O Hyundai IONIQ 6 oferece nova experiência em mobilidade elétrica

O Hyundai IONIQ 6 oferece nova experiência em mobilidade elétrica

A Hyundai Motor Company lançou recentemente o IONIQ 6, o segundo modelo da sua gama IONIQ dedicada em exclusivo a veículos movidos a bateria elétrica (BEV). O design Electrified Streamliner é esculpido aerodinamicamente e faz uso inovador de materiais sustentáveis para refletir os atuais valores dos clientes de veículos elétricos. O IONIQ 6 vem também equipado com um conjunto de tecnologias avançadas, dispositivos e espaços personalizados, ao mesmo tempo que oferece uma autonomia alargada para redefinir os limites da mobilidade elétrica.

O IONIQ 6 proporciona uma autonomia elétrica de até 614 km por carregamento, de acordo com a norma Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Adicionalmente, oferece um multi-carregamento ultrarrápido de 400-V/800-V, tornado possível pela Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP) da Hyundai Motor Group. Tem também o que, até à data, pode ser o design mais aerodinâmico de modelos da Hyundai e um leque de caraterísticas potenciadoras como Iluminação Ambiente de Duas Cores, Iluminação Sincronizada com a Velocidade do Veículo, Sintonização de Desempenho VE e Electric Active Sound Design (e-ASD – Design de Som Ativo Elétrico), melhorando a experiência de mobilidade elétrica.

“O IONIQ 6 está concebido e projetado para melhorar com facilidade as nossas vidas diárias como um espaço para despertar o nosso potencial. O inovador interior é meticulosamente concebido como um espaço pessoal tipo casulo, reforçado com as mais recentes tecnologias, para criar uma experiência de condução segura, divertida e sem stress. O espaçoso interior, com sustentabilidade e usabilidade no seu âmago, representa, uma vez mais, um passo em frente para veículos elétricos, em linha com os valores dos nossos clientes.”

Thomas Schemera, Vice-Presidente Executivo, Diretor Global de Marketing e Chefe da Divisão de Experiência do Cliente da Hyundai Motor Company

Design exterior

Inspirado pelo protótipo Hyundai EV Concept, o IONIQ 6 carateriza-se por linhas simples, puras e uma silhueta puramente aerodinâmica que os designers da Hyundai descrevem com Emotional Efficiency (Eficiência Emocional). Tal como o premiado IONIQ 5 antecedente, o IONIQ 6 implementa a estratégia de design Hyundai Look, que dá a cada modelo um visual único, como peças num tabuleiro de xadrez. Ao adotar um sentido centrado no cliente, a Hyundai desenha os seus modelos, tendo em mente diversos estilos de vida em vez de um único estilo para todos os modelos.

Hyundai maximizou a autonomia elétrica do IONIQ 6, por meio de um design aerodinâmico e trabalho de engenharia. O ultrabaixo coeficiente de resistência aerodinâmico, de Cd 0.21, é o mais reduzido de toda a gama de modelos do fabricante e um dos mais baixos da indústria automóvel.

O visual estilizado do IONIQ 6 e diversos elementos de design, tais como uma asa de ar ativa, cortinas de ar nas rodas, spoiler traseiro integrado e redutores de folga na cava de rodas, melhoram significativamente o desempenho aerodinâmico, posicionando-o entre os mais elegantes veículos em todo o mundo.

O IONIQ 6 integra mais de 700 Pixels Paramétricos em vários lugares, tal como os faróis frontais, grupo de luzes traseiras, sensores inferiores dianteiros, guarnições de ventilação de ar e indicador da consola central, para reforçar a identidade da marca IONIQ em todo o veículo.

Design interior

O interior do IONIQ 6, em formato de casulo, serve como um refúgio confortável e um espaço pessoal, repleto com caraterísticas práticas e materiais sustentáveis, para proporcionar um estilo de vida e de mobilidade consciente, amiga do ambiente.

A longa distância entre eixos, 2950 mm, permitiu aos designers da Hyundai alargar o interior, à frente e atrás, para criar um espaço otimizado para as pernas e um habitáculo amplo, que permite aos ocupantes sentirem-se confortáveis no veículo.

A arquitetura do veículo, centrada no utilizador, é exemplificada por uma unidade de controlo desenhada ergonomicamente, situada ao centro para reduzir a distração e conseguir uma condução intuitiva, favorecendo a segurança. O ecrã do painel de bordo, modular e tátil, integra um ecrã de 12,3’’ com funções de infoentretenimento e de painel de instrumentos digital. Uma consola central em forma de ponte fornece um espaço interior de armazenamento de objetos conveniente e confortável.

Luz ambiente de duas cores fornece a iluminação geral do interior do IONIQ 6 e permite um visual e uma sensação personalizados do habitáculo. Os utilizadores podem escolher entre um espetro de 64 cores e seis temas pré-selecionados, desenvolvidos por especialistas em cor, para ajudar o condutor e os passageiros a sentirem-se relaxados e confortáveis. Os temas são Concentration, que combina azul e verde, Healing Forest, que é amarelo e verde, Wonderful Day, que é uma combinação de vermelho e dourado, Mind Care, que oferece rosa e violeta, Meditation, que conjuga azul com azul royal, e Creative Moment, que consiste numa combinação de cores turquesa e verde.

