Estudo revela que veículos BMW são os mais danificados: será que o seu também tem estragos?

Estudo revela que veículos BMW são os mais danificados será que o seu também tem estragos

Um estudo recente da empresa de dados automóveis, carVertical, revelou os veículos mais danificados em Portugal e noutros países europeus, com a BMW a ocupar o primeiro lugar da lista. Do outro lado, está a Alfa Romeo, marca que menos sofre acidentes de viação. Depois de estudar o histórico de sinistros dos últimos 12 meses, a investigação revelou ainda que a Dodge, a Porsche e a Tesla são os veículos com maior valor de danos.

Dois terços dos veículos BMW já tiveram um acidente

Cerca de 67,4% de todos os BMW verificados na carVertical em países europeus já sofreram algum acidente. A Dodge (67,2%), a Tesla (65,15%), a Hyundai (62,2%), e a Subaru (59,6%) também sofrem danos frequentes, o que sugere que os compradores devem ser cautelosos ao comprar estes automóveis.

A BMW está no topo da lista dos veículos mais danificados em muitos países do mundo.

“A BMW é uma marca de automóveis muito desejada, mas apesar de ser uma marca de luxo, os modelos mais antigos e mais acessíveis são frequentemente adquiridos por condutores jovens e inexperientes. Além disso, de acordo com as companhias de seguros, os condutores de BMW são mais propensos a correr riscos na condução. Por isso, não é de admirar que esteja no topo da lista das marcas de automóveis com mais ocorrências de estragos”, explica Matas Buzelis, especialista automóvel e Diretor de Comunicações da carVertical.

Os automóveis que sofreram danos graves no passado podem ser mais suscetíveis a avarias ocasionais e necessitar de reparações extensas. Já para não falar que, em alguns casos, a sua segurança pode estar comprometida. Analisar o histórico do veículo através da Internet reduz o risco de adquirir um carro defeituoso, que pode rapidamente transformar-se num problema financeiro.

Os vendedores também devem verificar o histórico dos seus veículos para saberem se existem estragos ocultos que devam ser investigados por um mecânico. É muito mais fácil negociar e vender um veículo com historial limpo.

Os veículos Alfa Romeo são os que menos sofrem danos – apenas 30,6 % de todos os veículos verificados na carVertical sofreram estragos. A Fiat (30,8 %), a Land Rover (36 %), a Renault (39 %) e a Peugeot (40 %) não ficam muito atrás.

Alguns veículos são danificados com mais frequência

No que toca a registos de danos, algumas marcas de veículos têm mais acidentes registados nos seus relatórios históricos. Em média, um BMW verificado na carVertical tem 2,34 registos de danos, seguido da Lexus (2,27), Land Rover (2,16), Honda (2,12) e Mitsubishi (2,09).

“É perfeitamente normal que um carro tenha um acidente de 5 em 5 anos (o que também se pode relacionar com a quilometragem). No entanto, os veículos com múltiplos registos de danos graves costumam ser difíceis de manter. Surpreendentemente, a carVertical descobriu que, este ano, o número mais elevado de ocorrências de sinistros num único automóvel pertence ao Volkswagen Passat. Este veículo em particular teve até 32 ocorrências de danos registadas no seu relatório”, afirma Buzelis.

Os veículos Dodge são os que menos se envolvem em acidentes – em média, segundo a carVertical, um modelo Dodge teve 1,43 acidentes, seguido da Fiat (1,61), Citroen (1,64), Peugeot (1,64) e Renault (1,65).

A maioria destes fabricantes foca-se na produção de automóveis de classe económica que costumam ser evitados pelos entusiastas da velocidade, pelo que acabam por se envolver em acidentes com menos frequência.

Veículos Dodge, Porsche e Tesla batem recordes de danos mais caros do mundo

Dependendo da marca do veículo, a reparação do mesmo dano pode ter custos diferentes. Os Dodge têm o valor médio de danos mais elevado, 5945 €, seguidos dos Porsche (5236 €) e dos Tesla (4896 €).

As marcas de veículos de luxo têm, geralmente, um valor médio de danos mais elevado do que os veículos da classe económica, pelo que mesmo pequenos danos podem custar milhares de euros para serem reparados.

Embora um pequeno embate não seja algo com que se deva preocupar ao procurar um veículo para comprar, os danos maiores devem ser analisados com mecânicos profissionais para evitar problemas futuros.

Metodologia

A investigação da carVertical examinou relatórios reais do histórico automóvel adquiridos por utilizadores da empresa entre outubro de 2022 e outubro de 2023. Os danos listados nos mesmos foram agregados por marcas de automóveis, analisados, transformados em percentagens e classificados. O tratamento de milhões de verificações do historial automóvel permite à empresa conhecer as tendências, as perspetivas e as previsões dos mercados de veículos usados.

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