Stellantis é o Grupo líder do mercado total e do mercado eletrificado em Portugal em 2023

Stellantis é o Grupo líder do mercado total e do mercado eletrificado em Portugal em 2023

A Stellantis fechou o ano de 2023 com uma liderança incontestada do mercado português de veículos novos, quer em termos absolutos, quer nas suas divisões de Automóveis de Passageiros e de Veículos Comerciais Ligeiros. Segundo dados da ACAP, o Grupo comercializou 59.884 viaturas que lhe conferem uma quota de mercado de 26,2%. Significa que cerca de 1 em cada 4 automóveis vendidos em 2023 no País provém de uma das suas marcas: Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel ou Peugeot

Sublinhe-se que a vantagem da Stellantis face ao segundo grupo automóvel mais vendido em Portugal foi superior a 18.700 viaturas.

No que se refere ao mercado dos Veículos de Passageiros (VP), as marcas da Stellantis somaram 46.238 automóveis vendidos, que se traduzem numa quota de 23,2%, um valor que consolida novamente a Stellantis no topo do mercado português destes Veículos.

2023 voltou a ser, também, um ano de liderança inigualável da Stellantis no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), aqui com uma quota de mercado de 47,8%, correspondente a 13.646 unidades vendidas. Este resultado reflete bem a confiança que empresas e profissionais têm nos veículos que compõem as gamas das marcas Peugeot, Citroën, Fiat Professional, Opel e Jeep. Ou seja, as marcas da Stellantis asseguram praticamente metade do mercado de veículos profissionais vendidos em 2023.

O Grupo colocou, ainda, quatro dos seus modelos entre os 10 automóveis mais vendidos no País: Peugeot 2008, Peugeot 208, Peugeot Partner e Opel Corsa.

Liderança da Stellantis nos veículos de baixas emissões em 2023

O domínio da Stellantis também se estende ao mercado das viaturas de baixas emissões LEV (BEV + PHEV).

Em matéria de veículos eletrificados (100% elétricos e Híbridos Plug-in), a Stellantis voltou a liderar em 2023 o mercado LEV português com um total de 11.972 viaturas novas e uma quota de 18,1%.

Acelerando o seu esforço para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível a todos, a Stellantis comercializa em Portugal uma vasta gama de modelos das suas marcas com motorizações térmicas e eletrificadas, entre híbridos plug-in, mild-hybrids e propostas 100% elétricas, abrangendo quase todos os segmentos de mercado, dos veículos urbanos compactos aos SUV, berlinas, 4×4 e superdesportivos.

Em consequência, a Stellantis é, também, líder em ambos os mercados eletrificados VP e VCL individualmente. Vendeu, em 2023, 10.460 Automóveis de Passageiros LEV, para uma quota de 16,5%.

Destaque para a liderança indiscutível da Stellantis no mercado de Veículos Comerciais 100% elétricos, com 1.512 e-furgões vendidos até ao momento e uma quota de 61,6%. Peugeot, Citroën e Opel são as três marcas com propostas BEV mais vendidas neste mercado. Este sucesso deve-se à fiabilidade e à adaptabilidade dos diversos modelos às necessidades das empresas e dos profissionais.

Refira-se ainda que o Citroën Ami liderou o mercado dos Quadriciclos com 503 unidades vendidas e uma quota de 32,4% em 2023.

Estes resultados representam mais um passo na execução do plano Dare Forward 2030 da Stellantis, com o objetivo de se tornar o líder indiscutível em eletrificação em Portugal e no mundo.

“É com enorme orgulho e agradecimento pelo contributo de todas as equipas da Stellantis Portugal, das nossas redes de concessionários e demais parceiros, que sublinho a indiscutível liderança que o Grupo registou em 2023, e pelo terceiro ano consecutivo, no mercado nacional”, referiu Pablo Puey, Diretor de Operações da Stellantis Portugal. “Voltámos a terminar 2023 como líderes de mercado em todas as suas componentes, não só em termos absolutos como nos Veículos de Passageiros e nos Veículos Comerciais Ligeiros. Este resultado é fruto do portefólio de produtos das nove marcas da Stellantis, que propõem uma ampla escolha de energias aos nossos clientes, mas com uma forte aposta na eletrificação e na transição energética. Neste capítulo, voltámos a demonstrar o nosso potencial de sucesso, com a vasta oferta de propostas eletrificadas que nos deram igualmente a liderança neste mercado. 2024 será um ano de forte avanço neste domínio com o Grupo a propor em Portugal os primeiros produtos assentes nas novas plataformas elétricas da Stellantis, que foram concebidas para oferecer o melhor desempenho da sua classe nos critérios que mais interessam aos clientes. Em linha com o Plano Estratégico ‘Dare Forward 2030, prevejo que 2024 venha a ser um ano forte para todas as nossas marcas.”.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot