Škoda Auto rumo à neutralidade carbónica A fábrica de energia da ŠKO-ENERGO vai fazer a transição para 100% biomassa

Škoda Auto rumo à neutralidade carbónica A fábrica de energia da ŠKO-ENERGO vai fazer a transição para 100% biomassa

A Škoda Auto continua o seu caminho para alcançar a neutralidade carbónica. A sua subsidiária ŠKO-ENERGO, a fornecedora integral de energia para o fabricante automóvel e de aquecimento para a cidade de Mladá Boleslav, está a lançar um projeto-chave para modernizar a central de modo a utilizar 100% de biomassa. A construção terá início em 2024. Com a transição para aparas de madeira e phyto-pellets, a produção de energia tornar-se-á totalmente neutra em carbono. Com custos estimados em 141 milhões de euros, a moderna central de aquecimento será um dos maiores projetos do género na República Checa e vai estar operacional dentro de três anos. Vai desta forma contribuir para os ambiciosos objetivos ambientais da Škoda ao longo de toda a cadeia de valor, ancorados à Estratégia Next Level Škoda 2030.

Michael Oeljeklaus, Membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para a Produção e Logística, e Presidente do Conselho de Supervisão da ŠKO-ENERGO, afirma: “Na Škoda Auto e na ŠKO-ENERGO, estamos empenhados em cumprir as nossas ambiciosas metas de sustentabilidade: a transformação proposta para a fábrica da ŠKO-ENERGO representa a modernização mais radical do abastecimento de energia da empresa nos últimos 25 anos. Ao mesmo tempo, este projeto é também um dos maiores da República Checa, com custos estimados em 141 milhões de euros. Mais de metade deste montante será suportado por subsídios do Fundo Estatal de Modernização Ambiental da República Checa. Este facto demonstra de forma notável o que somos capazes de alcançar com base numa estreita colaboração de confiança com todas as partes interessadas.”

Tomáš Kubín, Diretor-Geral da ŠKO-ENERGO, acrescenta: “A nossa atual unidade de aquecimento já cumpre os padrões modernos e utiliza tecnologias inovadoras. Como parte da estratégia da ŠKO-ENERGO pretendemos assegurar uma produção de energia neutra em carbono. A modernização da central elétrica na fábrica da Škoda Auto é crucial para este plano. Dentro de apenas três anos a partir do início da construção, tanto a fábrica como as famílias de Mladá Boleslav terão acesso a uma fonte de calor amiga do ambiente.”

A substituição dos combustíveis fósseis permitirá poupar até 290 000 toneladas de CO2 por ano

O lançamento do projeto está previsto para o primeiro semestre de 2024. A renovação total da central elétrica será realizada num prazo de três anos. Todas as caldeiras vão utilizar exclusivamente biomassa, composta por 70% de aparas de madeira e 30% de phyto-pellets. A biomassa será certificada de acordo com a legislação europeia e checa, sublinhando a sustentabilidade de toda a cadeia de abastecimento. Uma vez concluída a transição, as poupanças anuais de CO2 ascenderão a um valor estimado de 290.000 toneladas por ano. Atualmente, a central elétrica utiliza uma combinação de carvão e biomassa; a ŠKO-ENERGO começou a utilizar biomassa em 2005. Desde então, a proporção de combustível ecológico tem vindo a aumentar de forma constante. Em 2022, as fontes de energia renováveis representavam aproximadamente 35% de toda a energia utilizada nas fábricas de produção checas da Škoda Auto.

A Škoda Auto tem metas ambientais ambiciosas

A Škoda Auto reforçou as suas metas ambientais, reduzindo ainda mais a pegada de carbono das suas atividades empresariais. Nas fábricas da República Checa e da Índia, o fabricante automóvel passará a ter uma produção totalmente neutra em carbono até ao final desta década. A fábrica de Vrchlabí já atingiu este objetivo em 2020. No que respeita às gamas de modelos, a empresa tenciona aumentar significativamente a introdução de novos veículos elétricos. Nos próximos anos, lançará seis modelos totalmente elétricos, com o compromisso de investir 5,6 mil milhões de euros em eletromobilidade até 2027. Paralelamente, a Škoda Auto está focada em aumentar a sustentabilidade de toda a cadeia de valor. O que inclui também o uso massivo de materiais reciclados e recicláveis e a reutilização de baterias de alta tensão de carros elétricos em instalações fixas antes de serem cuidadosamente recicladas e de serem criados produtos a partir destas matérias-primas.

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes