SiliconAuto vai desenvolver e comercializar semicondutores de última geração para a indústria automóvel

SiliconAuto vai desenvolver e comercializar semicondutores de última geração para a indústria automóvel

Stellantis N.V. e Hon Hai Technology Group anunciaram a criação da SiliconAuto, uma ‘joint-venture’ detida em 50/50 e dedicada à concepção e comercialização de uma família de semicondutores de última geração, destinada à indústria automóvel, incluindo a Stellantis, a partir de 2026.

A ‘joint-venture’ combina a capacidade de desenvolvimento e a experiência acumulada da Foxconn no setor das ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação) com o profundo conhecimento da Stellantis das diversas necessidades de mobilidade em todo o mundo. A SiliconAuto fornecerá aos clientes uma fonte de semicondutores centrada na indústria automóvel para o número crescente de funcionalidades e módulos controlados por computador, em especial os necessários para integração em veículos elétricos.

Os produtos da SiliconAuto irão apoiar as futuras necessidades de semicondutores da Stellantis, da Foxconn e de outros clientes. Isto inclui a STLA Brain, a nova arquitetura eletrica/eletrónica e de software da Stellantis, com plena capacidade de atualização remota (over-the-air).

“A Stellantis irá beneficiar de um fornecimento robusto de componentes essenciais, algo fundamental para alimentar a transformação rápida e definida pelo software dos nossos produtos”, afirmou Ned Curic, Chief Technology Officer da Stellantis. “O nosso objetivo é construir veículos que se conectem perfeitamente à vida quotidiana dos nossos clientes e que ofereçam as melhores capacidades anos depois de saírem da linha de montagem. Com esta ‘joint-venture’, podemos criar inovações específicas através de uma colaboração eficiente.”

“Esperamos um futuro de extraordinária mobilidade de veículos elétricos, sustentado pela capacidade de integração vertical e pelos recursos que a SiliconAuto assegura aos nossos parceiros”, afirmou Jerry Hsiao, Diretor de Produtos da Foxconn. “A energia colaborativa irá impulsionar os nossos clientes a tornarem-se mais competitivos.”

A SiliconAuto terá a sua sede nos Países Baixos. A equipa de gestão inclui executivos de ambos os parceiros fundadores. A Stellantis fornecerá informação à SiliconAuto para permitir e fornecer as capacidades necessárias aos futuros veículos elétricos a bateria e às plataformas de veículos multi-energia.

A ‘joint-venture’ é o resultado de um acordo estabelecido em dezembro de 2021 entre a Stellantis e a Foxconn para o desenvolvimento de uma família de semicondutores para aplicações na indústria automóvel. Para além da SiliconAuto, a Stellantis e a Foxconn partilham a empresa Mobile Drive, uma segunda ‘joint-venture’ centrada no desenvolvimento de ‘cockpits’ inteligentes, ativados pela eletrónica de consumo, interfaces homem-máquina e serviços.

#anecrarevista #psa #fca #stellantis #atualidade #maismobilidade #anecra #peugeot #SiliconAuto