Lancia revela o logótipo HF

Lancia revela o logótipo HF

“Por ocasião da estreia do filme “Race for Glory” nas principais salas de cinema italianas, tenho o prazer de revelar o novo logótipo HF, o qual fará a sua estreia no novo Lancia Ypsilon HF, antes de ser utilizado nas futuras versões de alta performance da marca. Após a apresentação do novo Lancia Ypsilon, o primeiro automóvel da nova era da marca, damos hoje mais um passo em frente no caminho do seu Renascimento, para enfatizar a alma mais brutal e radical da marca e o seu compromisso de se concentrar em modelos de performance, revivendo um sonho que impressionou imensas pessoas em todo o mundo. O orgulho no glorioso passado desportivo da marca tem sido uma das inspirações para os futuros modelos Lancia: basta olhar para os faróis traseiros redondos do novo Ypsilon para recordar os do Stratos, um dos primeiros automóveis Lancia a exibir o logótipo HF”, afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia. E acrescenta: “Voltaremos aos Ralis? Estamos a trabalhar nisso”.

O novo logótipo HF e o Lancia Ypsilon HF

O Lancia Centro Stile reinterpretou o logótipo original HF, tornando-o contemporâneo. Em particular, as cores do logótipo HF, branco, vermelho e preto, foram reutilizadas, sem acrescentar elementos gráficos, mas simplificando-os e tornando-os mais puros, respeitando as geometrias inconfundíveis da marca Lancia. As cores são as do logótipo oficial do Fulvia Coupè de 1966, enquanto a inclinação das letras é a do logótipo do Lancia Delta dos anos 90 para exprimir velocidade e radicalidade.

O novo logótipo HF assume a abordagem Progressive Classic porque, num equilíbrio perfeito entre o passado e o futuro, todos os elementos distintivos da marca histórica, compostos pelo pequeno elefante e pelo acrónimo, são agora reinterpretados para serem projetados no futuro. Os elementos constitutivos da marca são símbolos da herança Lancia agora simplificados, tanto em termos de linhas como de formas, criando um novo equilíbrio capaz de exprimir inovação, qualidade e o espírito italiano com um toque de ecletismo.

O requinte artesanal do logótipo beneficia hoje dos avanços tecnológicos alcançados ao longo dos anos. O Lancia Ypsilon HF terá uma suspensão rebaixada, vias alargadas, será 100% elétrico com um motor de 240 cavalos e disporá de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

O logótipo HF e a Squadra Corse Lancia

O logótipo HF foi introduzido pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Genebra, quando um grupo de apaixonados proprietários de automóveis Lancia fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (Hi-Fi significa High-Fidelity), reservado para aqueles que compraram pelo menos seis automóveis Lancia novos. As iniciais HF apareceram pela primeira vez em alguns modelos desportivos Lancia, como o Flaminia Pinin Farina Coupé, o Flaminia Sport Zagato e o Flavia Coupé.

Alguns anos mais tarde, em fevereiro de 1963, Cesare Fiorio, em conjunto com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia, fundou a HF Lancia Racing Team. O logótipo escolhido para a Racing Team consiste nas letras maiúsculas HF, brancas sobre um fundo preto, com quatro elefantes vermelhos a correr como mascotes e a inscrição em maiúsculas SQUADRA CORSE, branca sobre um fundo vermelho, por baixo.

O lendário Fulvia Coupé HF de 1966 foi o primeiro a apresentá-lo, recordado pelas suas inúmeras vitórias em ralis, seguido pelo imbatível Stratos HF de 1974 a 1978, o Delta Turbo em 1983 e, finalmente, o Delta 4WD, o Delta Integrale e o Delta HF Integrale Evolution.

Inúmeros foram os sucessos dos automóveis Lancia HF desde o nascimento da HF Lancia Racing Team. Em 1972, o Fulvia HF venceu o Campeonato Internacional de Construtores, que se tornou no Campeonato Mundial de Ralis a partir do ano seguinte; uma competição que viu o mesmo Fulvia HF e o Stratos HF triunfarem em 1974 e o Stratos HF no biénio 1976-1977, culminando nos seis títulos consecutivos conquistados entre 1987 e 1992 pelo icónico Delta HF com tração integral, um modelo capaz de se destacar em várias versões, 4WD, 8v, 16v e Evolution.

A origem do símbolo do pequeno elefante, entre a lenda e a realidade  

Entre a lenda e a realidade, diz-se que, já em 1953, o pequeno elefante foi escolhido como amuleto da sorte por Gianni, filho de Vincenzo Lancia e Diretor-Geral do fabricante de automóveis de 1949 a 1955. O significado seria atribuído à ideia de que, uma vez lançados numa corrida, os elefantes são imparáveis. O símbolo do paquiderme galopante, inicialmente representado a azul e depois a vermelho, parece provir da mitologia oriental, como símbolo de boa sorte e de vitória, desde que seja representado com a tromba estendida para a frente.

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