Vender carro? Especialistas recomendam esperar pela primavera

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O tempo de venda de um carro depende de vários fatores, como o tipo de veículo, a localização do mesmo e a situação do mercado. No entanto, escolher a altura certa do ano pode ajudar a vender o carro mais depressa. Uma empresa de dados automóveis, a carVertical, partilha conselhos sobre como escolher a melhor altura para vender um veículo e conseguir o melhor preço.

O mercado de veículos usados prospera na primavera

Na estação fria, os condutores não devem apressar-se a publicar os veículos nos portais de classificados. Ao que parece, é melhor esperar e vender o carro em março (altura em que as pessoas adquirem 8,2% dos relatórios de histórico automóvel gerados pela carVertical), abril (8,4%) ou maio (8,5%), o que sugere que a procura na primavera é maior do que nos meses mais frios.

O fim do verão e o início do outono também é uma boa altura para vender veículos. De acordo com os dados da empresa, é em agosto (9,1%) e em setembro (8,9%) que se registam mais aquisições de relatórios históricos na carVertical. Este facto não surpreende, já que há quem prefira comprar carro antes da chegada do inverno.

O timing faz toda a diferença

Escolher o momento certo pode acelerar a venda de um veículo e gerar mais lucro. Quando a procura é menor, os vendedores são muitas vezes forçados a negociar e a baixar o preço pedido.

Vender um descapotável a meio do inverno pode ser complicado – estes automóveis costumam atrair compradores na primavera e no verão.

“Pode ser a altura certa para comprar um veículo, mas não ser a altura perfeita para o vender. A procura sazonal pode muitas vezes fazer pender a balança das negociações para o interesse do comprador, já que alguns veículos podem exigir despesas adicionais de manutenção e conservação durante os meses de inverno”, explica Buzelis.

Durante a época festiva, as pessoas adiam as grandes compras

Os meses de dezembro e janeiro são os mais difíceis para a venda de um automóvel. A maioria das pessoas poupa dinheiro para as despesas da época festiva e evita grandes compras. Após a época festiva, muitos precisam de tempo para recuperar e retomar as poupanças, o que resulta em menos transações no mercado de veículos usados.

A situação económica também tem um grande impacto na confiança dos consumidores. Em tempos de crise, inflação ou incerteza económica, as pessoas adiam compras importantes, como imóveis e veículos.

De acordo com a carVertical, o mês de dezembro é responsável por apenas 7,6% das verificações anuais de automóveis. No entanto, como salienta Buzelis, um carro usado que esteja em bom estado e tenha um historial limpo pode ser vendido rapidamente, já que a procura de veículos bem conservados é maior do que nunca. Fornecer aos potenciais compradores um relatório do historial também pode ajudar a vender o automóvel mais depressa, ao promover um sentimento de confiança e transparência.

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