Alfa Romeo MILANO. A história num nome

Alfa Romeo MILANO. A história num nome

Em abril de 2024, em Milão, a Alfa Romeo irá revelar ao mundo o primeiro Sport Urban Vehicle da sua história, modelo que estará também disponível numa versão 100% elétrica. O seu nome será Milano, uma verdadeira homenagem à cidade onde tudo começou a 24 de junho de 1910.

Com o Alfa Romeo Milano, a marca volta a entrar no segmento B, o maior da Europa, com uma nova proposta que encarna plenamente o ADN do nobre desportivismo italiano da marca.  O primeiro Sport Urban Vehicle 100% elétrico que representa a nova porta de entrada no mundo Alfa Romeo para todos, para os Alfisti e não só, os quais aguardavam o regresso da marca ao segmento.

Jean-Philippe Imparato | CEO da Alfa Romeo

Com a chegada do Milano em 2024, a Alfa Romeo completa uma gama capaz de satisfazer os desejos de todos os nossos entusiastas e não só. O Milano pretende ser um “bem-vindo de volta” simbólico para todos os nossos fãs Alfisti. Como proprietários do Giulietta e do Mito, eles têm estado à espera de poder reafirmar o seu amor pela Alfa Romeo. Serve também como “boas-vindas” a todos os que procuram uma experiência desportiva única neste segmento e a beleza distintiva do design italiano.

O Milano é o primeiro marco no processo de transição da marca para a condução 100% elétrica e, tal como o Tonale, tem a importante tarefa de reforçar ainda mais a presença global da Alfa Romeo.

A escolha do nome “Milano”, encapsulado na história da marca

Poucas coisas marcam mais a identidade de uma marca de automóveis do que o seu logótipo.

Desde 1910, o emblema da Alfa Romeo inclui dois dos símbolos que identificam Milão. A cruz, símbolo histórico da capital da Lombardia, e a serpente Biscione, o brasão da nobre família Visconti e um dos emblemas mais icónicos da cidade. Durante mais de 60 anos (1910-1972), o nome MILANO figurava na parte inferior do logótipo. Até 1918, foi acompanhado pelo acrónimo “A.L.F.A.” (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) e, a partir de 1919, por “ALFA ROMEO”.

Símbolo de vanguarda desde sempre, Milão é hoje um manifesto internacional de modernidade, inovação e sustentabilidade. Considerado um dos ícones das artes e do Made in Italy em todo o mundo, Milão sempre desempenhou um papel cultural crucial nos domínios da moda, do design e da música.

A Alfa Romeo escolheu Milão, a sua casa, para embarcar num novo, excitante e ousado capítulo da sua história: reinterpretar a desportividade no século XXI.

Esta decisão vai, portanto, para além dos nomes icónicos de modelos passados e dos nomes das sinuosas estradas de montanha utilizados mais recentemente, para se ligar novamente às suas origens italianas. A sua ambição ousada é exportar para todo o mundo os valores que sempre fizeram dela uma marca única.

O balanço da marca, quase três anos após a criação da Stellantis.

O desempenho comercial da marca em 2023 é o reconhecimento natural do trabalho de uma equipa cuja solidez e disciplina, lhe permitiram prosseguir as estratégias de um plano de produto a longo prazo, decidido aquando da fundação da Stellantis em 2021. Um por um, os objetivos mais importantes alcançados durante este período foram:

Retomar a rentabilidade da marca. Este objetivo foi alcançado no segundo semestre do mesmo ano, 2021.

Um plano de produto a longo prazo aprovado e financiado, designado pela Alfa Romeo como “From 0 to 0”, com o objetivo ousado de passar de “0” veículos eletrificados em 2021 para uma gama com “0” emissões em 2027, para se tornar a transição mais rápida para a mobilidade elétrica em todo o panorama automóvel. Com um novo produto por ano:

  • 2022 – O Tonale Hybrid e o Plug-In Hybrid Q4 fazem a sua estreia.
  • 2023 – A Alfa Romeo regressou ao mundo dos “automóveis concebidos ‘por medida'”, apresentando o 33 Stradale (BEV – ICE).
  • 2024 – Estreia do primeiro Alfa Romeo 100% Elétrico (Alfa Romeo Milano).
  • 2025 – Apresentação do primeiro veículo disponível exclusivamente numa versão 100% elétrica.
  • 2027 – A gama Alfa Romeo será 100% elétrica.

