Hyundai e Whitney Museum anunciam parceria de 10 anos para apoiar um novo projeto de exposição ao ar livre e a Whitney Biennial

A view of the Whitney Museum from the High Line , maio 2014. Fotografia de Timothy Schenck

A Hyundai e o Whitney Museum of American Art anunciaram hoje uma nova parceria de 10 anos que permite aos artistas testar as suas aspirações e incubar a sua criatividade. A Hyundai apoiará uma comissão anual localizada no amplo terraço do quinto andar do museu, para além de apoiar a Whitney Biennial.

O projeto de exposição ao ar livre recentemente concebido, a Hyundai Terrace Commission, oferece uma plataforma inovadora para os artistas experimentarem, responderem ao espaço e ao bairro e mostrarem o seu trabalho ao mundo. Concebida por Renzo Piano, o arquiteto do edifício Whitney no Meatpacking District de Nova Iorque, e originalmente designada por “Plataforma de Teste”, a maior galeria exterior do museu é um espaço flexível e dinâmico que permite aos artistas realizar instalações monumentais e de grande escala.

“A Hyundai vai juntar-se ao Whitney, um museu dedicado a apoiar a experimentação artística, para abraçar as complexidades do nosso presente, convidando artistas visionários a partilhar perspetivas das suas comunidades”, afirmou Euisun Chung, Presidente Executivo do Hyundai Motor Group. “Esperamos ansiosamente que esta parceria plurianual entre a Whitney Biennial e a Hyundai Terrace Commission amplifique diversas vozes, moldando o nosso futuro coletivo através de explorações sem limites.”

Durante a última década, a Hyundai aprofundou as suas parcerias com museus e organizações, apoiando iniciativas visionárias a nível global. Desde a sua criação, o Whitney tem apresentado artistas emergentes ou relativamente desconhecidos a um público mais vasto e continua a ser uma força poderosa na arte moderna e contemporânea. Esta nova parceria entre a Hyundai e o Whitney expande o compromisso partilhado de apresentar a arte e as ideias mais relevantes do nosso tempo e de abrir debates para audiências de todo o mundo. Esta é uma das parcerias corporativas globais mais longas e expansivas até à data para o museu.

“É uma honra fazer parceria com a Hyundai, uma organização com um histórico dedicado de apoio à inovação nas artes”, disse Scott Rothkopf, Diretor Alice Pratt Brown do Whitney Museum. “Os nossos terraços exteriores são um elemento de design caraterístico da visão de Renzo Piano para o Whitney – uma interface entre o museu, a comunidade de Nova Iorque e o vizinho Rio Hudson e High Line. Com o generoso apoio da Hyundai à Whitney Biennial e à Hyundai Terrace Commission, podemos agora concretizar o verdadeiro potencial da nossa maior ‘galeria exterior’, permitindo aos nossos curadores e artistas sonhar em grande e testar os limites da criatividade.”

Com o apoio da Hyundai, a Hyundai Terrace Commission do Whitney dá aos artistas e curadores a oportunidade de ultrapassarem os limites, inovarem as suas práticas e darem vida às suas visões. O museu apresentará uma rotação de comissões anuais específicas para cada local, que incluem instalações ao ar livre, esculturas, performances e projetos multimédia. Para além de apoiar a Hyundai Terrace Commission, a empresa será também o parceiro de apresentação da Whitney Biennial, alinhando a marca com a apresentação mais inovadora e emblemática do Whitney da arte americana contemporânea mais importante da atualidade.

Whitney Biennial 2024: Even Better Than the Real Thing abre a 20 de março de 2024, e é a octogésima primeira edição da série de exposições de referência do museu, o mais longo levantamento da arte americana. Durante os anos da Bienal (a cada dois anos), o espaço do terraço do quinto andar apresentará o trabalho de um artista para a Hyundai Terrace Commission em conjunto com a exposição de maior dimensão da Bienal. A primeira Hyundai Terrace Commission será lançada na primavera de 2024, em sintonia com a Whitney Biennial 2024.

#anecrarevista #veículoselétricos #Hyundai #HyundaiPortugal #IONIQ5  #anecra #atualidade