Relatório de sustentabilidade Škoda Auto 2023 atualização da estratégia ESG e avanços para um futuro mais sustentável

Relatório de sustentabilidade Škoda Auto 2023 atualização da estratégia ESG e avanços para um futuro mais sustentável

O Relatório de Sustentabilidade da Škoda Auto de 2023 apresenta uma visão geral e abrangente da estratégia de sustentabilidade da marca, destacando as iniciativas e progressos nas áreas ambientais, sociais e de governação (ESG). A marca está empenhada em reduzir o impacto ambiental das suas operações, ao mesmo tempo que se compromete a valorizar os ecossistemas locais e oferecer ajuda humanitária internacional, apoiando indivíduos, comunidades e desenvolvimento regional nas instalações de Mladá Boleslav, Vrchlabí e Kvasiny. Para além destes tópicos, o relatório inclui informações sobre a governação empresarial, as políticas de cultura da empresa e a implementação de ferramentas de integridade.

Karsten Schnake, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para Compras e Sustentabilidade, explica: “Este ano, apresentamos pela primeira vez o Relatório de Sustentabilidade, juntamente com o Relatório Anual. Esta abordagem organiza a informação, dando o merecido destaque aos nossos objetivos de sustentabilidade e compromissos sociais, e é crucial para um relatório consistente, transparente e detalhado nos principais tópicos de ESG, para todos os nossos parceiros.”

GreenProduction: medidas abrangentes para reduzir o impacto ambiental da empresa

A Škoda Auto trabalha para atingir progressos significativos para uma produção neutra em carbono nas suas três fábricas checas até 2030. No outono de 2023, a empresa implementou um sistema de energia solar no telhado da fábrica principal, em Mladá Boleslav, capaz de produzir anualmente mais de dois gigawatts-hora (GWh) de eletricidade sem emissões e com uma área superior a 10.000 m2.

Para determinar a pegada ambiental dos seus processos de fabrico, a marca introduziu o sistema de “Redução do Impacto Ambiental da Produção (UEP)”. Este indicador foi concebido para medir as reduções na utilização de energia, emissões de CO2, utilização de água, produção de resíduos e a emissão de compostos orgânicos voláteis (COV), por veículo fabricado. Assim, é possível aferir que em 2023, as fábricas checas diminuíram o consumo de água por cada veículo produzido em 37,7%, face a 2010, e o consumo de energia em 38,8%, passando para 1,38 MWh durante o mesmo período. Até 2025, a Škoda Auto pretende reduzir o UEP geral em 52,5%, também comparando com 2010.

GreenProduct: maior utilização de materiais reciclados

Em linha com a economia circular e graças à excelente relação com os seus fornecedores, a Škoda Auto utiliza, cada vez mais, materiais naturais, reciclados e recicláveis na produção dos seus veículos. O novo Superb é exemplo disso mesmo, com os têxteis dos bancos e dos revestimentos das portas em poliéster 100% reciclado e o raspador de gelo na tampa do depósito e o guarda-chuva na porta feitos de materiais sustentáveis. Assim, a marca pretende aumentar cada vez mais a utilização de materiais reciclados nos próximos modelos e, a partir de 2025, duplicar a quantidade de plásticos reciclados para aproximadamente 40 kg por veículo.

GreenRetail: valorização da sustentabilidade em toda a rede de concessionário e serviços

Como membro do Grupo Volkswagen, a Škoda Auto está integrada na iniciativa goTOzero, um guia de orientação rumo à neutralidade carbónica da rede de vendas e serviços. Até 2030, a marca pretende reduzir a pegada de carbono das suas redes de concessionários e serviços autorizados num mínimo de 30% em relação aos níveis de 2020. Especificamente, a estratégia centra-se na maximização da recuperação de resíduos, na redução do consumo de energia e na utilização da água da chuva.

Sistema de classificação S: a estrutura para um fornecimento responsável

Com o sistema de classificação S, a Škoda Auto classifica os seus fornecedores, baseada numa série de medidas-chave obrigatórias em áreas críticas como a proteção ambiental, os direitos humanos, os direitos laborais, as práticas comerciais transparentes, a conduta justa no mercado e a integração de critérios de sustentabilidade nas operações e processos organizacionais. Assim, em 2023, 90% do volume de negócios da Škoda Auto (com base no volume de negócios total dos últimos 12 meses) foi junto de fornecedores que obtiveram a classificação de sustentabilidade mais elevada.

Forte envolvimento social com pessoas e comunidades

A Škoda Auto preocupa-se cada vez mais com a responsabilidade social empresarial, particularmente através de iniciativas de apoio aos ecossistemas locais, como por exemplo, o programa Krakonoš Gardens, estabelecido pelo Škoda Auto Endowment Fund, que promove a diversidade biológica nas áreas circundantes às suas instalações em Mladá Boleslav, Kvasiny e Vrchlabí. Sob o lema #ŠkodaAutoHelps, a marca alargou a ajuda humanitária aos refugiados de guerra da Ucrânia e, após o devastador terramoto que afetou partes da Turquia e da Síria em fevereiro de 2023, o Grupo Volkswagen, incluindo a Škoda Auto, doou um milhão de euros em ajuda humanitária imediata. Ainda no âmbito deste apoio, o Volkswagen Group e parceiros regionais forneceram 75 casas-contentoras para ajudar as famílias dos seus importadores nas regiões afetadas da Turquia.

Promover o respeito, a diversidade e a inclusão

A Škoda Auto promove uma cultura de aceitação, oportunidades equitativas, diversidade e cooperação respeitosa. Deste modo, compromete-se a aceitar a diversidade e inclusão no Next Level – Škoda Strategy 2030, destacando algumas medidas adicionais na Diversity Strategy 2030. Em 2023, o Škoda Enyaq Coupé Respectline, desenvolvido pelos funcionários da Škoda Auto, salienta a dedicação da empresa em promover a diversidade, igualdade de direitos, justiça e inclusão.

No Relatório Anual da empresa, destacam-se resultados noutras áreas-chave, tais como Desenvolvimento Técnico, Aprovisionamento, Produção, Logística, Vendas e Marketing e o desempenho financeiro da Škoda Auto.

O último Relatório de Sustentabilidade da Škoda Auto e o Relatório Anual 2023 estão disponíveis para download no site Škoda Reporting 2023 e no microsite de sustentabilidade.

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #maismobilidade #ambientes