O novo 100% elétrico BYD SEAL chega a Portugal para dar razão à emoção

O novo 100% elétrico BYD SEAL chega a Portugal para dar razão à emoção

A BYD, fabricante que terminou 2023 na liderança mundial de veículos movidos a novas energias (NEV), pelo segundo ano consecutivo, apresenta aos consumidores nacionais o BYD SEAL, um imponente e tecnologicamente revolucionário sedan 100% elétrico do segmento D.

Com o lançamento em Portugal do novo BYD SEAL a marca reforça o compromisso de tornar a condução elétrica atrativa, de alta tecnologia e inteligente, mais acessível aos condutores nacionais. Após o lançamento bem-sucedido do BYD HAN (sedan do segmento E), do BYD TANG (SUV do segmento E), do BYD ATTO 3 (SUV do segmento C) e do BYD DOLPHIN (hatchback do segmento C) em Portugal, a BYD acelera assim a sua presença no mercado automóvel 100% elétrico nacional com o lançamento do muito aguardado e totalmente novo BYD SEAL.

O impressionante BYD SEAL é um sedan desportivo e dinâmico do segmento D, o segundo da série BYD Ocean, que utiliza a nova linguagem de design “Ocean Aesthetics” da marca. O modelo dá razão à emoção com uma aparência elegante e desportiva, bem como com um elevado nível de conforto e funcionalidade para cinco ocupantes, um habitáculo espaçoso e uma excelente gama de equipamentos. Para além disso, o BYD SEAL apresenta várias inovações tecnológicas, que resultam em inúmeros benefícios que o distingue claramente dos seus concorrentes.

Tecnologia avançada Cell-to-Body

Tal como o BYD ATTO 3 e o recém-lançado BYD DOLPHIN, o novo BYD SEAL foi construído com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida exclusivamente para veículos 100% elétricos. Notavelmente, o BYD SEAL é o primeiro veículo a implementar a tecnologia altamente avançada Cell-to-Body (CTB) da BYD, que oferece uma diferença essencial e garante níveis excecionais de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço.

A tecnologia Cell-to-Body traduz-se no facto de a bateria ser incorporada em toda a estrutura do veículo. Esta, integra a cobertura superior do conjunto de baterias com a estrutura tradicional do piso da carroçaria. Isso forma uma estrutura tipo sanduíche, que incorpora a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso. Além disso, a arquitetura CTB utiliza uma estrutura de painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, aumentando ainda mais a segurança do veículo.

O sistema de baterias CTB serve não só como fonte de energia, mas também como componente estrutural. Tal contribui para a excecional rigidez torsional do BYD SEAL, com uns impressionantes 40.500 Nm/grau, que aumentam os limites de manobrabilidade e oferecem uma excelente plataforma para o conforto, o silêncio do habitáculo, a segurança e o desempenho. Além disso, a tecnologia CTB também melhora a utilização do espaço, uma vez que a bateria é combinada diretamente com a carroçaria, diminuindo a altura do veículo até ao solo em cerca de 15 mm. Ao mesmo tempo que reduz a altura da carroçaria, a tecnologia CTB aumenta a altura axial no interior do veículo, criando mais espaço interior. Isto permitiu que o BYD SEAL adotasse uma forma mais rebaixada e elegante, com melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual marcante, bem como mais capacidade no habitáculo.

A revolucionária bateria BYD Blade Battery

Tal como todos os veículos de passageiros da BYD comercializados na Europa, o BYD SEAL está equipado de série com uma bateria BYD Blade Battery, que é revolucionária em vários aspetos. A BYD tem sido pioneira na tecnologia de baterias durante mais de duas décadas. 28 anos depois, com mais de seis milhões de veículos movidos a novas energias (BEV+PHEV) produzidos para os clientes, a BYD está firmemente estabelecida como líder de mercado neste domínio. A sua revolucionária bateria BYD Blade Battery nasceu da investigação e desenvolvimento incessantes da marca e é considerada um grande avanço para a indústria dos veículos elétricos.

