“Winter is coming preparar as frotas para o frio e a chuva forte

“Winter is coming preparar as frotas para o frio e a chuva forte

Preparar os camiões, e todos os tipos de veículos para o inverno, é essencial. Euromaster recomenda verificar o estado dos pneus, das luzes e das baterias, entre outros aspetos.

21 de dezembro é o início oficial do inverno. Mas, como os mais bem prevenidos, é importante que os transportadores façam todos os preparativos necessários nesta altura do ano para garantir que os seus veículos conseguem enfrentar temperaturas abaixo dos oito graus Celsius, que é quando a mecânica e os pneus são postos à prova.

De facto, o frio intenso, e também as chuvas fortes, estão na origem de uma boa parte dos problemas mecânicos e dos acidentes nesta época do ano. Segundo a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, são os pneus os que mais dores de cabeça dão aos gestores de frota, com 30% dos incidentes.

Por isso, uma manutenção correta dos pneus, com especial atenção à profundidade, é essencial, uma vez que é a chave para uma boa evacuação de toda a água que um condutor possa encontrar na estrada. Embora a lei não estipule uma profundidade mínima do piso para os pneus de camião, na prática, a evacuação adequada só pode ser garantida abaixo de 3-4 mm.

Neste sentido, a Euromaster relembra a importância de optar por um pneu de inverno, ou seja, com características específicas para condições de frio – recomendado abaixo dos 8ºC -, chuva e até neve. Esta é uma parte essencial dos cuidados a ter com todos os tipos de veículos, mas é ainda mais importante no caso dos camiões devido à intensidade de circulação.

Assim, a recomendação é que o transportador opte por este tipo de pneu, dirigindo-se a uma oficina da rede e pedindo a substituição dos pneus menos preparados para o inverno e com maior risco de acidente. Pequenos atos podem ter grandes consequências.

Outro bom exemplo são os limpa para-brisas, que devem fazer uma boa limpeza dos vidros quando chove. Caso contrário, por muito que o sistema de travagem do veículo esteja intacto, se o motorista não tiver uma visibilidade adequada, não há travões que valham. E, recorde-se, trata-se de uma operação de manutenção com um custo de penas 30 a 60 euros.

Mais um dos componentes do veículo a verificar com a chegada do tempo frio são as luzes, sendo crucial regular o farol dianteiro numa altura do ano em que há menos horas de sol e, por isso, a iluminação é ativada durante mais tempo. Um farol demasiado baixo pode reduzir a visibilidade da estrada ou, se estiver demasiado alto, encandear o trânsito em sentido contrário.

E ainda muita atenção às baterias. As baterias são peças especialmente suscetíveis às mudanças de temperatura e devem ser verificadas para que não haja soluços ou, encalhamento na estrada.

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