A Symbio inaugura a primeira gigafábrica SymphonHy, a maior unidade integrada de produção de pilhas de combustível de hidrogénio da Europa

A Symbio inaugura a primeira gigafábrica SymphonHy, a maior unidade integrada de produção de pilhas de combustível de hidrogénio da Europa

A Symbio, uma joint-venture detida em partes iguais pela Forvia, Michelin e Stellantis, inaugura a SymphonHy, a sua primeira gigafábrica, um centro de excelência tecnológica e industrial.

Situada em Saint-Fons, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, a SymphonHy é a maior unidade de produção integrada de pilhas de combustível da Europa, confirmando o papel de líder tecnológico e industrial da Symbio. O local alberga a sede do Grupo, uma unidade de produção, um centro de inovação de dimensão inigualável e a Academia de Hidrogénio Symbio. Com a sua tecnologia de vanguarda, a SymphonHy possui um elevado nível de automação e robótica, apoiando a produção industrial em grande escala a um custo mais competitivo. Estes desenvolvimentos são fundamentais para acelerar a implantação de transportes competitivos e de elevado desempenho movidos a hidrogénio e contribuem para a transição energética e para as ambições da Europa de avançar para as zero emissões líquidas.

Os números da SymphonHy:

  • Uma capacidade de produção atual de 16.000 unidades, com o objetivo de atingir 50.000 em 2026
  • Uma superfície atual de 26.000 m2, passando a 40.000 m2 até 2026
  • 000 m2 de espaço dedicado à inovação
  • 000 m2 de salas limpas com certificação ISO 8
  • Mais de 450 engenheiros, dos quais 100 estão dedicados à inovação e cerca de 20 doutorados, abrangendo uma vasta gama de disciplinas (engenharia eletroquímica, química, ciência dos materiais, etc.), reunidos num único centro de inovação de nível mundial
  • Um local autossuficiente em termos energéticos e com certificação “Muito Bom” pelo BREEAM.

A SymphonHy permitirá à Symbio apoiar os seus clientes na transformação da mobilidade a hidrogénio com emissões zero numa realidade acessível, sem comprometer o desempenho.

Com mais de 30 anos de experiência, o apoio dos seus acionistas, líderes no mundo automóvel, e com seis milhões de quilómetros de testes de estrada já realizados, a Symbio desenvolveu uma experiência única. O Grupo oferece um vasto portefólio de soluções que satisfazem todos os requisitos de potência, durabilidade e autonomia para uma mobilidade eficiente com zero emissões, desde veículos comerciais ligeiros e médios, camiões, pick-up, autocarros e até equipamentos de elevação e movimentação mecânica fora de estrada.

Com a SymphonHy, a Symbio pode apoiar os seus clientes, pioneiros do transporte movido a hidrogénio, nos seus planos de implementação, os quais já se mostram promissores na vida real.

A Stellantis, um dos principais construtores automóveis do mundo e também um co-acionista da Symbio, foi a primeira empresa a comercializar uma solução de hidrogénio com zero emissões para veículos comerciais ligeiros nos modelos Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Opel Vivaro-e. A empresa está a expandir a sua gama para incluir grandes furgões com uma arquitetura de média potência, uma autonomia até 500 km e um tempo de reabastecimento inferior a 10 minutos. A Stellantis confirmou hoje os seus planos para desenvolver uma tecnologia de hidrogénio para as suas pick-up da marca Ram, em linha com o seu objetivo de eletrificar o seu portefólio de veículos com uma autonomia de 320 milhas ALVW (512 quilómetros) ou 200 milhas GCWR (320 quilómetros) e com reabastecimento rápido do depósito, sem comprometer a capacidade de carga útil. Todos estes veículos serão equipados com pilhas de combustível produzidas pela Symbio.

Philippe ROSIER, CEO da SYMBIO: “A SymphonHy é a prova da liderança industrial e tecnológica da Europa. Em conjunto com todo o ecossistema e com os nossos parceiros privados e públicos, estamos prontos para aumentar a escala e tornar a mobilidade elétrica a hidrogénio uma realidade sustentável, de elevado desempenho e acessível. Concretizada em menos de dois anos, a SymphonHy é o testemunho da capacidade da Symbio para cumprir os seus compromissos industriais, apoiando a aceleração da implantação da mobilidade a hidrogénio com zero emissões. O primeiro sistema de pilha de combustível totalmente construído na SymphonHy foi produzido em outubro de 2023, apenas um mês após a entrada em funcionamento da gigafábrica”.

