Novo Fiat 600e O regresso elétrico da FIAT ao segmento B

Novo Fiat 600e O regresso elétrico da FIAT ao segmento B

A FIAT continua a liderar o caminho da mobilidade urbana sustentável e apresenta o Novo Fiat 600e, uma importante adição à gama da Marca que marca o seu regresso ao segmento B. E fá-lo inspirando-se em tudo o que se gosta no segmento B e melhorando-o em todos os aspetos: mais espaço, mais autonomia e uma maior sensação Dolce Vita. Em poucas palavras, o Novo Fiat 600e aproveita o melhor dos mundos B e B-SUV para oferecer uma experiência de condução bonita, alegre e acolhedora.

Seguindo o sucesso do seu antecessor e bestseller, o Fiat 600 dos anos 50, também reconhecido como um veículo familiar, o Novo Fiat 600e coloca-se no coração do segmento B em rápido crescimento.

O Novo Fiat 600e representa a solução ideal tanto para os amantes da cidade como para os entusiastas das atividades ao ar livre e é a personificação perfeita dos valores da marca de estilo italiano e sustentabilidade. É moderno e atraente, tem uma dimensão generosa de 4,17 metros de comprimento, com um espaço confortável para cinco pessoas, a melhor capacidade de arrumação no habitáculo da sua classe, uma autonomia elétrica de mais de 400 km (ciclo combinado WLTP) e mais de 600 km em cidade (ciclo urbano WLTP), bem como oferece funcionalidades de segurança de última geração.

Disponível em duas versões puramente elétricas diferentes, o Novo Fiat 600e La Prima e o Novo Fiat (600e)RED, constitui uma solução ideal para toda a família vivenciar o puro estilo Dolce Vita italiano, com respeito pelo meio ambiente e preocupação com as causas sociais.

Novo Fiat 600e

Disponível em configuração de cinco portas, o Novo Fiat 600e oferece uma habitabilidade impressionante com os seus cinco lugares e quinze litros de arrumação interior. Os clientes podem guardar os seus objetos pessoais no túnel central inteligente – que inclui uma cobertura personalizada e suportes para copos flexíveis para uma pausa confortável – nas bolsas dos bancos e nos espaços de arrumação dianteiros. A bagageira possui igualmente uma dimensão generosa, com 360 litros de capacidade de carga.

Para além da versatilidade do espaço, o modelo caracteriza-se por uma grande capacidade elétrica. A bateria de iões de lítio com uma capacidade de 54 kWh confere ao Novo 600e uma autonomia de mais de 400 km no ciclo combinado WLTP e de mais de 600 km no ciclo urbano, o que faz do Novo Fiat 600e o veículo ideal tanto para uma utilização quotidiana em cidade como para as viagens de fim de semana.

Para otimizar o tempo de carregamento, o Novo 600e está equipado com um sistema de carregamento rápido de 100 kW para carregar a bateria em pouco tempo. Por exemplo, é necessário menos de meia hora para carregar a bateria a 80%, aproximadamente o mesmo tempo necessário para carregar o seu automóvel com tudo o que é necessário para um fim de semana de férias. O modelo também está equipado com um carregador de bordo de 11 kW e um cabo Mode 3 para carregamento doméstico ou público, o que garante uma carga completa em menos de 6 horas.

O motor tem uma potência de 115 kW, proporcionando uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos. O Novo Fiat 600e dá-lhe a possibilidade de escolha: cada cliente pode conduzir de acordo com o seu gosto graças à inclusão de três modos de condução – Eco, Normal e Sport – que podem ser selecionados de acordo com o estilo de condução.

Um motor híbrido completará a oferta da gama em meados de 2024.

Icónico por fora, pleno de Dolce Vita por dentro

O Novo Fiat 600e, também conhecido como o irmão maior do 500e, inspira-se no nome do 600 original e traz consigo toda a jovialidade e estilo italiano. O seu design exterior e interior encarna na perfeição a beleza italiana e a filosofia Dolce Vita. Em suma, o Novo Fiat 600e oferece um prazer verdadeiramente sensorial, enraizado no ADN italiano.

No exterior, o ADN do Fiat 500 é bastante reconhecível. A tarefa mais difícil foi respeitar a relação original entre o 500 e o 600: as proporções relativas entre os dois automóveis dos anos 50.

