Governo prepara incentivo à Autoeuropa para fabricar nova geração de carros elétricos em Palmela, além do modelo híbrido

Ministro da Economia adverte que “o modelo híbrido não basta” e desafia ainda a nova administração da Aicep, liderada por Filipe Santos Costa, a conseguir “atrair o projeto do aço verde da Iberdrola”.

O Governo assegurou esta segunda-feira que está a trabalhar para dar um incentivo à Autoeuropa para o fabrico de uma nova geração de carros elétricos em Palmela, além do modelo híbrido que começará a ser produzido em 2025 e chegará ao mercado no ano seguinte.

“Estamos a debater com a Volkswagen e vamos ter um incentivo para que a Volkswagen, além do veículo híbrido que já anunciou, possa fabricar uma nova geração de carros elétricos”, adiantou o ministro da Economia, durante a sessão pública de apresentação dos objetivos para o novo mandato da Aicep.

À margem do evento, o ECO pediu a António Costa Silva mais detalhes relativos a este investimento, mas o ministro da Economia e do Mar declinou fazê-lo nesta fase em que ainda decorrem negociações com a fabricante automóvel. O responsável político respondeu apenas que o “modelo híbrido não basta”.

“Estamos a debater com a Volkswagen e vamos ter um incentivo para que a Volkswagen, além do veículo híbrido que já anunciou, possa fabricar uma nova geração de carros elétricos”. António Costa Silva Ministro da Economia

A partir de 2025, as atuais linhas de produção da Volkswagen Autoeuropa serão redirecionadas para o novo modelo híbrido, como disse o diretor-geral, Thomas Hegel Gunther, ao Público (acesso condicionado). A versão com motor de combustão interna será residual. A marca germânica vai gastar 600 milhões de euros no novo modelo, na modernização e na descarbonização, mais 20% do que os 500 milhões anunciados há ano e meio. Mas, no final desta década, vai ser preciso decidir onde fazer novos investimentos para novos modelos.

No seu discurso, António Costa Silva disse que o país está “a lutar denodadamente com as empresas de indústria automóvel que estão no país para fabricar carros elétricos”, recordando que a “Stellantis já vai fabricar o seu carro elétrico ligeiro em Mangualde”.

Costa Silva deixou ainda um desafio à nova administração da Aicep: “Temos de ser capazes de atrair o projeto do aço verde da Iberdrola, um investimento muito significativo, mas da nova geração de indústrias verdes, baseada na geração de hidrogénio das indústrias renováveis. O país tem todas as condições para estar [na frente] desta transição”.

Texto original escrito pelo site ECO

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