Na fila da frente, os Bancos de Conforto e Relaxamento, que são aproximadamente 30% mais finos que os de outros modelos convencionais e promovem o lazer com a simples regulação do ângulo do assento.

Em linha com o tema de Exclusividade Ética do IONIQ 6 e inspirado pela atual consciência ambiental dos consumidores, os designers utilizaram materiais sustentáveis no exterior, incluindo tintas de pigmento reciclado de pneus em fim de vida no revestimento e tinta com pigmento de carvão de bambu para a carroçaria.

O interior do IONIQ 6 também é guarnecido com cores e materiais sustentáveis. Dependendo do nível de equipamento, inclui-se pele eco processada (bancos), tecido de PET (plástico) reciclado (bancos), “pele” de bio TPO ((poliolefina termoplástica) no painel de instrumentos, tecido de bio PET (estofo do teto), pintura bio derivada de óleos vegetais (portas) e alcatifa do chão feita de redes de pesca recicladas – esta última é a primeira a ser usada na gama IONIQ.

Sistemas de energia elétrica

O IONIQ está disponível com uma gama de motores e grupos de baterias que se adequam às necessidades de qualquer cliente, sem compromissos no que toca ao desempenho. Os clientes podem escolher entre dois pacotes de baterias. A potente bateria de 77,4 kWh é acoplada com um motor de tração traseira.

Ultrarrápido carregamento da bateria de 800 volts e Vehicle-to-Load (V2L)

A arquitetura da plataforma E-GMP do IONIQ 6 pode suportar estruturas de carregamento de 400 volts ou de 800 volts, tendo como padrão o carregamento a 800 volts; pode acomodar o carregamento a 400 volts sem necessidade de adaptadores ou componentes adicionais. Com um carregador de 350 kW, o IONIQ 6 pode ser carregado de 10% a 80% em apenas 18 minutos e obter uma autonomia de 351 km em apenas 15 minutos.

O IONIQ 6 proporciona uma inovadora função vehicle-to-load (V2L), que permite aos clientes carregar qualquer dispositivo elétrico, como bicicletas ou scooters elétricas, bem como equipamento de campismo, utilizando a bateria do veículo, mediante um adaptador específico. A função V2L pode fornecer até 3,6 kW de potência.

Tecnologias de ponta e conetividade

O IONIQ 6 integra na perfeição tecnologias avançadas, que permitem o reforço da experiência digital pelo utilizador. O ecrã do painel de bordo, modular e tátil, integra um ecrã de 12,3’’ com funções de infoentretenimento e de painel de instrumentos digital, contendo tecnologias avançadas para um aumento da experiência digital do utilizador, a qual pode ser personalizada para satisfazer as necessidades dos clientes.

A Hyundai oferece a última versão atualizada dos seus serviços conectados Bluelink para carros, que fornece uma gama de novas caraterísticas e permite aos clientes controlar o seu carro com o seu smartphone ou por voz, para tornar a sua condução mais conveniente e agradável. Isso inclui a OTA Software Update (Atualização de Software OTA), que permite aos utilizadores do IONIQ 6 receber futura software Bluelink de infoentretenimento e atualizações de mapas automaticamente, de forma remota.

O IONIQ 6 também oferece Electric Active Sound Design (e-ASD – Design de Som Ativo Elétrico), uma tecnologia que torna os VE mais entusiasmantes e amigos das pessoas. A textura do som modifica-se com base na situação de condução da viatura.

Segurança e comodidade

O IONIQ 6 está equipado com o último nível da tecnologia Smart Sense da Hyundai, o sistema avançado de assistência à condução da empresa, garantindo o mais alto nível de segurança e conforto na condução.

A utilização de uma câmara dianteira, Highway Driving Assist 2 (HDA 2 – Assistência à Condução em Autoestrada) permite manter uma distância e velocidade definidas em relação ao veículo que circula à frente numa autoestrada e ajuda a centrar o veículo na faixa de rodagem, mesmo em curva. Também pode ajudar à mudança de faixa. A HDA 2 permite ao IONIQ 6 classificar-se no nível 2 de condução autónoma.

Outros sistemas de segurança ativa incluem Cruise Control Inteligente, Forward Collision-Avoidance Assist (FCA – Assistência à Prevenção de Colisão Frontal), Blind-Spot Collision Avoidance Assist (BCA – Radar de Ângulo Morto), Intelligent Speed Limit Assist (ISLA – Assistência Inteligente à Manutenção do Limite de Velocidade), Driver Attention Warning (DAW – Alerta de Fadiga do Condutor), High Beam Assist (HBA – Sistema de Controlo Automático dos Máximos) e mais.

A experiência de condução personalizada do IONIQ 6 é ainda mais ampliada pelo sistema de Sintonização de Desempenho VE, que permite ao condutor ajustar à sua medida o esforço de manuseio do volante, o débito de potência, a sensibilidade do pedal do acelerador e o modo de condução. Os condutores podem criar uma variedade de combinações diferentes com o simples premir de alguns botões para satisfazer as suas necessidades individuais.

O IONIQ 6 obteve recentemente o máximo de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, destacando-se nas categorias de Proteção dos Ocupantes, Adultos e Crianças e ainda nos Dispositivos Auxiliares de Segurança.

#anecrarevista #veículoselétricos #Hyundai #HyundaiPortugal #IONIQ5  #reparação #anecra #pneus #aftermarket #atualidade #comprarcarro