Observatório INDICATA | Os usados a gasolina ganham a batalha nos usados mais jovens

Os usados a gasolina ganham a batalha nos usados mais jovens

Apesar de o gasóleo ter representado 60,08% do mercado de veículos usados online B2C de Julho, o seu domínio nas vendas de usados deve-se aos veículos comerciais, em que o gasóleo representa 98,1% das vendas, e  aos veículos usados mais antigos, em que representa 75,4% do mercado.

Analisando as vendas de veículos usados online B2C com até quatro anos de idade em Julho, o gasóleo caiu para o segundo lugar, com 38,9% das vendas, em comparação com 40,17% dos usados a gasolina. Os híbridos continuaram a aumentar a sua quota de mercado, subindo para 12,86% das vendas de Julho, mas as vendas de BEVs estagnaram nos 8,06%.

No que diz respeito aos veículos com menos de dois anos, a gasolina dominou, representando 48,7% das vendas, enquanto o gasóleo apenas assegurou 21,97% das vendas, seguido de perto pelos híbridos com 19,13%. Embora os BEVs tenham mantido 10,2% do mercado em Julho, não conseguiram aumentar a sua quota de mercado durante mais de um ano.

A divisão por motorização dos níveis de stock de usados B2C online em todas as idades está alinhada com as vendas, o que explica por que razão o Market Days’ Supply para as quatro motorizações segue um padrão semelhante. No entanto, os BEVs continuam a ser os que vendem mais lentamente, 37,7% mais lentamente do que a motorização a gasolina, que vende mais rapidamente.

O nosso índice de preços de venda a retalho de veículos usados B2C online baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados em relação a Janeiro de 2022 e, de um modo geral, assiste-se a uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto. Os preços médios dos veículos usados online B2C têm vindo a cair todos os meses deste ano, com os preços em Agosto a descerem mais 0,9 pontos percentuais em relação ao mês anterior, o que os coloca 3,9pp acima do início de 2022.

A diminuição dos preços dos BEVs novos e a lentidão das vendas continuam a fazer baixar os preços médios dos BEVs mais rapidamente do que os dos outros grupos motopropulsores. Apesar da ausência de níveis excessivos de stock de BEVs, há poucos indícios de estabilização dos preços nos próximos meses.

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