A bateria BYD Blade Battery foi desenvolvida internamente pela BYD com o objetivo principal de otimizar a segurança, a durabilidade, a longevidade, o desempenho e a utilização do espaço. A bateria é constituída por 172 células finas e alongadas que se assemelham efetivamente a lâminas. Além disso, a bateria Blade Battery utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, o que oferece um nível mais elevado de segurança e durabilidade em comparação com as baterias de iões de lítio convencionais.

As baterias LFP são 100% isentas de cobalto, um material que suscita preocupações éticas e ambientais na indústria mineira. Para além disso, as baterias de LFP são mais resistentes a temperaturas extremas. Têm uma melhor estabilidade térmica e são menos sensíveis às flutuações de temperatura, podendo suportar mais ciclos de carga e descarga sem praticamente nenhuma perda de capacidade. Este facto torna estas baterias particularmente duradouras. Com uma altura de apenas 110 mm para todo o conjunto de baterias, a BYD Blade Battery também contribui para a eficiência da estrutura do veículo e para a otimização do espaço interior do BYD SEAL.

Para além de todos os benefícios da tecnologia Cell-to-Body, o nível de segurança excecional da bateria BYD Blade Battery foi demonstrado, ao exceder os requisitos do exigente Teste de Penetração de Pregos (vídeo do teste). Este é o método mais rigoroso para testar as fugas térmicas da bateria e simular as consequências de um acidente rodoviário grave.

Adicionalmente, o BYD SEAL é fornecido de série com um sistema de bomba de calor de alta eficiência. Isto permite uma regulação eficiente da temperatura da bateria através do arrefecimento direto e do aquecimento direto do refrigerador, bem como o controlo da temperatura do habitáculo, com baixo consumo de energia. A bomba de calor também pode absorver o calor residual do Sistema Integrado de Propulsão Elétrica 8 em 1, podendo suportar temperaturas entre -30°C e +60°C. A tecnologia de bateria da BYD também inclui a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), permitindo que o BYD SEAL seja utilizado como fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos exteriores (potência total até 3000 W).

Autonomia e desempenho

A natureza progressista da BYD e do BYD SEAL vai para além da tecnologia Cell-to-Body e da Blade Battery. Por exemplo, o novo sedan desportivo utiliza o inovador sistema de tração elétrica 8 em 1. Este integra oito componentes-chave para propulsão, carregamento, controlo e gestão, permitindo à BYD criar soluções excecionais para a integração vertical na cadeia de fornecimento, otimizando significativamente a utilização do espaço e a eficiência energética.

Disponível em Portugal com dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, o novíssimo BYD SEAL é proposto com uma opção de duas unidades de tração, ambas com uma capacidade de bateria de 82,5 kWh. A versão monomotor com tração traseira (BYD SEAL Design) tem uma potência de 230 kW (313 cavalos) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. A autonomia está fixada em 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP). O BYD SEAL está também disponível com tração às quatro rodas (BYD SEAL Excellence-AWD) com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro (160 kW/217cv + 230 kW/313 cv), resultando numa potência total combinada de 390 kW (530 cv). Esta versão Excellence-AWD é um verdadeiro desportivo que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 s, enquanto a autonomia é fixada em 520 quilómetros (ciclo combinado WLTP).

Os clientes do BYD SEAL beneficiam de uma solução de carregamento boost de alta tensão, que permite um carregamento mais rápido. Esta tecnologia utiliza de forma inovadora o indutor do motor para substituir o indutor de impulso na solução de impulso original, para satisfazer a gama de tensão de 420-750V dos postos de carga, com carregamento DC de alta potência. Durante o processo de carregamento, o BYD SEAL reduz a geração de calor do conjunto de carregamento e distribuição, para um desempenho mais seguro.

O BYD SEAL disponibiliza, de série, um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alternada e pode ser carregado rapidamente num posto de carregamento ultrarrápido em corrente contínua com 150 kW. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 26 minutos.

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