Os registos de automóveis puramente eléctricos e híbridos aumentarão na Europa e nos EUA atingindo uma quota de mercado de 50% em 2025 e de 80% em 2030

Os registos de automóveis puramente eléctricos e híbridos aumentarão na Europa e nos EUA atingindo uma quota de mercado de 50% em 2025 e de 80% em 2030

Depois de dois anos de crescimento mais contido à escala global, devido a factores como problemas nas cadeias de abastecimento e flutuação dos preços da energia, espera-se que 2024 seja o ano em que a mobilidade elétrica continuará, em termos globais, a profissionalizar-se e a ganhar destaque em cada vez mais segmentos.

É o que prevê o Previsão Global da Mobilidade Elétrica 2024, desenvolvido pela Juice Technology, uma das empresas líderes mundiais na conceção e comercialização de soluções de carregamento para veículos elétricos, e pela Future Matters, empresa especializada em prospetiva, transformação digital e mobilidade elétrica.

Quatro tendências que irão moldar a mobilidade elétrica a partir de 2024:

1 Boas notícias para os registos na Europa e nos EUA

Prevê-se que a percentagem de veículos elétricos (híbridos e exclusivamente elétricos) nos novos registos na Europa e nos EUA aumente para 50% até 2025 e para 80% até 2030. Esta previsão será impulsionada principalmente pela crescente disponibilidade de veículos elétricos a preços atractivos concebidos por novos fabricantes de VE dos EUA, da China e de outros países asiáticos.

O estudo considera que este desenvolvimento pode ser ameaçado se forem aplicadas políticas desfavoráveis ou fortes pressões de grupos de pressão (por exemplo, pela indústria do petróleo e do gás) com o objetivo específico de impedir ou abrandar a mobilidade elétrica.

2 Frotas e empresas, actores em crescimento

Enquanto no passado os veículos elétricos atraíam principalmente clientes particulares, o crescimento do segmento de frotas comerciais e empresariais está a tornar-se cada vez mais notório. Estima-se que a percentagem de registos destes veículos cresça dos actuais 15% para 45% até ao final de 2025, a nível mundial.

Esta tendência, que abrange todos os sectores de frotas comerciais (desde os veículos de empresa até aos veículos utilitários e de aluguer), é impulsionada por considerações ecológicas (compromissos ESG e objectivos de CO2). Mas as razões económicas também ganharão peso, por duas razões: em primeiro lugar, a oferta de veículos elétricos de gama média começa a crescer e, em segundo lugar, o TCO (“Total Cost of Ownership”, custo total de propriedade) começa a ser considerado, o que implica que, a longo prazo, o veículo elétrico pode levar a poupanças de custos devido, entre outras razões, a custos de manutenção mais baixos do que no caso dos veículos de combustão.

3 Tarifas mais baratas a médio e longo prazo, condicionadas por uma maior quota de energias renováveis.

Num futuro próximo, é de esperar que os preços da energia desçam e que as tarifas variáveis de energia se tornem cada vez mais disponíveis. Tal será determinado pela quota crescente das energias renováveis no cabaz energético.

4 Os sistemas inteligentes de gestão da carga estão a tornar-se cada vez mais importantes.

Os automóveis estão a assumir um papel fundamental na estabilidade da rede elétrica local, como elemento ativo na atenuação dos picos de carga. A condição prévia para tal é uma distribuição eficiente da corrente disponível através de sistemas de carregamento inteligentes.

A gestão dinâmica da carga será, portanto, um pré-requisito para todas as estações de carregamento lançadas no mercado e um tópico de grande importância para todas as partes interessadas (fabricantes de veículos, operadores de rede e clientes).

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