O Grupo IMA registou um aumento de 54,6% do seu volume de negócios, atingindo 51,8 milhões de euros

O Grupo IMA registou um aumento de 54,6% do seu volume de negócios, atingindo 51,8 milhões de euros

A Assembleia Geral e o Conselho de Fiscalização do Grupo IMA aprovaram as contas do exercício de 2022, o último ano de Claude Sarcia, falecido a 14 de fevereiro. Os membros do Conselho de Administração prestaram-lhe homenagem e exprimiram o seu profundo apreço pela sua contribuição para o desenvolvimento da IMA, nomeadamente durante os 6 anos em que foi Presidente.

Resultados financeiros que confirmam os princípios fundamentais do Grupo e abrem caminho para o futuro.

Num contexto de recuperação da atividade interrompida pela guerra na Ucrânia e de tensões económicas (inflação, escassez de materiais e de mão de obra, etc.), o Grupo IMA  demonstrou a capacidade de resiliência e de adaptação.

  • Em 2022, as receitas do Grupo ascenderam a 1.427 milhões de euros, um aumento de 18,7% em relação a 2021, impulsionado pelo crescimento orgânico e pelo desenvolvimento comercial. O Grupo consolidou a sua posição de liderança na assistência à mobilidade em França.
  • A nível internacional, o volume de negócios aumentou 23%, impulsionado pelo crescimento em Itália e Espanha, bem como pelo desenvolvimento do seguro de viagem.
  • Como parte da implementação do modelo de resseguro com os seus acionistas a partir de 1 de janeiro de 2023, o Grupo IMA aumentou os seus capitais próprios em 115 milhões de euros. Consequentemente, a parte da sua atividade seguradora, que representava menos de 20% do seu volume de negócios em 2022, representará 70% em 2023.

O volume de negócios aumentou 3,7%, com quase 3,5 milhões de dossiers

Com o fim da pandemia, a atividade regressou praticamente aos níveis anteriores à crise. Globalmente, em todos os segmentos, regista-se um aumento de 3,7% em relação a 2021, com 3.469.392 dossiers.

Este crescimento reflecte também as profundas alterações que afectam todas as linhas de negócio do Grupo IMA e que têm impacto nos seus modelos operacionais: aumento da frequência e da escala dos fenómenos meteorológicos, impacto do tele-trabalho nas deslocações, escassez de materiais e de mão de obra, etc. Todos estes factores exigem uma grande capacidade de adaptação das equipas e das redes de prestadores de serviços.

  • Impulsionada por uma retoma das deslocações, a assistência à mobilidade aumentou 6,4%
  • O número de dossiers médicos registaram um forte aumento (+75,8%), situando-se praticamente ao mesmo nível de 2019
  • A assistência ao domicílio aumentou 1,7% em relação a 2021. A frequência e a complexidade destes eventos de grande escala aumentaram consideravelmente
  • A atividade de assistência “Saúde e Bem-Estar” diminuiu 18,3% em relação ao ano anterior, principalmente devido à descontinuação da atividade COVID do Grupo com prestadores de cuidados de saúde públicos em França. No entanto, a atividade com o sector dos seguros de saúde complementares manteve-se forte

Um crescimento excecional da IMA Ibérica, sede do Grupo para Portugal e Espanha

Por seu lado, a IMA Ibérica também alcançou bons resultados. A empresa atingiu um volume de negócios de 51,8 milhões de euros em 2022, o que representa um crescimento de 54,6% em relação ao ano anterior. Os seus lucros antes de impostos também registaram um forte aumento. Mais especificamente, 155,1% em relação ao ano anterior.

Este progresso não se limita a um único ramo, mas abrange todos os sectores de atividade da IMA Ibérica. Os seus produtos de Assistência Automóvel, Seguro de Viagem, Assistência a Pessoas e Assistência ao Domicílio cresceram acima da média do mercado.

Estes resultados reafirmam a posição da IMA Ibérica como um ator-chave no sector e confirmam a força e o sucesso da sua estratégia.

Um Grupo responsável e empenhado nos desafios sociais e ambientais

No âmbito da sua RSE, o Grupo criou mais de 460 postos de trabalho (+9,4%) para apoiar o seu crescimento, acompanhado de um aumento do tele-trabalho e do investimento em formação.

O Grupo IMA optou também por medir a sua pegada tripla: económica, social e ambiental. Nesta base, definiu as suas prioridades para os próximos anos, com um objetivo ” zero emissões” de emissões diretas de CO2 em 2030 para o Grupo como um todo. Ao mesmo tempo, está a trabalhar em novos projectos que incorporam questões de sustentabilidade.

Para David Pino, Presidente do Conselho de Administração do Grupo IMA, “estes resultados confirmam o impulso dado por Claude Sarcia desde a sua chegada em 2009 e durante os seus 6 anos de presidência. Demonstram também a força do nosso Grupo num contexto pós-Covid complicado por crises geopolíticas e climáticas e pelo regresso da inflação. Atestam também o empenho de todas as nossas equipas e prestadores de serviços em oferecer aos nossos accionistas e clientes serviços de elevada qualidade num mundo incerto que espera cada vez mais assistência. Tranquilizar, ajudar, reparar e apoiar com escuta e empatia: a nossa vocação não mudou e estamos convencidos de que é prometedora para o futuro”.

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