Stellantis apresenta um crescimento sólido das vendas em 2023 no mercado europeu

Stellantis apresenta um crescimento sólido das vendas em 2023 no mercado europeu

Num setor ainda marcado por disrupções e transformações sem precedentes, com uma concorrência crescente alavancada por novos operadores, a Stellantis registou em 2023 um importante crescimento nas vendas, de 5,9% na Europa, considerando todos os segmentos e energias.

A Stellantis encerrou o ano comercial como vice-campeã em vendas no mercado europeu, garantindo uma quota de mercado de 18,4%. O domínio da Stellantis no segmento dos Veículos Comerciais LCV), com uma quota de mercado consistentemente superior a 30%, apoia a unidade de negócios Stellantis Pro One na sua liderança do setor.

A Stellantis registou resultados notáveis nos principais mercados europeus, com aumentos das vendas (VP+VCL) em relação ao ano anterior: +2,2% em França, +5% na Alemanha, +10,6% em Itália, +3,5% em Espanha e +16,8% no Reino Unido. Desempenho positivo também no resto da Europa, com crescimentos significativos nos mercados da Bélgica, Irlanda, Portugal (+17%) e Suíça. Foi, também, líder do mercado total em França, Itália e Portugal, e surgiu à cabeça do mercado eletrificado em França, Portugal e nos Países Baixos.

A Stellantis está a crescer rapidamente no mercado BEV, registando um aumento de 14% face a 2022, conquistando uma quota de mercado de 14,2% na Europa e liderando em vários dos segmentos desse mercado 100% elétrico. Aliás, as vendas BEV têm registado aumentos constantes de um trimestre para o seguinte, assegurando à Stellantis um lugar no pódio europeu. Modelos como o Fiat 500e, Opel/Vauxhall Corsa Electric, Peugeot e-208, Jeep Avenger e toda a gama VCL BEV (38,6% de quota de mercado) impulsionaram os resultados da Empresa.

“Ao refletirmos sobre o que foi um ano extraordinário, o nosso desempenho de vendas reafirma a nossa posição como concorrente indiscutível ao primeiro lugar”, disse Uwe Hochgeschurtz, Chief Operating Officer, Enlarged Europe, da Stellantis. “Não só marcámos o ritmo, como redefinimos a corrida, assegurando as posições cimeiras no mercado BEV. Este sucesso não é apenas um marco, é um testemunho do nosso compromisso inabalável em moldar o futuro elétrico, onde não seguimos apenas as tendências, mas criando-as. Estes resultados são a prova do trabalho árduo e da dedicação de toda a nossa equipa, bem como do forte apoio dos nossos funcionários e parceiros.”

No mercado UE29, os resultados globais indicam uma transição positiva de 2023 para o novo ano, espelhando a tendência geral verificada nos principais países europeus.

Principal construtor automóvel em França, a Stellantis destaca-se no mercado de veículos eletrificados, alcançando uma notável quota de 27,4%, crescendo significativamente em comparação com 2022 e superando o seu principal concorrente em 4 pontos no mercado BEV.

Em Itália, a Stellantis converteu-se no líder do mercado, terminando o ano de 2023 com uma dominante quota de 45,5% no negócio do mercado VCL. A Empresa está a reforçar a sua liderança na transição energética, com um em cada quatro veículos eletrificados e metade dos VCL 100% elétricos fabricados pela Stellantis.

Desempenho igualmente positivo na Alemanha, onde a Stellantis consolidou a sua posição de segunda maior empresa do setor. O Opel Corsa foi, pelo terceiro ano consecutivo, o veículo mais vendido no segmento B, atingindo o seu nível mais elevado de matrículas desde 2016. Além disso, a Stellantis liderou o mercado VCL pelo quarto mês consecutivo.

As conquistas da Stellantis estenderam-se a Espanha, mercado onde foi líder dos veículos eletrificados e onde assegurou posições de topo nas vendas de veículos híbridos plug-in e entre os VCL 100% elétricos.

No Reino Unido, a Stellantis cresceu em termos homólogos e a Vauxhall destacou-se como a terceira marca mais vendida no mercado de furgões, liderando o negócio de VCL elétricos, impulsionada pelo Vivaro Electric. Já a gama Corsa e o Mokka Electric dominaram como o citadino e o B-SUV elétrico mais vendidos deste mercado, respetivamente.

Em Portugal, a Stellantis foi líder do mercado total, do mercado VP, do VCL e do mercado eletrificado total, liderando também as vendas nos VCL elétricos. O Peugeot 2008 voltou a ser o automóvel mais vendido do mercado e, naturalmente, do segmento B. O Fiat 500 liderou o segmento A, o Peugeot 208 o B-Berlinas e o 308 SW o C-Carrinhas. O Peugeot Partner e o Citroën Berlingo Van foram os dois furgões mais vendidos no país.

Com a introdução de vários novos modelos em 2024, a Stellantis está no bom caminho para duplicar a sua oferta de modelos 100% elétricos na Europa até ao final deste ano. Como parte do seu plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Empresa continua empenhada na inovação, na sustentabilidade e na criação de valor para todas as partes interessadas.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot