opções de autonomia e, praticamente, a mesma capacidade de carga, carroçarias, comprimentos, possibilidades de transformação e as mesmas elevadas prestações das carrinhas equipadas com motores térmicos.

Neste mercado em grande expansão – crescimento de 194% -, a Stellantis estabelece a sua liderança nos veículos comerciais 100% elétricos a bateria, somando nos primeiros meses do ano um acumulado de 631 unidades vendidas, para registar uma quota de 69,1% do mercado BEV-VCL.

Quer no que respeita a marcas, quer a modelos, o top-3 de vendas é totalmente assegurado pela Stellantis.

A Peugeot lidera o mercado BEV-VCL com 342 furgões elétricos e uma quota de 37,5%, seguida pela Opel no 2º lugar (130 unidades e 14,2% de quota) e a Citroën na 3ª posição (91 unidades e 10% de quota). A Fiat completa o top-5 com 68 ‘e-furgões’ e uma quota de 7,5%.

Por seu lado, os quatro furgões 100% elétricos mais vendidos no país são: 1º Peugeot e-Partner (296 matrículas); 2º Opel Combo-e (113); 3º Fiat e-Doblò (65); e 4º Citroën ë-Berlingo (58).

O reforço da liderança da Stellantis no mercado nacional de veículos comerciais BEV (Veículos Elétricos a Bateria) sublinha a persecução dos objetivos definidos no seu plano estratégico “Dare Forward 2030

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