Em comparação com o Novo 500, o visual aumentado do Novo 600e apresenta uma face mais nítida e mais assertiva, com um capô mais dominante e um nariz mais afilado. A curva mais profunda na traseira foi mantida, mesmo que o motor já não esteja ali posicionado, como acontecia nos anos 50. O spoiler é preto para realçar melhor as formas redondas da família 500 e exprimir o seu dinamismo. Uma assinatura cromada renovada do 600 pode ser vista tanto na frente como nas laterais, em conjunto com uma identidade de iluminação LED atualizada, a qual seguiu a mesma evolução dos faróis do 500, adicionando um toque de familiaridade. O aspeto exterior elegante e dinâmico é realçado pelas jantes maiores (até 18″ e com um diâmetro de 690 mm), pelas saias laterais e cavas das rodas em preto mate, enquanto o típico estilo italiano também pode ser encontrado na bandeira de Itália no para-choques traseiro. Várias características elegantes realçam as suas linhas exteriores, como os pormenores em preto brilhante, os detalhes cromados e as luzes traseiras com elementos brilhantes.

No interior, o Novo Fiat 600e lembra muito o icónico 500. O painel frontal do tablier e o painel de instrumentos, por exemplo, são assumidamente Cinquecento. Apresentam formas arredondadas e a cor da carroçaria, elementos que são a assinatura do 500. Da história vem também o design original de dois braços do volante e a linha de cintura nos bancos que se tornou uma assinatura que as pessoas esperam encontrar no 500.

Igualmente novas, para além de uma “sensação elétrica” geral, são as várias funcionalidades especificamente concebidas para oferecer a melhor experiência de conforto, o qual encarna perfeitamente a Dolce Vita italiana e a alma mais pop da marca. Acima de tudo, o Novo Fiat 600e é o primeiro compacto a oferecer a terapia da cor. Os clientes podem selecionar até 8 cores diferentes para a luz ambiente e para o rádio, com uma combinação predefinida “ton sur ton” e um total de 64 combinações diferentes selecionáveis, com predefinições que correspondem à cor do automóvel, para uma experiência colorida e envolvente sem precedentes. Para uma experiência completa do tipo spa italiano, o banco do condutor está equipado com regulações elétricas e uma função de massagem para as costas, para relaxar depois de uma longa viagem ou de um dia atarefado de trabalho. O Novo Fiat 600e oferece também bancos em pele sintética Ivory com o monograma FIAT com detalhes em turquesa e aquecimento de três níveis para o máximo conforto e qualidade.

Tapetes, bancos traseiros com rebatimento 40/60, tomadas USB tipo A e tipo C – também na 2ª fila – carregador sem fios para smartphone e entrada sem chave com sensor de proximidade – para que nunca se esqueça do automóvel destrancado – completam o equipamento para uma experiência de condução confortável e agradável.

Os três pilares da engenharia FIAT

Para conceber o Novo Fiat 600e, os engenheiros partiram da plataforma multi-energias CMP da Stellantis, que é perfeita tanto para grupos propulsores totalmente elétricos como para híbridos. Trata-se da mais recente geração e a mais eficiente até à data. A partir deste ponto, os engenheiros da FIAT aplicaram os três “pilares da Engenharia FIAT”: maximizar o espaço num veículo compacto, torná-lo num veículo citadino com estilo e combinar o carácter icónico com a eficiência.

Os engenheiros da FIAT concentraram-se em maximizar o espaço para as pernas e a habitabilidade traseira, bem como a capacidade da bagageira e a arrumação interior. Ao deslocar os “pontos H”, ganharam mais 30 milímetros de espaço para as pernas e 22 milímetros de espaço para os passageiros no banco traseiro, tornando assim o Novo 600e num veículo perfeito para famílias e viagens longas. O acesso ao interior também foi facilitado ao tornar o contorno da porta 37 milímetros mais largo. Outros 6 centímetros foram adicionados à traseira para maximizar o volume da bagageira, enquanto a curva mais profunda na traseira também beneficia o espaço ali disponível, resultando na melhor capacidade da classe para permitir que as famílias transportem tudo o que quiserem. Para além disso, o Novo Fiat 600e oferece uma generosa capacidade de arrumação suplementar na frente.

Para além de maximizar o espaço interior, os engenheiros também trabalharam na agilidade do Fiat 600e, começando pelo seu tamanho compacto e pela distância entre eixos: 4,17 metros de comprimento total e 2,56 metros de distância entre eixos que permitem ao cliente libertar-se de muitos espaços apertados. O círculo de viragem é de 10,5 metros, um dos melhores da sua classe. Dois modos de condução ajudam o condutor nas manobras urbanas, o “modo normal”, que torna tudo mais leve, e o “modo eco”, que também é ligeiro em termos de consumo; já o “modo sport” permite tirar o máximo partido da direção, da aceleração e da potência ao conduzir fora da cidade. Além disso, o Novo Fiat 600e dispõe de uma afinação específica da suspensão para tornar mais suave a condução em estradas acidentadas, proporcionando uma condução confortável em todos os tipos de piso, bem como um controlo otimizado dos movimentos da carroçaria para tirar o máximo partido da estrada.

