Uma roda traseira especial

Uma roda traseira especial

A tração, durabilidade e desempenho dos pneus, especialmente do traseiro, andam nas bocas do mundo do motoGP. Sobretudo, depois da fraca prestação de Jorge Martín na prova de Lusaíl, no Catar. Só por milagre, à Nicky Hayden 2006, é que o de San Sebastian de los Reyes poderá roubar a coroa a Francesco Bagnaia.

Mas recuando no tempo quase um século, a procura pela roda traseira ideal não era diferente. Em 1932, Les Blakeborouhg era um reputado piloto inglês de ‘dirt track’. Por essa altura, já John Boyd Dunlop, curiosamente um cirurgião veterinário que viveu boa parte da sua vida na Irlanda, havia inventado o pneu que chegou até aos nossos dias. Mais concretamente, em 1888.

Mas como podem imaginar, as borrachas – derivadas do látex colhido das seringueiras e outras que tais – da altura estavam longe de atingir os desempenhos que conhecemos nos pneus atuais.

Na época situada entre os dois grandes conflitos mundiais, a criatividade imperava. Fruto da mesma, não deixou de espantar tudo e todos quando Les surgiu com uma roda traseira sem pneu com camara de ar.

Em vez disso, surgiu com algo de bem diferente na sua moto de corrida. A roda traseira estava composta por uma série de bolas do tamanho das utilizadas no ténis. Mas com a particularidade de serem de madeira! Les Blakeborough terá dito que não só esta solução lhe permitia aumentar a velocidade de deriva, como lhe permitia andar sobre superfícies duras… e sem o risco de furar.

Texto original de Fernando Pedrinho e publicado no site motox.pt

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