Patrick KOLLER, CEO da FORVIA: “Algumas semanas após a inauguração de duas grandes instalações FORVIA em França para acelerar a descarbonização da mobilidade, estou muito satisfeito por fazer parte desta nova etapa da Symbio, que está agora dimensionada para responder aos desafios do mercado global. Esta fábrica é mais uma prova do nosso compromisso com a mobilidade sem emissões. A FORVIA acredita na tecnologia do hidrogénio como a única alternativa complementar credível à eletrificação por bateria. Com a Symbio cobrimos 75% da cadeia de valor da mobilidade do hidrogénio, desde as células de combustível aos sistemas de armazenamento. Estamos a trabalhar para desenvolver soluções inovadoras para melhorar a autonomia dos veículos elétricos a pilhas de combustível dos nossos clientes. Em 2022, a FORVIA entregou 10.000 tanques de hidrogénio em todo o mundo, um recorde e um marco importante na nossa missão de nos tornarmos o número um”.

Florent MENEGAUX, CEO da MICHELIN: “A Michelin acreditou muito cedo no hidrogénio e na Symbio, que adquirimos antes de a transformar numa joint-venture com a Forvia em 2019. A entrada da Stellantis no capital este ano confirma que o hidrogénio responde a uma preocupação constante para apoiar o futuro da mobilidade. Esta tecnologia revela-se agora um complemento indispensável para satisfazer as necessidades de maior autonomia, nomeadamente para os veículos comerciais, que começam a ser fabricados. Não é por acaso que o Grupo anunciou recentemente uma gama de veículos a hidrogénio através da sua filial Watèa by Michelin, operador de mobilidade especializado na transição energética das frotas comerciais, com uma oferta de veículos a hidrogénio”.

Carlos TAVARES, CEO da STELLANTIS: “A Symbio é a prova de que três empresas de raiz francesa e líderes nos seus respetivos domínios podem unir forças e conhecimentos para estarem na vanguarda. A inauguração de hoje marca um passo importante, uma vez que o hidrogénio faz parte do conjunto de tecnologias que estamos a apresentar aos clientes de veículos comerciais. Esta tecnologia é um elemento fundamental do poderoso ecossistema de eletrificação que estamos a desenvolver para apoiar o nosso ambicioso objetivo de alcançar, até 2030, vendas 100% elétricas na Europa e 50% nos EUA. Como o objetivo da Stellantis é ‘liderar a forma como o mundo se move’, o hidrogénio contribuirá para alcançar o nosso ambicioso objetivo de zero emissões de carbono até 2038, à frente da concorrência na nossa luta contra as alterações climáticas”.

Além disso, em parceria com o grupo alemão Schaeffler, a Symbio criou uma joint-venture 50/50, a Innoplate, para produzir placas bipolares (BPPs), um componente estratégico nas pilhas de combustível. Sediada na Alsácia, em França, a Innoplate estará operacional no primeiro trimestre do próximo ano, com uma capacidade inicial de 4 milhões de BPPs, aumentando para cerca de 50 milhões de BPPs por ano e empregando mais de 120 pessoas até 2030. A Innoplate ajudará a acelerar a produção de BPPs de nova geração para o mercado das pilhas de combustível PEM (membrana de permuta de protões), melhorando o desempenho e a competitividade e reduzindo simultaneamente os custos.

A tecnologia das pilhas de combustível complementa a tecnologia das baterias para uma mobilidade elétrica sustentável. É ideal para utilizações profissionais intensivas e exigentes, que implicam cargas pesadas, longas distâncias e tempos de reabastecimento rápidos. É particularmente adequada para o transporte empresarial.

HyMotive, um projeto estratégico industrial e tecnológico que cria empregos

A SymphonHy faz parte do HyMotive, um projeto industrial e tecnológico estratégico apoiado pela União Europeia e pelo Governo francês através do IPCEI – Important Projects of Common European Interest.

O HyMotive representa um investimento total plurianual de mil milhões de euros. Prevê a construção de uma segunda gigafábrica, duplicando a sua capacidade de produção global em França para 100.000 sistemas por ano até 2028. O projeto visa igualmente desenvolver uma tecnologia inovadora para apoiar a competitividade da tecnologia das pilhas de combustível, com o objetivo de alcançar a paridade com a mobilidade elétrica alimentada por baterias e a tecnologia térmica tradicional até 2030.

De uma força de trabalho de 50 pessoas em 2019, a Symbio emprega agora mais de 750 pessoas e espera criar 1.000 empregos em resultado do projeto HyMotive.

Symbio, o líder mundial em pilhas de combustível

O Grupo confirma o seu objetivo de se tornar um campeão industrial de classe mundial da tecnologia das pilhas de combustível.

A Symbio também está sediada nos Estados Unidos desde 2021, já beneficiando de uma fábrica-piloto na Califórnia que é fornecida pelas instalações europeias do Grupo durante uma primeira fase. Atualmente, a Symbio já está à procura de oportunidades para expandir e construir uma nova gigafábrica de pilhas de combustível nos EUA, para apoiar a promissora dinâmica da mobilidade do hidrogénio na América do Norte.

A SymphonHy está a ajudar a definir as normas de produção de pilhas de combustível que servirão de modelo industrial para as suas novas instalações, em linha com o objetivo da Symbio de produzir 200.000 unidades em todo o mundo até 2030.

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