Por último, os engenheiros da FIAT trabalharam na eficiência e sustentabilidade, concebendo um motor totalmente novo que é 50% mais silencioso do que o da geração anterior. Desde o ponto de partida do projeto 600e, a autonomia foi melhorada em 25%, principalmente graças à evolução do motor e da bateria. Mas parte da autonomia adicional deve-se também a um grande trabalho ao nível da aerodinâmica e do peso. Inspirada na famosa forma do 500, que já era aerodinâmica, a equipa de engenheiros otimizou todas as arestas para melhorar a eficiência e reduziu o peso do 600e em 10% em relação à geração anterior do modelo de segmento B da FIAT.

Tecnologia aumentada: funcionalidades de segurança e conetividade de última geração

O Novo Fiat 600e está também equipado com funcionalidades de segurança e assistência de última geração que o tornam apto para a vida quotidiana. Oferece condução assistida de nível 2, trazendo todos os seus benefícios associados à viagem.

O Cruise Control Adaptativo (ACC) trava ou acelera em função de qualquer automóvel; o Assistente Inteligente de Velocidade lê os limites de velocidade e recomenda a sua aplicação, enquanto a Deteção do Ângulo Morto utiliza sensores ultrassónicos para monitorizar os ângulos mortos e alerta para quaisquer obstáculos com luzes de aviso no espelho retrovisor. A tecnologia de ponta inclui ainda a função Stop&Go; o Travão de Estacionamento Elétrico, a Travagem Autónoma de Emergência com reconhecimento de ciclistas e peões e a Deteção de Fadiga para monitorizar os níveis de concentração do condutor. Por último, os sensores de 360° e a câmara de visão traseira de 180° com linhas de grelha dinâmicas ajudam a evitar quaisquer obstáculos ao estacionar ou ao efetuar manobras complexas.

Em termos de conforto e de conetividade, o Novo Fiat 600e está equipado com várias funcionalidades que tornarão cada viagem muito mais agradável e descontraída. Está equipado com porta traseira com abertura elétrica mãos-livres – uma vantagem para todos os pais que têm sempre mil coisas em mãos – vidros elétricos, ar condicionado automático e sensores de luz e chuva. Um sistema de som com 6 altifalantes, um rádio com display de 10,25″ totalmente personalizável e com navegação, compatibilidade com CarPlay e Android Auto, um painel digital de 7″ e serviços conectados completam a oferta.

O Fiat 600e oferece os serviços Uconnect para apoiar os clientes no dia a dia, tal como os comandos de voz para comunicar com a navegação conectada a bordo, o sistema de navegação TomTom cujos mapas se atualizam automaticamente, a exibição de todos os postos de carregamento disponíveis no percurso e fornece ainda informações em tempo real sobre os lugares de estacionamento gratuitos disponíveis nas vias públicas, para poupar tempo e dinheiro nas deslocações.

E com a aplicação FIAT, desfrutar de mais conforto nunca foi tão fácil, pois estão disponíveis muitos comandos para utilizar determinadas funções do veículo à distância (por exemplo, utilização das luzes, buzina, abertura/fecho central das portas, aquecimento ou ar condicionado).

O topo de gama La Prima e o mais acessível (RED)

Perfeitamente adequado para os jovens clientes que procuram uma solução de mobilidade ética e ecológica, o Novo Fiat (600e)RED representa a versão mais acessível do Novo Fiat 600e e é mais um passo de uma parceria com a (RED) lançada em 2021 a partir da ideia de que cada um de nós pode liderar a mudança. Seguindo os passos do Novo (500)RED, a missão é ser “bom para as pessoas e bom para o planeta”: É elétrico para respeitar o ambiente e para contribuir para um futuro mais sustentável. Essa missão vai agora ainda mais longe com a (RED), a organização fundada em 2006 na luta contra a SIDA e para garantir que doenças passíveis de prevenção e tratamento possam ser evitadas e tratadas para todos.

O Novo Fiat (600e)RED assume a cor vermelho como marca distintiva, tanto no exterior – desde a carroçaria até aos logótipos dianteiro e traseiro – como no interior – painel de instrumentos e elementos de design nos exclusivos bancos em tecido reciclado. A cobertura (RED) do túnel central inteligente serve para reforçar ainda mais a parceria. Para uma maior personalização, estão disponíveis outras duas cores: preto e branco.

O Novo Fiat 600e La Prima oferece 100% de estilo, tecnologia e conforto para garantir uma experiência Dolce Vita italiana imersiva. Está disponível em quatro cores diferentes que recordam a beleza italiana e as paisagens naturais: Sun of Italy, Sea of Italy, Earth of Italy, Sky of Italy.

A abertura das encomendas terá início a 5 de julho, tanto para o Novo Fiat (600e)RED como para o La Prima, com as primeiras unidades a chegarem ao mercado italiano em setembro e ao mercado português a partir de outubro.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot