Stellantis atinge um lucro de €18,6 mil milhões em 2023

A Stellantis e a sua Rede de Concessionários na Europa formalizam a assinatura de novos contratos

A Stellantis N.V. comunicou na passada quinta-feira os resultados recordes para o ano de 2023. As receitas líquidas cresceram 6% em relação ao ano anterior para 189,5 mil milhões de euros, o lucro líquido aumentou 11% para 18,6 mil milhões de euros e os free cash flows industriais aumentaram 19% em relação ao ano anterior para 12,9 mil milhões de euros. As vendas mundiais de BEV aumentaram 21% em relação ao ano anterior e as vendas de LEV aumentaram 27% em relação ao ano passado, com os PHEV nos EUA no primeiro lugar(3) e os LEV no segundo lugar também nos EUA(3). Os resultados estão em linha com os objetivos do Dare Forward 2030.

Receitas líquidas de 189,5 mil milhões de euros, um aumento de 6 % em relação a 2022, com um aumento de 7 % nos volumes das entregas consolidadas

Com base no impulso de 2023, a administração observa que uma série de fatores poderia criar um cenário de receita favorável em 2024, incluindo redução de fornecimento e restrições logísticas, estabilização e potencialmente redução das taxas de juros e os benefícios da expansão esperada da oferta de produtos da empresa. A empresa reitera um compromisso mínimo de margem de lucro operacional ajustado (AOI) de dois dígitos em 2024, bem como um free cash flow industrial positivo, apesar das incertezas macroeconómicas.

Enquanto se aguarda a aprovação dos acionistas, a Stellantis propõe pagar um dividendo de 1,55 euros por ação ordinária, um aumento de aproximadamente 16% em relação ao ano anterior. A Stellantis também executará um programa de recompra de ações no mercado aberto de 2024 no valor de 3,0 mil milhões de euros, que inclui 0,5 mil milhões de euros de ações recompradas para servir a compensação baseada em ações e a compra de ações de funcionários, em 2024.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot