Os dois automóveis mais vendidos em Portugal pertencem à Stellantis e os dois furgões também

Os dois automóveis mais vendidos em Portugal pertencem à Stellantis e os dois furgões também

São múltiplos os produtos do Grupo Stellantis que exercem um claro domínio nos rankings de vendas automóveis e nas preferências dos portugueses, decorridos os primeiros dez meses de 2023 (dados da ACAP). Dando provas da adaptação das marcas da Stellantis às necessidades e às fortes expectativas dos clientes nacionais, suportam, em parte, a liderança do Grupo conduzido por Carlos Tavares no mercado automóvel nacional.

Cabe à Peugeot os nºs 1 e 2 nas vendas automóveis em Portugal. O Peugeot 2008 é, até final de outubro, o automóvel mais vendido em Portugal, somando 6.067 unidades. O modelo prossegue o feito, iniciado há dois anos, de ser o automóvel preferido dos portugueses. É seguido de perto pelo Peugeot 208 na 2ª posição, que garante 5.779 vendas. Esta dupla assegura mais de 6% das vendas dos automóveis novos no País.

Também no mercado dos Veículos Comerciais é o Peugeot Partner o nº. 1 nas vendas. Contabilizando, até ao final de outubro, 3.553 unidades vendidas e uma robusta quota de 15,7% entre todos os Comerciais, é o furgão eleito pelos clientes profissionais. Atrás, na 2ª posição, surge o Citroën Berlingo, com 2.678 unidades vendidas e 11,8% de quota. Duas propostas com o selo “Made in Portugal”, produzidos na Fábrica da Stellantis de Mangualde.

Liderança em diferentes segmentos de mercado

Há várias outras propostas das marcas da Stellantis a liderar os respetivos rankings de vendas.

No segmento A (Citadinos), o Fiat 500 lidera o grupo, com 2.885 unidades vendidas até final de outubro, garantindo uma expressiva fatia de 41,1% do seu segmento.

Já no segmento B (Utilitários), destacam-se, uma vez mais, os modelos mais vendidos Peugeot 2008 e 208, com os volumes acima indicados e com quotas respetivas de 8,4% e 8,0%. Nesse segmento, o Peugeot 208 é, também, a Berlina mais vendida (17,1% de quota) e o carro 100% elétrico mais vendido, com 1.084 unidades (27,7%) – o Opel Corsa-e é a segunda Berlina elétrica mais vendida. Já o Peugeot 2008 destaca-se por ser o mais vendido no País entre os SUV, chamando a si 7,7% das vendas desta silhueta, entre os B-SUV (16,2%) e entre os SUV elétricos do segmento B com 45,0% das vendas.

Um patamar acima, no segmento C (Compactos) surge o novo Peugeot 308 SW. É não apenas a Carrinha mais vendida nesta franja de mercado com 1.701 unidades e 23,3% de quota do segmento, mas também a Carrinha mais vendida no País. Equivale a 15,1% das vendas de Carrinhas.

Dois dos furgões produzidos em Mangualde lideram outra tabela de vendas, no caso a do segmento dos pequenos Furgões (C-VCL), com o Peugeot Partner a garantir uma fatia de 27,2% desse mercado, seguindo-se o Citroën Berlingo, com 20,5%. A ilustrar a aposta das marcas do Grupo na eletrificação, o Peugeot E-Partner, o Citroën ë-Berlingo e o Opel Combo-e são respetivamente os três furgões elétricos mais vendidos no país. Representam 51,3% das vendas de furgões elétricos (1.036 unidades).

Finalmente, a inovadora solução de mobilidade Citroën MY AMI lidera de forma destacada, e desde o seu lançamento, o mercado dos quadriciclos. Em 2023 contabiliza 424 unidades e 32,6% de quota.

Recorde-se que, de 1 de janeiro a 31 de outubro de 2023, a Stellantis comercializou em Portugal um total 51.972 viaturas das suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot, que lhe conferem uma quota de mercado de 27,4%.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot