“Nos próximos 10 anos, vai haver mais mudanças na indústria automóvel do que nos últimos 30”

“Nos próximos 10 anos, vai haver mais mudanças na indústria automóvel do que nos últimos 30”

A rápida evolução dos padrões e expectativas dos consumidores está prestes a desencadear transformações revolucionárias na indústria automóvel, sendo que a rapidez com que tudo se desenvolve também será maior. Segundo se prevê… três vezes mais rápida.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou recentemente que o BMW Group escolheu a AWS como o fornecedor preferencial de cloud para a sua plataforma de condução automatizada. O BMW Group irá desenvolver o seu sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) de próxima geração utilizando a AWS para inovar com novos recursos para a sua próxima geração de veículos: a ‘Neue Klasse’ – que tem lançamento previsto para 2025.

O novo sistema, baseado na cloud, irá desenvolver-se sobre o Cloud Data Hub pré-existente da BMW na AWS e utilizará os recursos de computação, inteligência artificial generativa (IA generativa), Internet das Coisas (IoT), Machine Learning (ML) e armazenamento da AWS para ajudar a acelerar a entrega de veículos altamente automatizados da BMW.

“Na próxima década, os hábitos e as expectativas dos consumidores vão impulsionar mais mudanças na indústria automóvel do que aquelas a que assistimos nos últimos 30 anos”, afirmou o Dr. Nicolai Martin, senior vice president of Driving Experience do BMW Group. “Este é apenas o início de uma nova era de condução altamente automatizada, alimentada por inovações em tecnologia e engenharia. Ao colaborar com a AWS, o BMW Group, em parceria com a Qualcomm Technologies, está a construir a nossa nova plataforma de condução automatizada numa infraestrutura AWS, de escala, segura e fiável. Estamos a tirar partido da capacidade da AWS para potenciar a próxima geração de funções de condução e estacionamento automatizados da BMW.”

O ADAS apoia atualmente os condutores com sistemas de alerta precoce e funcionalidades que tornam a condução mais segura e mais confortável. Estes sistemas utilizam software avançado e sensores de bordo para fornecer avisos ao condutor, travagem automática e funções de direção concebidas para ajudar a melhorar o desempenho de um veículo na estrada. Ao desenvolver a plataforma ADAS de próxima geração com a AWS, os engenheiros do BMW Group respondem mais rapidamente às exigências dos clientes e fornecem novas funcionalidades que melhoram a experiência de condução. Esta competência, suportada pela cloud, ajudará a BMW a continuar a inovar nas funcionalidades da sua ‘Neue Klasse’ de veículos e a manter os condutores concentrados na experiência na estrada.

O BMW Group também se juntou à Qualcomm Technologies, Inc., para desenvolver em conjunto sistemas de condução automatizados de próxima geração, baseados na plataforma aberta e modular Snapdragon Ride. Os sistemas correm sobre Ride Vision integrada, que permitir uma perceção de 360 graus para o veículo. Juntamente com a AWS e a Qualcomm Technologies, os engenheiros do BMW Group têm acesso a hardware líder, software de visão e recursos de cloud numa plataforma de desenvolvimento de condução automatizada end to end. Colocar a plataforma de condução automatizada do BMW Group na cloud ajuda a quebrar os silos de desenvolvimento dentro das equipas de software de veículos no BMW Group e promove uma maior colaboração global com os fornecedores para acelerar a inovação da condução automatizada.

“À medida que a indústria automóvel evolui para uma nova arquitetura de veículos, definida por software de alto desempenho, baixo consumo de energia e altamente escaláveis, estamos orgulhosos por manter a nossa cooperação estratégica de longa data com o BMW Group. Estamos a desenvolver tecnologias de assistência ao condutor alimentadas por IA, mais seguras, e em escala”, disse Nakul Duggal, senior vice president and general manager of Automotive and Cloud Computing at Qualcomm Technologies, Inc. “A solução Qualcomm® Cloud AI 100 e as plataformas Snapdragon Ride vão fornecer inovação automóvel ao BMW Group e a marcas líderes em todo o mundo. Este relacionamento estratégico com a AWS e a BMW reúne tecnologias de ponta de cada um dos respetivos setores, e propícia um ambiente moderno de desenvolvimento de software originário da cloud.”

O BMW Group também está a trabalhar com a AWS para escalar a sua capacidade de gerir grandes aumentos na criação de dados, e uso dos mesmos, no desenvolvimento de recursos de condução automatizada. À medida que os fabricantes de automóveis implementam funções de condução automatizada de nível superior, como o cruise control adaptativo, a assistência ao estacionamento e a condução autónoma, os veículos criam mais dados para as equipas de engenharia analisarem e utilizarem no desenvolvimento de futuras funcionalidades. Esta infraestrutura, baseada na cloud, ajudará a fornecer, ainda mais rapidamente, a base para que o BMW Group desenvolva e forneça novas funções para os seus veículos, tais como a assistência à saída da faixa de rodagem, mudança de faixa automatizada ou funções de condução mãos-livres.

A AWS ajuda a alimentar esta nova plataforma de condução automatizada e escalável, que tem por base uma arquitetura de referência comum, que acelera o ciclo de vida do desenvolvimento e o alarga aos modelos BMW. Por exemplo, a plataforma fornece a estrutura necessária para processar, catalogar e armazenar milhões de quilómetros de dados de condução em tempo real no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3). Os engenheiros e cientistas de dados podem, então, pesquisar, identificar e visualizar cenas de condução relevantes para desenvolver e treinar modelos utilizando o Amazon SageMaker, o serviço da AWS para criar, treinar e implementar modelos de Machine Learning na cloud e com inúmeras vantagens. Os engenheiros também podem desenvolver simulações de verificação, de grande escala, em instâncias de computação da AWS. Com esta abordagem, o BMW Group pode testar e validar novas versões de software de forma mais eficiente, garantir a segurança do sistema e reduzir o tempo de colocação no mercado.

“A condução automatizada é mais do que apenas conveniência, tem também como objetivo fornecer tecnologia de assistência ao condutor que ajude a prevenir acidentes e a salvar vidas”, afirmou Wendy Bauer, general manager of Automotive and Manufacturing da AWS. “A implementação destes sistemas, por parte do BMW Group, à escala internacional requer uma abordagem que processe e analise grandes quantidades de dados, que aprenda e inove, para que os fabricantes de automóveis possam desenvolver sistemas automatizados, e ADAS, mais seguros e fiáveis. Ao trabalhar com a AWS e a Qualcomm Technologies, o BMW Group tem as ferramentas necessárias para ajudar a tornar a sua visão em realidade: fornecer funções de condução seguras, de qualidade superior, de alto desempenho e altamente automatizadas aos seus clientes.”

Texto original escrito pelo site Auto Mais

#anecrarevista #anecra #atualidade #mini #bmw #bmcar #BMcar #bmwclassic #ambientes #aftermarket