Entre três tipos de pneus desportivos é preciso saber qual o mais adequado a cada utilização

Entre três tipos de pneus desportivos é preciso saber qual o mais adequado a cada utilização

Que entusiasta de automóveis nunca sonhou em sentar-se ao volante de um Lamborghini ou de um Porsche 911? Tanto a marca italiana como o construtor alemão completam 60 anos em 2023. Para quem tem a sorte de conduzir um carro desportivo, existem até três tipos de pneus possíveis de usar. A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, salienta que é necessário identificar, e saber montar, o mais adequado a cada utilização.

Pneu de circuito fechado com homologação de rua: este é um tipo de pneu muito particular, uma vez que a sua composição e características permitem extrair todo o potencial de um carro desportivo numa pista de corrida. No entanto, este tipo de pneu também é homologado para o trânsito normal, mantendo os seus “genes” de competição.

Pneu de rua ou estrada com homologação para circuito: é o caso oposto ao anterior. Aqui, a construção destes pneus baseia-se, em função das características específicas das estradas, num bom desempenho. No entanto, este tipo de pneu também tem certos componentes que lhe permite obter a homologação necessária para serem utilizados num circuito.

Para carros desportivos híbridos e elétricos: Com o surgimento de novas formas de mobilidade mais sustentáveis e eficientes, há cada vez mais carros de alta performance com tecnologia híbrida ou mesmo 100% elétrica. Neste caso, os seus pneus têm características muito especiais, pois são capazes de suportar um peso elevado e oferecer uma boa aderência na aceleração relâmpago destes veículos, que debitam todo o binário (a “potência”) assim que se carrega no acelerador.

A montagem de um modelo de pneu desportivo não adaptado às necessidades reais tem um impacto direto na condução ou no comportamento do próprio automóvel e, por conseguinte, na sua manutenção.

A Euromaster salienta ainda que a montagem deste tipo de pneus envolve um certo grau de complexidade, uma vez que, na maioria dos casos, têm um perfil muito baixo, o que implica a utilização de máquinas especiais e, sobretudo, que o profissional tenha um elevado grau de qualificação.

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