Panorama Standvirtual | Mercado de Usados cai -10% em Junho. Apenas veículos de luxo e elétricos premium crescem

Panorama Standvirtual Mercado de Usados cai -10% em Junho. Apenas veículos de luxo e elétricos premium crescem

O Standvirtual, portal de carros, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de junho de 2023.

«No mês de junho, continuamos a verificar a tendência de recuperação no que diz respeito à oferta. Esta é uma característica muito positiva, principalmente quando pensamos nos últimos anos em que a escassez de produto era um dos principais entraves para os consumidores

Elétricos premium são a única tipologia de energia com crescimento na procura (+12%)

Em junho, verifica-se um crescimento de +17% na oferta do total de veículos usados, juntamente com um decréscimo geral de -10% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. A dinâmica de mercado mantém-se assim negativa (cerca de -18%) face a junho do ano anterior, com maior oferta do que procura.

As marcas de luxo do total de carros usados são a única categoria que revela crescimento da procura e oferta em junho, face ao mesmo mês do ano passado (+3% e +18%, respetivamente).

COMBUSTÍVEL

  • Há um crescimento de +65% da oferta de veículos elétricos usados e de +11% dos elétricos premium em junho, em comparação com o ano passado. No que diz respeito à procura, apenas há crescimento nos elétricos premium (+12%). Nas restantes tipologias de combustível, há decréscimos de procura nos carros a gasolina, diesel e elétricos (entre -1% e -22%).
  • A oferta de carros a gasolina cresce +21% e a oferta de carros a diesel cresce +5% face ao período homólogo de 2022.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 11% da procura e cerca de 10% da oferta, em junho.
  • Diesel (62%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em junho, a gasolina e os carros elétricos são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (30% e 5%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.

PREÇOS

  • Veículos acima de 30.000€ continuam a ser os que revelam maior aumento da procura em junho (+8%), face ao mesmo período do ano passado. Também a oferta aumenta +36%. No que diz respeito à procura nos veículos entre 15.000€ a 30.000€, esta diminui (-7%) em relação ao período homólogo do ano anterior. Por outro lado, a oferta nessa categoria aumenta +23%. A procura por veículos abaixo de 15.000€ desce -12%, com a oferta a descer também -7%.
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em junho (38%), com os anúncios (53%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (21%) do que visualizações (18%).

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura diminui nos automóveis de todos os intervalos de idade no mês de junho, face a junho do ano passado (entre -1% e -23%), sobretudo nos carros até 1 ano.
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos de todos os intervalos de idade, (entre +20% e +25%), exceto nos carros entre 10 a 15 anos, com um decréscimo de -3% de oferta.
  • Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em junho (cerca de 9%), seguidos dos carros matriculados em 2019 (cerca de 6,5%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em junho, a procura cresce nos utilitários (+11%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos e monovolumes (ambos -27%). Já a oferta aumenta particularmente nos utilitários (+42%) e SUV (+ 35%).
  • SUV (20%), utilitários (19%) e carrinhas (17%) são os segmentos mais procurados em junho. A oferta supera a procura nas categorias de SUV (25%), utilitários (20%), carrinhas (18%) e citadinos (14%).
  • A BMW (12,7%), a Mercedes-Benz (12,2%) e a Renault (8,5%) são as marcas mais procuradas em junho. No que diz respeito às marcas mais anunciadas estas são a Mercedes-Benz (12,1%), a BMW (11,2%) e a Renault (10,2%).
  • Os carros mais procurados em junho, por intervalo de preços, foram o Peugeot 206 na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 1 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; e o Mercedes-Benz Classe C dos 10.000€ aos 25.000€, dos 25.000€ aos 40.000€ e na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro