Últimos testes | Novo Tiguan com tecnologias premium e elevada autonomia elétrica

Últimos testes | Novo Tiguan com tecnologias premium e elevada autonomia elétrica

Durante os últimos test-drives, a marca Volkswagen anuncia os primeiros pormenores do seu modelo atual mais vendido: a terceira geração do novo Tiguan estará disponível com um sistema de controlo ativo da suspensão recentemente desenvolvido e com características de grande dimensão, como os faróis LED Matrix HD. Baseia-se na nova geração da plataforma modular transversal, MQB evo. Com motorização híbrida plug-in, o novo Tiguan atingirá no futuro autonomias elétricas até 100 quilómetros. A estreia mundial terá lugar no outono, e o bestseller será lançado no mercado em 2024.

O Tiguan é, desde há muitos anos, o modelo mais vendido da marca Volkswagen em todo o mundo. Desde a sua estreia no outono de 2007, mais de 7,4 milhões de pessoas em todo o mundo escolheram este SUV. Agora, a Volkswagen está a relançar o modelo de sucesso.

A Volkswagen desenvolveu ainda mais a plataforma modular transversal para o novo Tiguan. A nova geração chama-se MQB evo. Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração da Marca Responsável pelo Desenvolvimento Técnico, afirma: “Os componentes tecnológicos de última geração interagem perfeitamente no MQB evo: uma nova geração de unidades híbridas plug-in com autonomia elétrica até 100 quilómetros, provavelmente o melhor controlo ativo do chassis no seu segmento, uma qualidade interior de primeira qualidade e um sistema de infotainment igualmente novo e intuitivo proporcionam o que os condutores esperam da Volkswagen.”

Algumas das novas características

Faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD. O Tiguan será um dos primeiros veículos da sua classe a estar disponível com faróis LED Matrix HD como opção A tecnologia de faróis IQ.LIGHT LED Matrix HD foi desenvolvida para o Tiguan e o Touareg. Com base no princípio top-down, a tecnologia de iluminação de um modelo de classe premium será agora utilizada no Tiguan de tamanho médio.

Novo conceito de visualização e funcionamento. O interior do Tiguan foi completamente redesenhado. A Volkswagen teve em conta os requisitos específicos dos clientes para uma operação intuitiva. Por exemplo, o Tiguan chega ao mercado com um cockpit recentemente desenvolvido e um novo sistema de infotainment. Um ecrã com uma diagonal de até 38 centímetros (15 polegadas) apresenta claramente funções importantes como navegação, música e controlo da climatização e pode ser personalizado com acesso rápido. Materiais de alta qualidade, bancos recentemente desenvolvidos e um isolamento acústico eficaz aumentam o valor e o conforto. Em particular, em conjunto com um novo “pacote acústico” (opcional), o Tiguan foi desenhado para proporcionar um conforto sonoro de primeira classe.

As consolas centrais também oferecem mais espaço para arrumação. No futuro, o Tiguan será oferecido exclusivamente com caixa de velocidades automatizada (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. a mudança de velocidades será futuramente selecionada através de uma alavanca na coluna de direção, à direita do volante, com um funcionamento autoexplicativo: rodar para a frente para “D” para conduzir para a frente, rodar para trás para “R” para fazer marcha-atrás, premir lateralmente para ativar o travão de estacionamento. Além disso, todos os Tiguan têm patilhas de mudança de velocidades disponíveis atrás do volante.

Suspensão controlada eletronicamente para maior conforto e dinâmica. O MQB evo constitui o ponto de partida para uma nova geração do controlo adaptativo da suspensão DCC: o DCC Pro opcional com amortecedores de duas válvulas. O novo modelo está agora adicionalmente equipado com um gestor da dinâmica do veículo – um sistema MQB que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. Graças ao Vehicle Dynamics Manager, que efetua intervenções de travagem específicas para cada roda e ajustes seletivos da dureza dos amortecedores, as características de condução são mais neutras, estáveis, ágeis e precisas. Este progresso será percetível a bordo através de um maior conforto, bem como de um desempenho significativamente melhorado nas curvas mais dinâmicas.

TDI, TSI, eTSI e eHybrid. Graças à tecnologia MQB evo, são possíveis diferentes tipos de motorização para o Tiguan. Vai estar disponível com motores turbo diesel (TDI), motores a gasolina turbo alimentados (TSI), motores a gasolina turbo alimentados híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). A autonomia elétrica das novas unidades híbridas plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível.

Bancos de classe superior. O Tiguan estará disponível opcionalmente com bancos dianteiros ergoActive. Entre outras coisas, estes bancos vêm com ajuste pneumático do apoio lombar em quatro direções e uma função de massagem pneumática de 10 câmaras de pontos de pressão nos encostos – características que se encontram normalmente em modelos de classe premium. Estão também equipados com aquecimento e ventilação dos bancos.

Maior compartimento de bagagem no Tiguan. O novo Tiguan cresce em comprimento cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do seu antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração demonstra a boa utilização do espaço: embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 33 litros para 648 litros (quando carregado até à altura dos encostos dos bancos traseiros).

#anecrarevista #volkswagen  #volkswagenautoeuropa #anecra #atualidade  #siva  #autoeuropa