Kia Europa estabelece parcerias para inspirar movimento responsável nos oceanos

Kia Europa estabelece parcerias para inspirar movimento responsável nos oceanos

No Dia Mundial dos Oceanos, a Kia Europa anunciou quatro parcerias com start-ups que partilham a sua filosofia: Polyola, Odyssey Innovation, Sieve e Waterhaul. A empresa acredita que as soluções para um futuro sustentável não podem ser alcançadas por uma organização isoladamente. Antes defende que é necessária a criação de um movimento assente em parcerias, em que todos contribuem para atingir um mesmo objetivo. Estes acordos constituem mais um passo nos esforços globais da Kia no sentido de eliminar o plástico do ambiente, através da iniciativa Ocean Cleanup, e de aumentar a presença deste material nas suas ações de reciclagem.

A Kia acredita que o movimento inspira as ideias, e que algumas ideias inspiram um movimento. É por isso que a marca está a captar a atenção de empresas pioneiras vocacionadas para as atividades ao ar livre, e a celebrar as suas ideias, histórias e inovações, levando outros a deslocarem-se de uma forma mais responsável.

“A sustentabilidade está no centro do nosso movimento para inspirar novas formas de mobilidade”, refere o vice-presidente de Marketing e Produto da Kia Europa, Sjoerd Knipping. “Partilhamos esta visão com jovens marcas como a Odyssey Innovation, a Waterhaul, a Polyola e a Sieve, pelo que estamos a criar experiências responsáveis que enriquecem os estilos de vida dos nossos clientes e convidam à mudança positiva através de uma mobilidade responsável”.

As parcerias estão concebidas de modo a permitirem aos clientes deslocar-se responsavelmente, com base na crença de que, quando tanto a mobilidade como o lazer forem sustentáveis, tal constituirá uma dupla vitória para todos. Todos os cinco parceiros estão a dedicar-se à reutilização de desperdício presente nos oceanos ou que lhes é destinado, que transformam em objetos adequados a diferentes estilos de vida, com base num forte espírito de inovação para minimizar o impacto desse mesmo desperdício e melhorar o desempenho dos produtos.

 Polyola

Centros de pranchas de surf 100% em poliuretano, com base em material reciclado e 100% reciclável.

Com sede em França, a Polyola inspirou-se na notável história do surf e combinou-a com inovação de vanguarda do ponto de vista dos materiais. A empresa desenvolve e fornece materiais contemporâneos e sustentáveis à indústria de produção de pranchas de surf, com menor impacto no ambiente e que, ao mesmo tempo, permitem aumentar o desempenho. A Kia Europa ligou-se à Polyola para explorar o futuro da produção de pranchas, de surf e das formas de deslocação mais sustentáveis.

Inovação de materiais: poliuretano baseado em material reciclado, também ele 100% reciclável (liquefeito), para evitar que recursos preciosos acabem em aterros sanitários e diminuir a dependência em relação a recursos virgens.

Odyssey Innovation

Pranchas de tipo “handplane” (prancha de mão) feitas a partir de resíduos recolhidos dos oceanos e da camada central de fatos de surf antigos.

Sediada em Inglaterra, a Odyssey Innovation nasceu de uma férrea vontade de eliminar os resíduos plásticos dos oceanos. Em 2014, o seu fundador, Rob Thompson, criou um grupo de mergulhadores voluntários para retirar restos de equipamentos de pesca e outros objetos de plástico do mar, com a ideia de transformá-los em algo mais sustentável. A Kia Europa ligou-se à Odyssey para celebrar a ”handplane” que esta criou, entretanto premiada, e que foi concebida por surfistas para adeptos de ondas ambientalmente conscientes.

Inovação de materiais: a Odyssey desenvolveu pellets de plástico 100% circular produzidas a partir de restos de equipamentos de pesca abandonados, perdidos ou de outra forma descartados (conhecidos pela sigla ALDFG, em inglês), cordas recolhidas e neopreno reciclado.

Sieve

Quilhas para pranchas de surf produzidas a partir de tampas de garrafas recicladas

Com sede na Alemanha, a SIEVE nasceu do amor pelo mar, da curiosidade e da vontade de desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras. Enquanto surfistas dedicados, os fundadores da Sieve sentiram uma forte ligação à problemática dos resíduos plásticos e materializaram a ambição de criar soluções responsáveis para os oceanos. A Kia Europa estabeleceu uma parceria com a Sieve para explorar as suas ideias, a paixão por soluções inovadoras e a criação de quilhas sustentáveis para pranchas de surf.

Inovação de materiais: A SIEVE utiliza tampas de plástico recicladas e reforçadas com fibra. A fibra é adicionada como novo material, embora esteja a ser procurada uma alternativa reciclada.

Waterhaul

Óculos de sol e kits de limpeza de praias feitos a partir de restos de equipamentos de pesca

Utilizando restos de equipamentos de pesca (a forma de plástico mais nociva presente nos oceanos), a Waterhaul cria óculos e produtos para fins específicos verdadeiramente excecionais, que representam uma missão e motivam uma comunidade. Todos os invernos, à faixa costeira da Cornualha (Inglaterra), onde fica situada a sede, chegam restos de equipamentos de pesca (perdidos ou abandonados), que ameaçam a fauna marinha. Esta realidade levou os seus fundadores a desenvolver soluções baseadas na reciclagem, para transformar esses resíduos plásticos num recurso. A Kia Europa ligou-se à Waterhaul para homenagear os seus produtos, que inspiram as pessoas a envolver-se e a proteger os oceanos.

Materiais utilizados: restos de equipamentos de pesca 100% reciclados (para hastes de óculos de sol, apanhadores de lixo e aros para sacos de lixo), lentes de óculos minerais (para óculos de sol) e velas de embarcações em fim de vida (sacos de lixo).

Novos materiais e a revolução regenerativa

A Kia estabeleceu em 2022 uma parceria global de sete anos com a The Ocean Cleanup, organização sem fins lucrativos que desenvolve e promove tecnologias capazes de eliminar o plástico que existe nos oceanos do planeta. O plástico recolhido pela The Ocean Cleanup está a ser integrado na sua cadeia de valor.

 

A Kia está também a adotar medidas no sentido de utilizar recursos renováveis e integrar mais materiais amigos do ambiente nos seus produtos. Parte deste plano é a eliminação gradual da utilização de pele de origem animal, a aplicação de dez itens sustentáveis “obrigatórios” no interior dos modelos da marca e a inovação constante em materiais novos de base biológica.

O novo Kia EV9 é fornecido com materiais interiores amigos do ambiente, tais como uma alternativa ao couro feita de BIO PU (bio-poliuretano). Os plásticos reciclados são integrados em várias peças do seu interior, enquanto o tecido e os tapetes são fabricados a partir de PET reciclado ou de redes de pesca igualmente recicladas, contribuindo para um ambiente confortável e luxuoso.

A Kia encontra sinergias entre os desportos aquáticos sustentáveis e a mobilidade igualmente sustentável do novo Kia EV9, um “SUV que chega a todo o lado”, adequado para todo o tipo de atividades em espaços exteriores. A tecnologia veículo-para-carregamento (V2L) existente a bordo fornece potência para os dispositivos eletrónicos e equipamentos de campismo.

#anecrarevista #anecra #kiaportugal #veículoselétricos #atualidade #Kia #EV6 #KiaEV6 #mobilidade #kiavibe #kiaestilovida #veículoselétricos