A BASF Coatings está a intensificar as suas iniciativas para orientar os critérios de sustentabilidade para a indústria global de repintura.

A BASF Coatings está a intensificar as suas iniciativas para orientar os critérios de sustentabilidade para a indústria global de repintura.

A divisão de Revestimentos da BASF está envolvida em discussões com parceiros da indústria, incluindo associações industriais, seguradoras, fornecedores de mão de obra, operadores de frotas e de leasing, bem como oficinas, para estabelecer um padrão de certificação global na indústria de repintura automóvel e para gerir a crescente procura de reparações sustentáveis. Para o efeito, é necessário criar uma norma uniforme baseada em critérios comprovados. Os critérios fornecerão orientações às oficinas sobre como se tornarem mais sustentáveis e também as ajudarão a prepararem-se para os crescentes requisitos legais, como a comunicação das emissões de CO2.

“Vemos que a importância da sustentabilidade é cada vez mais reconhecida no nosso sector, mas falta-lhe um conjunto uniforme de ferramentas que lhe permita fazê-lo de uma forma abrangente. Na BASF, continuamos a promover ativamente a sustentabilidade com os nossos produtos e soluções digitais para que “Os nossos clientes possam tomar decisões mais informadas e responsáveis. Ao utilizar tecnologias e materiais sustentáveis, as empresas podem poupar energia e CO2, reduzir os seus próprios custos e contribuir para a redução de resíduos”, explica a Dra. Rahel Reichmann, Diretora de Sustentabilidade da BASF Global Automotive Refinish Coatings Solutions.

Em 2023, foram realizados os primeiros diálogos sobre os critérios para uma norma de sustentabilidade independente para todo o setor com as partes interessadas relevantes do setor. A norma baseia-se num catálogo de critérios quantitativos e qualitativos dos domínios da ecologia, economia e questões sociais. Com base nestes critérios, será avaliado o nível de sustentabilidade do seminário. Aspectos como a redução das emissões de CO2, o tratamento eficiente e rentável de resíduos e recursos durante o processo de reparação automóvel e a criação de valor económico e social são considerados para garantir que as oficinas possam posicionar-se com sucesso a longo prazo. A BASF já começou a testar estes critérios com oficinas-piloto na Alemanha.

Em fevereiro de 2024, as partes interessadas relevantes da indústria reunir-se-ão num evento na TÜV Rheinland, em Colónia, na Alemanha. O objetivo é chegar a acordo sobre uma abordagem conjunta que funcione para todos os intervenientes do sector. O ponto de partida é o mercado alemão, com o objetivo de alargar a norma à Europa e, eventualmente, alcançar uma dimensão global.

“Para nós, é importante alcançar um resultado significativo na exigente seleção de critérios, que também seja viável para as empresas. Esta exigência clara vem da indústria e esperamos que haja mais parceiros interessados que queiram ajudar a dar forma a esta tarefa”, explica o Dr. Markus Piepenbrink, Global Sustainability da BASF Coatings.

Ao mesmo tempo, a BASF Coatings testará os critérios de sustentabilidade como parte da sua solução comercial digital “Body Shop BOOST” com clientes e parceiros nos países-piloto da Suíça e da Áustria. O objetivo do projeto-piloto é mostrar a situação atual das oficinas em termos do seu nível de sustentabilidade e fornecer feedback para continuar a desenvolver e aperfeiçoar os critérios da norma de sustentabilidade prevista.