Um carro elétrico com um pneu de baixa resistência ao rolamento pode percorrer mais 30% de quilómetros

Veículos com este tipo de motorização têm uma jante muito grande.
Euromaster lembra importância da escolha do material dos pneumáticos.

De acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA, na sigla inglesa), apenas 0,8% dos 5,4 milhões de carros que circulam diariamente nas estradas portuguesas são 100% elétricos. Ainda assim, tem havido um aumento exponencial deste tipo de motorização e entre janeiro e julho o crescimento das vendas de carros elétricos foi de 119.5%. De acordo com os dados da ACEA, em Portugal foram matriculados 2.697 carros 100% elétricos.

Apesar destes números, ainda há um grande desconhecimento sobre esta motorização. Talvez muitos não saibam que com um pneu de baixa resistência ao rolamento, é possível a um carro elétrico percorrer mais 30% de quilómetros, segundo a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos.

Uma grande diferença dos veículos elétricos para os carros de tecnologia convencional é o seu peso, por isso é importante utilizar pneus adequados a essa característica, com maior resistência e rigidez lateral. Devido à ausência de barulho proveniente do motor, os pneus nestes veículos devem ser mais silenciosos.

O binário de um veículo elétrico obriga também a que os pneus tenham uma maior aderência. Outro facto que observamos também quando vemos pneus de veículos elétricos, é que são finos, o motivo é simples, quanto menor a largura, menor a superfície de contacto com o asfalto, que se traduz em menor consumo de energia. Assim é importante a escolha de pneus específicos, estando a rede de oficinas Euromaster capacitada para ajudar nestas decisões.

Para garantir a resistência ao peso, os pneus dos veículos elétricos são fabricados com um composto que lhes permite suportar uma grande massa de peso. A este respeito, convém recordar que os automóveis com este tipo de tecnologia de propulsão são muito pesados em comparação com os modelos de combustão equivalentes. A razão? A bateria, um componente técnico que representa uma parte muito importante do peso total de um veículo deste tipo.

Associa-se muitas vezes a questão ambiental nos veículos elétricos apenas em relação à motorização, esquecendo-se dos pneus. É importante optar por pneus feitos de material reciclado, o que é muito comum entre os fabricantes premium.

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