ZF confirma perspetivas para o ano de 2023, Adapta a estrutura empresarial

No primeiro semestre de 2023, a ZF manteve-se firme num ambiente de mercado globalmente desafiador e volátil. Nos primeiros seis meses do ano, a empresa gerou vendas de 23,3 mil milhões de euros (2022: 21,2 mil milhões de euros), um aumento de cerca de 10 % face ao período homólogo. O EBIT ajustado totalizou 941 milhões de euros (2022: 851 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2022: 4,0%).

“O ambiente económico no primeiro semestre de 2023 foi difícil novamente e caracterizado por muitas incertezas”, disse o diretor financeiro da ZF, Michael Frick, ao apresentar os resultados do semestre na quarta-feira, 2 de agosto. “A inflação elevada e as consequências da guerra em curso na Ucrânia são alguns dos desafios que a ZF e toda a indústria automóvel continuam a enfrentar. Além disso, a incerteza em torno do desenvolvimento dos mercados mundiais afeta toda a economia. Neste contexto, é ainda mais importante industrializar os nossos produtos futuros estrategicamente importantes e trazê-los para o negócio operacional. Assim, podem fornecer o valor correspondente aos nossos ganhos.”

Índices financeiros estáveis

De janeiro a junho de 2023, a empresa de tecnologia gerou vendas de 23,3 mil milhões de euros (21,2 mil milhões de euros em 2022), representando um aumento de 10% (aumento de 11% quando ajustado para efeitos cambiais e fusões e aquisições) em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa reportou um EBIT ajustado de 941 milhões de euros (2022: 851 milhões de euros). Isso corresponde a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2022: 4,0%). O fluxo de caixa livre ajustado é de menos €525 milhões (2022: menos €630 milhões). Os investimentos mais elevados em ativos fixos em comparação com o ano anterior, bem como o lançamento de novos produtos, foram um dos principais impulsionadores do desenvolvimento do fluxo de caixa. Além disso, a acumulação de stock devido ao crescimento orgânico afeta negativamente o fluxo de caixa.

ZF destaca-se num ambiente de mercado desafiador

“Num ambiente de mercado desafiador, afirmamos o nosso desempenho com números dentro das nossas expectativas. Apesar da inflação elevada e dos custos com I&D mais elevados, conseguimos atingir a nossa meta de lucros”, acrescentou o CFO Michael Frick. “Apesar de ainda não estarmos satisfeitos com os resultados financeiros e de os próximos seis meses não serem fáceis, estamos confiantes de que vamos cumprir as nossas metas anuais apresentadas no início do ano. Confirmamos as nossas previsões para o ano inteiro, uma vez que continuamos a seguir as medidas apresentadas na mesma altura. Alcançaremos as nossas metas anuais reduzindo ainda mais os nossos custos, mitigando os efeitos da inflação por meio de discussões cooperativas com os clientes e otimizando os nossos stocks. Gostaria de agradecer aos colaboradores da ZF pelo empenho, que tornou este resultado possível num ambiente difícil.”

À luz dos desenvolvimentos até à data e apesar do aparente arrefecimento da procura global de veículos de passageiros, a ZF mantém as suas previsões para o ano inteiro. A empresa continua a esperar um crescimento moderado nas vendas do Grupo em 2023, para mais de 45 mil milhões de euros. Esse crescimento de vendas deve levar a uma margem EBIT ajustada entre 4,7% e 5,2%. Prevê-se que o fluxo de caixa livre se situe entre 1,0 mil milhões e 1,5 mil milhões de euros.

A base de capitais próprios mantém-se estável: Devido a inventários de materiais mais elevados e contas a receber mais elevadas, o total do balanço aumentou de 38,9 mil milhões de euros no final de 2022 para 39,5 mil milhões de euros em 30 de junho de 2023. Como resultado, o índice de capital próprio caiu ligeiramente de 22% para 21%. Nos últimos meses, a ZF colocou três obrigações ecológicas para financiamento sustentável, com um volume total de aproximadamente 1,7 mil milhões de euros – pela primeira vez também no mercado dos EUA – confirmando o forte posicionamento da ZF nos mercados financeiros internacionais.

“Para gerir a transformação acelerada em tempos de crise, a tarefa mais importante é concentrarmo-nos na mudança”, explicou o CFO Michael Frick. Para isso, estamos a adaptar estruturas, acelerar processos, simplificar os modelos de tomada de decisão e manter uma rigorosa disciplina de custos. Isso permite-nos fazer investimentos em tecnologias lucrativas e voltadas para o futuro.”

Parceria estratégica com a Foxconn

Com base na sua estratégia de Mobilidade da Próxima Geração, a empresa de tecnologia está a desenvolver ainda mais as suas estruturas internas para adaptá-las ainda melhor às exigências do mercado. Para isso, a ZF realizou uma parceria 50:50 para sistemas de chassis de veículos ligeiros com o Hon Hai Technology Group (Foxconn), o maior fabricante de eletrónica do mundo. O objetivo da parceria estratégica é desenvolver a unidade de negócios de montagem de sistemas de eixos para automóveis de passageiros – integrada na ZF Chassis Modules GmbH – e explorar novos grupos de clientes.

A otimização da estrutura corporativa também inclui foco nas principais unidades de negócios. Após a venda da unidade de negócios de tecnologia de aviação no final de 2022, a ZF desfez-se, nos últimos seis meses, das suas ações na ASAP, uma prestadora de serviços de engenharia, e das suas ações na empresa de consultoria Tsetinis, conforme planeado. Com base na estratégia de mobilidade da próxima geração, a ZF está a juntar as divisões de Tecnologia de Chassis de Automóveis e Sistemas de Segurança Ativa numa nova divisão para tecnologia de chassis, direção e travagem que é única no mercado. A nova Divisão de Soluções de Chassis oferece uma gama completa de hardware, software e eletrónica para dominar a dinâmica vertical, longitudinal e transversal de um veículo. Com vendas superiores a 14 mil milhões de euros, será um forte parceiro para os clientes da ZF. A nova divisão será lançada em 1 de janeiro de 2024 e será liderada pelo Dr. Peter Holdmann.

A ZF também está a estabelecer, de forma independente, a Divisão de Sistemas de Segurança Passiva para que a unidade de negócios possa crescer mais rapidamente e operar com mais sucesso no mercado. “Se houver um interesse particular neste segmento atraente com excelentes perspetivas de crescimento, conversaremos com potenciais parceiros sobre a entrada como investidores externos”, explicou Michael Frick. “Mantemos todas as opções em aberto e visamos um prazo favorável para o mercado de capitais em relação a uma possível transação.”

Conforme planeado, a ZF está a progredir com a cessão da unidade de negócios de “shuttles”, que foi anunciada no ano passado e agora está em andamento. O negócio com “shuttles” autónomos e a tecnologia de sistemas associada, distribuídos por várias unidades, é particularmente intensivo em capital. É por isso que a ZF está a agrupá-lo numa unidade independente para se tornar atraente para investidores externos.

Pontos de destaque da ZF na IAA: Mobilidade elétrica e controlo do movimento do veículo

Na sua previsão, o CFO Michael Frick também se referiu à presença da ZF na IAA Mobility em Munique. Nesta feira, a ZF concentrou-se nas tecnologias de mobilidade elétrica e controlo do movimento de veículos. A ZF esteve representada no recinto da feira na capital bávara (Hall A2, Stand D40) de 4 a 8 de setembro. A presença da ZF inclui o veículo conceito elétrico EVbeat, projetado para máxima compacidade, baixo peso e máxima eficiência. Além disso, a ZF apresentará, em Munique, as mais recentes tecnologias by-wire da nova Divisão de Soluções de Chassis.

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