Stellantis revela a plataforma STLA Large para BEV com uma autonomia de 800 quilómetros e a máxima flexibilidade para abranger uma ampla variedade de veículos

Stellantis revela a plataforma STLA Large para BEV com uma autonomia de 800 quilómetros e a máxima flexibilidade para abranger uma ampla variedade de veículos

A Stellantis N.V. apresentou a STLA Large, a sua plataforma totalmente nova, altamente flexível e nativa para veículos BEV, que constitui a base de uma vasta gama de futuros veículos para os mercados globais nos segmentos D e E. A plataforma permite várias capacidades líderes no segmento, como a capacidade de energia incorporada, a eficiência de carregamento, a dinâmica de alto desempenho e a condução fora de estrada Trail Rated. Os veículos baseados na STLA Large estão no centro da procura dos clientes nos principais mercados globais e serão utilizados em primeiro lugar no mercado norte-americano, nas marcas Dodge e Jeep®, seguidas de outras marcas, incluindo a Alfa Romeo, Chrysler e Maserati. Serão lançados oito veículos entre 2024 e 2026.

A plataforma STLA Large foi concebida com uma flexibilidade tecnológica sem precedentes, que permite maiores níveis de diversidade de veículos, qualidade de topo e satisfação do cliente a partir de um conjunto básico de componentes, bem como processos de fabrico robustos e eficientes em termos de custos que podem ser reproduzidos em várias unidades de produção. Os próximos produtos abrangerão um espetro completo de tipologia de veículos, desde automóveis a crossovers e SUV, todos eles proporcionando aos clientes as vantagens da propulsão elétrica com resposta instantânea de binário combinada com zero emissões. Os anúncios de produtos específicos de cada marca terão início este ano.

“Os nossos objetivos para as nossas plataformas STLA são ambiciosos, mas é disto que os nossos clientes precisam hoje em dia”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “A criação de uma família de veículos a partir de um conjunto de componentes bem concebidos e suficientemente flexíveis para abranger vários tipos de veículos e propulsões, superando o desempenho de qualquer um dos nossos produtos atuais, irá satisfazer os clientes de cada uma das nossas marcas icónicas. A flexibilidade e a agilidade desta plataforma são a sua imagem de marca e serão a força motriz do nosso sucesso na transição para a eletrificação na América do Norte.”

A STLA Large é uma das quatro plataformas globais de BEV, delineadas no EV Day 2021, que sustentam os futuros produtos da empresa e são fundamentais para alcançar os objetivos ambiciosos do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis. É a segunda plataforma a ser revelada após o lançamento da STLA Medium, a melhor da sua classe, em julho de 2023. A STLA Large será instalada em várias fábricas na Europa e na América do Norte e estará disponível em variantes multi-energia, incluindo híbrida e de combustão interna. As marcas icónicas da Stellantis adaptarão os veículos STLA Large às necessidades e desejos dos seus clientes, que vão desde os familiares aos de alto desempenho, passando pelos todo-o-terreno 4×4 altamente competentes e pelos modelos de luxo.

A flexibilidade inerente à plataforma permite aos engenheiros e designers ajustar a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a distância ao solo. Pode ser utilizada uma variedade de módulos de suspensão e de grupos propulsores para satisfazer os objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem a condução, o comportamento e o conforto. Os engenheiros podem ajustar as principais dimensões, como a distância entre o eixo dianteiro e o pé do condutor, os vãos dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para afinar as capacidades e a performance do veículo.

Ao empregar materiais avançados de alta resistência, a plataforma é otimizada em termos de peso e rigidez para permitir o melhor desempenho da sua classe em todo o espetro de tipo de veículos. Os componentes da plataforma são organizados de forma a maximizar o espaço interior utilizável e a sua capacidade de carga. Os principais componentes de conforto e desempenho, como o sistema de aquecimento/arrefecimento do habitáculo, a direção, a assistência à travagem e a propulsão, foram concebidos para minimizar o consumo de energia e aumentar a autonomia.

A flexibilidade inclui os sistemas de propulsão da plataforma monobloco. A STLA Large foi concebida e projetada como uma plataforma BEV nativa com a opção de arquiteturas elétricas de 400 e 800 Volts. Os módulos de acionamento elétrico (EDM) três em um, que incorporam o motor, o inversor de potência e o redutor de velocidade, podem ser instalados em configurações de tração dianteira, traseira e integral. O inversor de potência utiliza tecnologia de semicondutores de carboneto de silício para minimizar as perdas de potência. O desempenho do sistema de propulsão pode ser melhorado durante o tempo de vida do veículo através de atualizações de software sem fios.

Em função dos objetivos específicos do veículo, a STLA Large aceita melhorias na transmissão, tais como diferenciais de deslizamento limitado ou desconexões das transmissões que podem melhorar o desempenho ou reduzir a resistência mecânica para melhorar a eficiência e a autonomia. De um modo geral, a plataforma STLA Large tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V8 Hellcat atuais.

Ao considerar a importância de equilibrar a autonomia de condução e o custo, a plataforma inclui inicialmente opções de packs de baterias com classificações de energia entre 85 e 118 kWh. A STLA Large tem como objetivo uma autonomia global de 800 quilómetros para as berlinas e foi concebida para aceitar facilmente futuras tecnologias de armazenamento de energia quando estas estiverem disponíveis para produção.

A geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de proporcionar uma aceleração de 0-100 km/h na ordem dos 2 segundos. O carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh de energia por minuto ao conjunto de baterias de 800 Volts.

A STLA Large também suporta sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna sem comprometer as principais capacidades do veículo. A flexibilidade proporciona uma ponte para os clientes em todo o mundo durante a transição para a propulsão elétrica e o desenvolvimento de uma rede de carregamento robusta e amplamente disponível. A flexibilidade de conceção inclui configurações de montagem do motor transversais e longitudinais, suportando sistemas de tração dianteira, traseira e integral.

Principais características da STLA Large:

  • Amplitude do comprimento total: 4.764-5.126 mm
  • Amplitude da largura total: 1.897-2.030 mm
  • Amplitude da distância entre eixos: 2.870-3.075 mm
  • Amplitude da distância ao solo: 140-288 mm
  • Diâmetro máximo de pneu: 32,6″ (858 mm)

As quatro plataformas globais BEV da Stellantis – Small, Medium, Large e Frame – foram concebidas e projetadas para ciclos de vida prolongados através da permutabilidade da química das células da bateria, EDM, inversores de energia e controlo de software. A plataforma STLA Large suporta as tecnologias de veículos elétricos e definidas por software de última geração da Stellantis – STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive.

A Stellantis está a investir mais de 50 mil milhões de euros na eletrificação ao longo da próxima década para cumprir os objetivos de que 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e de 50% dos automóveis de passageiros e comerciais ligeiros vendidos nos Estados Unidos até 2030 sejam de veículos BEV. Para alcançar estes objetivos de vendas, a empresa está a assegurar aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o apoio de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis planeia ter 48 modelos BEV no mercado até 2024 e está no bom caminho para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

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