Padrões de qualidade, sem concessões, orientam todas as ações estratégicas da marca com grande rigor e os resultados foram imediatamente reconhecidos globalmente. Na verdade, em novembro de 2022, a Alfa Romeo ficou em primeiro lugar entre as marcas premium no J.D. Power Sales Satisfaction Index, subindo nove posições no ranking e obtendo 25 pontos a mais do que em 2021, a melhoria mais acentuada no segmento premium. Um ano depois, a Alfa Romeo subiu ao degrau mais alto do pódio na classificação geral das marcas premium e ao terceiro lugar em toda a indústria, de acordo com o J.D. Power U.S. Initial Quality Study (IQS). Subiu 24 lugares, o maior crescimento registado no estudo IQS do setor.

Aumento do valor residual, possível graças a uma política rigorosa de gestão de stocks e à estratégia da gama

Crescimento evidente em 2023

Tudo isto serviu de base adequada para o excelente desempenho comercial que a Alfa Romeo está a registar antes do final de um 2023 intenso e desafiante: um aumento de 34% em relação a 2022 no acumulado do ano até novembro, um valor que confirma o sólido crescimento das vendas globais.

A Europa contribuiu com um aumento robusto de 53%. O Médio Oriente e África confirma-se como a região que regista o crescimento mais rápido, com um aumento de 95%. Contribui também com um crescimento de 6%, a região da Índia Ásia-Pacífico, onde a Alfa Romeo está a reforçar a sua presença em Singapura e Hong Kong.

Na América do Norte, a estreia do Tonale, em setembro, foi acolhida com grande entusiasmo, tal como na China, onde a gama foi completada com a chegada do Tonale. Ambas as regiões representam áreas de importância estratégica, onde a Alfa Romeo está a fazer grandes investimentos para criar as condições ideais para o crescimento.

A história de Milão no logótipo Alfa Romeo

Poucas coisas marcam mais a identidade de um fabricante de automóveis do que o seu nome na grelha. Primeiro, com a A.L.F.A., depois para a Alfa Romeo, o brasão tinha como objetivo reafirmar as origens do construtor em Milão. Ao longo dos anos, as suas variações refletiram os acontecimentos que tiveram lugar na história da empresa e de Itália. A cruz do Município de Milão, a serpente Visconti Biscione e as letras Alfa Romeo (A.L.F.A. apenas até 1918) permaneceram sempre as marcas registadas da marca desde a sua fundação.

Em 24 de junho de 1910, a nova empresa A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) foi oficialmente registada e o Diretor Geral, Ugo Stella, pediu a Giuseppe Merosi que desenhasse um brasão para adornar o radiador dos seus futuros automóveis. Os livros de história contam-nos que o jovem designer Romano Cattaneo disse a Merosi que tinha ficado impressionado com a serpente Visconti Biscione que tinha visto na Torre della Filarete na Piazza Castello enquanto esperava pelo elétrico n.º 14 uma manhã. O designer de Piacenza não só aceitou a sugestão, como também desenhou o brasão de armas para o seu sócio. Simultaneamente, acrescentou uma cruz vermelha sobre um fundo branco, rodeada por um círculo azul com as inscrições “A.L.F.A.” e “MILANO” em dourado, separadas por dois nós Savoy. O esboço foi aprovado pelo nobre Ugo Stella e o design final para a produção foi confiado ao próprio Cattaneo. A primeira grande mudança ocorre em 1919: a empresa passa para o controlo de Nicola Romeo e surge a inscrição “ALFA ROMEO” no brasão. Em 1925, o GP Tipo P2 ganhou o primeiro Campeonato do Mundo de Grandes Prémios e, para o celebrar, foi acrescentada uma coroa de louros à volta do símbolo da marca. Após a Segunda Guerra Mundial, o brasão sofreu uma revisão completa: os nós Savoy deram lugar – com o advento da República Italiana – a duas linhas onduladas, enquanto o brasão foi estilizado e feito de metal fundido, pintado numa única cor. A partir de 1950, a marca em latão esmaltado regressa ao 1900, substituída em 1960 por uma versão idêntica em plástico. Em 1972, com a abertura da fábrica Alfasud em Pomigliano d’Arco, as letras “MILANO” desaparecem. Ao mesmo tempo, a serpente Biscione é simplificada, deixando de se enrolar uma segunda vez. Em 1982, foi implementada uma nova estilização: a coroa de louros deu lugar a uma linha de ouro. Em 24 de junho de 2015, uma nova evolução do logótipo foi revelada durante o lançamento do Giulia no recém-inaugurado Museu Alfa Romeo.

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