Panorama Standvirtual | Oferta de veículos até um ano é a que mais cresce em agosto (+29%) face ao ano passado

Panorama Standvirtual | Oferta de Veículos Usados continua a crescer (7%) em abril face ao ano passado, mas a procura decresce (-2%)

Ao nível da oferta, também os elétricos premium (+102%) e os elétricos (+88%) registam crescimento exponencial face ao período homólogo de 2022

O Standvirtual, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de agosto de 2023.

«No mês de agosto verificámos um crescimento significativo da oferta de veículos eletrificados em comparação com o ano anterior, sobretudo do segmento premium e de luxo. Isto reforça a tendência de recuperação no que diz respeito à oferta após a escassez de produto presente nos anos anteriores. No entanto, a procura ainda está abaixo do que seria esperado, uma consequência direta, sem dúvida, do contexto económico do país e que leva a que muitos dos consumidores sejam ainda mais cautelosos quando pensam em comprar ou trocar de carro», explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Em agosto, verifica-se um crescimento de +18% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de -12% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. Tal resulta numa dinâmica de mercado negativa de cerca de -18% face a agosto do ano anterior, uma tendência constante desde setembro do ano passado (maior oferta que procura em relação ao período homólogo).

COMBUSTÍVEL

  • Há um crescimento de +102% da oferta de veículos elétricos premium e de +88% dos elétricos em agosto, em relação ao ano passado. No que diz respeito à procura, o maior crescimento é dos elétricos premium (+40%), com os veículos elétricos a registar +12% face a 2022.
  • A oferta de carros a gasolina cresce +21% e a oferta de carros a diesel cresce +4% face ao período homólogo de 2022. No entanto, há decréscimos de procura nos carros a gasolina e diesel (entre -8% e -15%).
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 10% da procura e cerca de 10% da oferta, em agosto.
  • Diesel (60%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
  • Em agosto, veículos a gasolina e elétricos são as únicas tipologias de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 30% e 5%, respetivamente) do que procura. Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.

PREÇOS

  • Veículos acima de 30.000€ são os únicos que revelam um ligeiro aumento da procura em agosto (+2%), face ao mesmo período do ano passado. Também a oferta aumenta +35%. No que diz respeito aos veículos abaixo de 15.000€ e entre 15.000€ a 30.000€, a procura desce -12% e -7% em comparação ao período homólogo do ano anterior. Já a oferta, apresenta um aumento nos carros entre 15.000€ a 30.000€ e abaixo de 15.000€ (+22% e +2%, respetivamente).
  • A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em agosto (38%), com os anúncios (52%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (20%) do que visualizações (18%).

ANO DE MATRÍCULA

  • A procura diminui nos automóveis de todos os intervalos de idade, (entre -2% e -32%), face a agosto do ano passado. Esta diminuição verifica-se sobretudo nos carros com idade até 1 ano (-32%).
  • A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos de todos os intervalos de idade, sobretudo nos carros até 1 ano (+29%).
  • Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em agosto (cerca de 9%), seguidos dos carros matriculados em 2019 (cerca de 6,5%).

SEGMENTO E MARCA

  • Em agosto, a procura cresce nos utilitários (+9%) e nos SUV (+6%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-60%) e Monovolume (-28%). Já a oferta aumenta particularmente nos utilitários (+39%) e SUV (+ 35%).
  • SUV (21%), utilitários (19%) e carrinhas (17%) são os segmentos mais procurados em agosto. A oferta supera a procura também nas categorias de SUV (27%), utilitários (20%) e carrinhas (18%).
  • A BMW (12,2%), a Mercedes-Benz (11,9%) e a Peugeot (9,0%) são as marcas mais procuradas em agosto. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (11,8%), a BMW (11,3%) e a Renault (9,7%).
  • Os carros mais procurados em agosto, por intervalo de preços, foram o Renault Megane Break na categoria abaixo dos 5.000€; o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€; o Mercedes-Benz Classe A dos 10.000€ aos 25.000€ e dos 25.000€ aos 40.000€; e o Mercedes-Benz Classe C na categoria acima dos 40.000€.
  • Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro