Stellantis reforça a sua posição na Europa com a sua gama eletrificada e com os seus veículos comerciais

Stellantis reforça a sua posição na Europa com a sua gama eletrificada e com os seus veículos comerciais

Num mercado ainda afetado por perturbações e transformações sem precedentes, a Stellantis apresenta um desempenho sólido no primeiro semestre de 2023 com quase 1,44 milhões de matrículas na Europa 30 (veículos de passageiros + veículos comerciais), um aumento de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2022, atingindo uma quota de mercado total de 19,1%[1].

A Stellantis está a aproveitar a dinâmica do mercado de veículos comerciais, tendo confirmado a sua liderança de vendas na Europa com quase 292.900 unidades vendidas, um aumento de 5,3% em comparação com o primeiro semestre de 2022 e uma quota de mercado estável acima de 30%.

A Stellantis também está a acelerar o seu ritmo em direção à mobilidade com emissões zero, tendo subido ao pódio em vários países. A empresa tem agora 24 modelos elétricos a bateria no mercado e quase duplicará esse número até ao final de 2024; atualmente, os veículos elétricos Stellantis como o Peugeot e-208 e o Novo Fiat 500, estão no topo das tabelas do mercado eletrificado europeu. Globalmente, no mercado dos BEV, a Stellantis domina o segmento A (39% de quota), os segmentos B e B-SUV (62% e 53% de quota, respetivamente) e o segmento dos veículos comerciais (46% de quota).

A Stellantis também lançou o Free2move Charge, um ecossistema de 360 graus que irá fornecer, de forma integrada, o carregamento e a gestão de energia para responder a todas as necessidades dos clientes de veículos elétricos, em qualquer lugar e de qualquer forma. Gerido pela nova Charging & Energy Business Unit da Stellantis, o Free2move Charge responde às necessidades dos clientes de veículos elétricos em casa, nas suas empresas, bem como em viagem.

“Graças às suas marcas, a Stellantis é uma verdadeira máquina de marketing”, afirmou Uwe Hochgeschurtz, Diretor de Operações da Stellantis na Europa Alargada. “As nossas marcas têm uma forte implantação, cada uma com a sua própria personalidade para se adaptar a diferentes áreas do mercado, proporcionando um desempenho crescente e promovendo o futuro de toda a Empresa. O nosso sólido desempenho comercial, em conjunto com os resultados financeiros de dois dígitos do primeiro semestre de 2023, é a prova de que estamos no bom caminho para uma mobilidade com emissões zero que respeitará o ambiente e que será acessível a todos. Gostaria de agradecer a todos os nossos funcionários e parceiros pela sua dedicação e empenho na obtenção destes resultados, ao mesmo tempo que estamos a dar novos passos na implementação do nosso plano estratégico Dare Forward 2030”.

Destaques dos resultados comerciais – junho e primeiro semestre de 2023

No primeiro semestre de 2023, a Stellantis dominou vários mercados em toda a Europa:

No mercado total, considerando todas as energias, a Stellantis lidera em França, em Itália e em Portugal. O Peugeot e-208 e o Fiat 500 Electric são os veículos elétricos mais vendidos na UE30.

No mercado dos veículos híbridos plug-in (PHEV), a Stellantis lidera em França, Itália e Espanha. O novo Jeep® Avenger está a contribuir para o sucesso da marca em Itália, com o Jeep® Compass 4xe a ser o PHEV mais vendido nesse mercado.

No mercado de veículos de passageiros, em todas as energias, a Stellantis também lidera na Europa, com o Fiat 500 a ocupar o primeiro lugar no segmento A, seguido do Fiat Panda na segunda posição, sendo também o automóvel mais vendido em Itália.

Nos veículos comerciais, a Stellantis lidera o mercado na UE30, França, Itália, Polónia, Portugal, Espanha e nos Países Baixos. O Fiat Ducato é o furgão mais vendido em Itália e o Peugeot Partner é o líder de vendas em Espanha.

Nos veículos comerciais ligeiros 100% elétricos, a Stellantis está a demonstrar o seu compromisso com a neutralidade carbónica, com a liderança em vários países importantes como França, Itália, Espanha e Reino Unido, graças ao forte desempenho da Peugeot (n.º 1 na UE30 e em França em junho), Opel (n.º 1 em Itália), Citroën (n.º 1 em Espanha) e Vauxhall (n.º 1 no Reino Unido).

Mesmo em mercados mais pequenos, no segmento dos comerciais elétricos, a Stellantis mantém a sua liderança, ocupando posições de destaque na Áustria, Bélgica e Luxemburgo, Portugal e Países Baixos. Na Polónia, o Opel Vivaro-e é o furgão totalmente elétrico mais vendido.

Finalmente, em Portugal, a Stellantis lidera o mercado geral, apoiada pela marca Peugeot, com o Peugeot 2008 a liderar o mercado total, seguido do Peugeot 208. O Peugeot Partner é também o nº 1 entre os veículos comerciais.

#anecrarevista #psa #fca #stellantis #atualidade #maismobilidade #anecra #peugeot