Stellantis vai investir mais de mil milhões em Espanha para produzir veículos elétricos

Português da Stellantis quer produzir carros eléctricos na Índia e exportá-los para a Europa

As fábricas de Saragoça e Vigo vão receber uma nova plataforma, fruto deste investimento. Espanha ganha assim o braço de ferro com França. Além destes mil milhões, a fabricante automóvel deve gastar até mais mil milhões de euros na operação castelhana.

A Stellantis vai investir mais de mil milhões de euros em Espanha, para produzir veículos elétricos de pequena dimensão a partir de 2025, avança o diário espanhol Cinco Dias, citando fontes conhecedoras do processo.

O jornal detalha que o dinheiro será utilizado para instalar plataformas de produção STLA Small – que servem para fabricar este tipo de automóveis – nas fábricas da empresa em Saragoça e Vigo. Já na fábrica em Madrid da dona das marcas Peugeot, Citroën e Opel não contará com este tipo de plataforma.

Aos mais de mil milhões de euros investidos nestas infraestruturas, devem somar-se outros montantes relativos ao investimento em outros projetos, mas as mesmas fontes asseguram que o montante total não deverá superar os dois mil milhões de euros.

Espanha ganha assim o braço de ferro com França, que desejava ter este tipo de infraestruturas nas fábricas instaladas no país.

Em julho, o ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, afirmou que o CEO da Stellantis Carlos Tavares devia “aceitar o desafio” de produzir veículos elétricos de pequena dimensão. Bruno Le Maire recorreu mesmo ao argumento “patriota” para trazer o Peugeot e-208 para França, tendo recordado todas o apoio que o Estado francês deu à fabricante automóvel.

Mais tarde, o português Carlos Tavares despejou “um balde de água fria” no Executivo francês, ao recusar-se responder ao apelo de Le Maire, por considerar que o plano não era viável devido a uma questão de custos.

Desta forma, Espanha aproxima-se da possibilidade de ser a anfitriã de uma fábrica de baterias da Stellantis. Carlos Tavares já afirmou que pretende ter uma grande fábrica na Península Ibérica, pelo que Portugal e Espanha disputarão este troféu.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot