A Audi entregou cerca de 1,9 milhões de veículos em 2023

A Audi entregou cerca de 1,9 milhões de veículos em 2023

A Audi entregou cerca de 1,9 milhões de automóveis em 2023. Os mais de 178.000 veículos totalmente elétricos entregues representam um aumento de 51% em comparação com 2022. A procura elevada serve de base sólida para um ano desafiador de transformação com um foco claro na mobilidade elétrica: um próximo e importante passo será a estreia mundial do Audi Q6 e-tron no final do segundo trimestre de 2024.

“A Audi é uma marca forte e focada num futuro elétrico”, afirma Gernot Döllner, CEO da Audi. “A elevada procura pelos nossos modelos serve como um bom indicador para o novo ano. Ao mesmo tempo, reconhecemos que 2024 será um ano desafiador devido ao aumento da concorrência e às incertezas económicas globais. O que torna ainda mais importante seguir um plano claro que aborde estes desafios e se concentre na rentabilidade dos nossos veículos. Em 2024 e 2025 iremos também reforçar e rejuvenescer o nosso portefólio com inúmeros novos modelos. A tónica será colocada nos nossos inovadores automóveis elétricos. Estamos também a conferir à marca um posicionamento robusto para os próximos anos com uma geração totalmente nova de modelos com motor a combustão e híbridos plug-in.”

Em 2023, a Audi aumentou as entregas em todas as regiões do mundo e registou um crescimento superior ao do mercado global. O forte incremento da procura por modelos totalmente elétricos, em particular, confirma o sucesso da estratégia de eletrificação da empresa.

Boa performance na Europa, nos EUA e na China

“Conseguimos aumentar as entregas em 2023 em mais de 17%”, afirma Hildegard Wortmann, Membro do Conselho de Administração para Vendas e Marketing da Audi. “Tal foi possível graças aos esforços da nossa equipa internacional e dos nossos concessionários em todo o mundo – obrigado pelo vosso desempenho impressionante! Assistimos a um forte crescimento, particularmente nos nossos principais mercados da Europa, EUA e China, enquanto continuamos a ganhar velocidade na eletrificação. Estamos a colocar em prática a nossa estratégia e a permitir que cada vez mais clientes a experimentem por si próprios.”

A procura por modelos elétricos é elevada: em 2023, a Audi entregou a clientes mais de 178.000 veículos totalmente elétricos (+51%), tendo havido uma procura particularmente forte pelo Q4 e-tron (+112%). A Audi continuará a impulsionar enfaticamente essa transformação em 2024. O lançamento mundial do Audi Q6 e-tron no final do segundo trimestre deste ano também marca a estreia da nova Premium Platform Electric (PPE), que foi desenvolvida especificamente para modelos elétricos. Ao Q6 e-tron seguir-se-ão outros lançamentos.

Graças, em parte, à regularização da disponibilidade de veículos, a Audi foi capaz de responder melhor ao aumento da procura de modelos de todo o seu portefólio ao longo do ano passado. Além dos modelos totalmente elétricos da marca, o Audi Q5 (332.000 unidades), o Audi A6 (267.000 unidades) e o Audi A4 (237.000 unidades) foram particularmente populares.

A Audi Sport entregou cerca de 48.000 veículos de alta performance em todo o mundo, o que representa um aumento de cinco por cento em relação ao ano anterior.

Na Europa, foram entregues cerca de 748.000 veículos (+20%), apesar do atual momento desafiante. Os modelos totalmente elétricos registaram o maior crescimento (+30%), com o Audi Q4 e-tron a liderar o percurso (+68%).

A Audi alargou a sua forte posição na Alemanha, aumentando as entregas no mercado doméstico em mais de 17%, para mais de 252.000 veículos. As entregas de modelos totalmente elétricos aumentaram cerca de 13%, para 32.000 unidades.

A Audi olha para os EUA como um mercado de futuro e de elevado potencial de crescimento. E os números de 2023 confirmam-no: com cerca de 229.000 entregas (+22%), o ano passado foi o melhor ano de vendas da marca até à data. A procura foi especialmente elevada entre os modelos totalmente elétricos, com as entregas a aumentarem cerca de 55 por cento para 25.000 unidades.

A Audi também registou um aumento das entregas na China, um mercado de grande importância: a marca entregou um total de mais de 729.000 automóveis a clientes na China e em Hong Kong, o que representa um aumento de mais de 13% em comparação com o ano anterior.

Em 2023, a Audi entregou cerca de 190.000 veículos (+19%) nos restantes mercados mundiais. Destes mercados, a Argentina (+109%), a Índia (+90%), o México (+32%) e a Austrália (+29%) são exemplos do registo de um forte crescimento.

Portugal com crescimento acima da média europeia

Portugal foi dos países europeus em que a Audi registou uma maior subida nas vendas: face a 2022, as 5.049 unidades entregues a clientes em 2023 representam acréscimo de 34,5%, destacando-se a elevada procura por modelo de propulsão elétrica, cujas 1.624 unidades vendidas representam uma subida de 90% relativamente ao ano anterior.

#anecrarevista  #anecra #atualidade #comprarcarro  #aftermarket  #reparação #aftermarket  #volkswagen  #volkswagenautoeuropa