Honda junta-se a homenagem ao piloto Paulo Gonçalves em inauguração de escultura e parque em Esposende

Honda junta-se a homenagem ao piloto Paulo Gonçalves em inauguração de escultura e parque em Esposende

No passado dia 10 de fevereiro, Esposende recebeu a cerimónia de inauguração da escultura em homenagem ao piloto Paulo “Speedy” Gonçalves, um projeto com iniciativa do Município, e que contou com o apoio da Honda Automóveis, através de uma parceria com o escultor Paulo Maria e a Associação Speedy Forever.

De forma a celebrar a vida e os feitos extraordinários do piloto, o escultor Paulo Maria idealizou uma obra com mais de cinco metros de altura e oito toneladas, composta por mais de 27 600 peças mecânicas recicladas, oferecidas por todos os que quiseram ajudar a que o legado do ícone do motociclismo perdurasse no tempo. A obra retrata Speedy Gonçalves na sua mota e assume o dobro do tamanho do piloto, reforçando a essência da paixão e habilidade do mesmo.

Durante o processo criativo, o escultor viajou de norte a sul do país ao longo de três meses ao volante de um Honda Jazz Crosstar Hybrid, cedido pela Honda Automóveis, para recolher componentes e materiais para a criação desta composição que imortaliza a memória de Paulo Gonçalves, motociclista de ralis que faleceu em 2020, na sequência de um acidente na 42ª edição do Rali Dakar.

“Mais do que uma estátua, esta obra é uma escultura porque o Paulo era gigante e uma estátua representa a realidade das pessoas e uma escultura pode ser aquilo que nós quisermos que seja e nós queremos, para Esposende, que ela seja gigante. Estão ali duas vezes e meia o tamanho do Paulo e ainda assim é pequena demais para aquilo que o Paulo sempre nos deu”, referiu Paulo Maria, autor da homenagem. “O Paulo sempre voou nas asas da Honda e a Honda deu-me um apoio enorme nestes 20 mil quilómetros que percorri durante três meses”, acrescentou.

A escultura está localizada na parte nascente da cidade, junto à Estrada Nacional 13, integrada no novo Parque Paulo Gonçalves.

#anecrarevista #anecra #aftermarket #atualidade #duasrodas