Kia EV9 é Carro Alemão do Ano 2024 na categoria Luxo

Kia EV9 é Carro Alemão do Ano 2024 na categoria Luxo

O Kia EV9, SUV elétrico com três filas de bancos, foi eleito “Carro Alemão do Ano 2024” (GCOTY), na categoria “Luxo”, por um júri constituído por 27 jornalistas especializados daquele país europeu. O EV9 levou a melhor sobre os outros 8 candidatos nesta classe.

O Kia EV9 é segundo elétrico da marca a adotar a plataforma específica para este tipo de veículos, seguindo os passos do multipremiado EV6, eleito Carro do Ano Europeu de 2022. O EV9 está já disponível para pré-reserva e as primeiras entregas irão decorrer ainda este ano.

“Enquanto novo automóvel de referência da Kia, o EV9 desempenha um papel fundamental na transformação da marca em direção à liderança nos veículos elétricos. Com o seu interior extraordinariamente flexível e espaçoso, design fascinante e tecnologia de carregamento ultrarrápido, estabelece novos padrões no segmento dos SUV”, refere Won-Jeong Jeong, presidente da Kia Europe. “Estamos muito orgulhosos pelo facto de o EV9 ter sido designado “Carro Alemão do Ano na classe Luxo’ antes mesmo de ser lançado, uma vez que tal constitui um sinal evidente de que a marca Kia e a sua estratégia de eletrificação estão a ser reconhecidas e premiadas por especialistas alemães do setor”.

Na eleição GCOTY, que foi realizada pela sexta vez, um júri de 27 jornalistas especializados no setor automóvel testou e avaliou um total de 48 novos modelos. A competição está dividida em cinco categorias: “Compacto”, “Premium” e “Luxo”, bem como “Novas Energias” e “Desempenho”. O vencedor global será conhecido no início de outubro, sendo selecionado entre os cinco melhores de cada categoria.

SUV de alta tecnologia e grande autonomia, com interior altamente flexível

O EV9 é o maior modelo da Kia comercializado na Europa até hoje. Tal como o EV6, tem por base a plataforma E-GMP (Plataforma Modular Global Elétrica) e também é compatível com a tecnologia de carregamento ultrarrápido de 800 volts, o que lhe confere um dos melhores desempenhos de carregamento da sua classe. Em condições ideais, a bateria de 99,8 kWh pode obter até 239 km de autonomia com apenas 15 minutos de carregamento.

Este eSUV está disponível com tração traseira, propulsionado por um motor de 150 kW com autonomia totalmente elétrica de até 541 km (WLTP), ou com tração integral, versão que é animada por dois motores elétricos 141 kW e que oferece uma autonomia de 497 km (WLTP). Esta versão AWD está igualmente disponível na variante GT-line, que pode ir dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 200 km/h.

O EV9 oferece também um elevado nível de conforto durante as pausas. Por exemplo, a versão GT-line está equipada de série com bancos dianteiros “relax”, dotados de regulação elétrica. Estes podem ser movidos para uma posição reclinada mais confortável quando o veículo está estacionado, ou durante as paragens para carregamento.

O EV9 está disponível com as configurações de sete lugares, ou de seis com dois bancos individuais na segunda fila. Também aqui é possível optar por bancos de relaxamento, como os da primeira fila, ou por bancos giratórios, que podem rodar 90 graus em direção às portas, quando estas se encontram abertas, ou 180 graus em direção aos passageiros da terceira fila.

A versão “1st Edition”, de tração traseira, oferece um conjunto muito completo de equipamentos de série, nomeadamente revestimentos dos bancos em pele sintética bicolor, ar condicionado automático de três zonas, porta da bagageira controlada por sensor, encostos com rebatimento e reposição elétricos na terceira fila de bancos, manípulos das portas embutidos com acionamento automático, função V2L para utilizar a bateria como fonte de energia, reconhecimento de impressões digitais e – em estreia na Kia – chave digital (“Digital Key 2.0”).

O conjunto normal de assistência inclui Assistência à Condução em Autoestrada 2 com Assistente de Fila de Trânsito 2 (LFA 2), Assistência à Prevenção de Colisões Frontais 2 (FCA 2) com função de viragem e deteção de trânsito cruzado e Sistema de Controlo da Velocidade Inteligente. A versão GT-Line apresenta, para além destes equipamentos, faróis adaptáveis de LED duplos, Monitor do Ângulo Morto (BVM) com câmara de visão abrangente, Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA) e Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento 2 (RSPA 2), disponível como uma atualização opcional para o modelo de entrada.

#anecrarevista #anecra #kiaportugal #veículoselétricos #atualidade #Kia #EV6 #KiaEV6 #mobilidade #kiavibe #kiaestilovida #veículoselétricos