“Stress” mecânico da carrinha recomenda apoio da oficina de três em três meses

“Stress” mecânico da carrinha recomenda apoio da oficina de três em três meses

Pneus, amortecedores e travões entre os mais “stressados” na condução profissional. Euromaster recomenda atenção frequente a alguns elementos-chave dos veículos.

Na condução profissional, o tempo não é ouro, custa dinheiro. É por isso que, para os profissionais liberais e transportadores independentes, a sua prioridade é “zero downtime”, ou seja, evitar a imobilização do veículo com a consequente perda de milhares de euros pelos dias de paragem.

As suas carrinhas são submetidas a um stress tal que, de acordo com a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, necessitam de uma revisão de três em três meses, ou seja, após cerca de 20.000 quilómetros.

As carrinhas ou furgões de distribuição, são, por definição, frequentemente conduzidos até ao limite, o que implica um maior desgaste mecânico. A pressa em cumprir os horários, aliada ao facto de se tratar de veículos carregados e, em muitos casos, com uma condução pouco suave, inflige um forte castigo a alguns dos elementos-chave do veículo.

É o caso dos pneus, sujeitos a muita condução urbana e a momentos intensos, como as “lombas” ou como os passeios, que põem à prova o estado dos pneus, sobretudo se tiverem optado por modelos mais baratos. Os amortecedores também sofrem, uma vez que a equação velocidade e peso coloca-os em xeque, assim como os travões. E não esquecer o óleo e os filtros, que exigem uma manutenção frequente e exaustiva do motor.

Aliviar a pressão

A manutenção é, portanto, uma das principais despesas e estes profissionais e transportadores são especialmente vulneráveis ao atual contexto socioeconómico e muito afetados pelo aumento dos impostos e pela inflação. Daí a necessidade de terem um aliado por perto, um parceiro de mobilidade que permita poupanças. De facto, estes trabalhadores podem economizar até 40% com uma boa manutenção preventiva e preditiva.

Para isso, é essencial fornecer soluções de manutenção preditiva, antecipar as ocorrências, reduzir os tempos de paragem e otimizar o custo por quilómetro de cada veículo. Tudo isto permite-lhes concentrarem-se no seu negócio: o transporte. E deixar o estado dos veículos em mãos experientes e profissionais.

Também é essencial ter proximidade. Até 2026, o objetivo da Euromaster é chegar a 600 centros na Península Ibérica e oferecer um serviço completo de manutenção e assistência que atinja 75% da população. Em Portugal a meta são 100 centros de manutenção e o contributo de 600 profissionais especializados.

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