Stellantis regista um forte crescimento no primeiro trimestre de 2024 nos mercados europeus total e eletrificado

Stellantis regista um forte crescimento no primeiro trimestre de 2024 nos mercados europeus total e eletrificado

A Stellantis confirma a sua trajetória ascendente de vendas ao longo dos primeiros meses de 2024. Na região UE29, a Stellantis apresenta, no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 5,4% nos volumes (VP+VCL) em relação ao ano anterior, garantindo uma quota de mercado de 19,2%, ou seja, 0,9 pontos acima do ano de 2023. Esta conquista reflete o desempenho do ano anterior, apesar da ausência de incentivos à compra em muitos mercados europeus relevantes.

Em França, a Stellantis mantém a sua posição de liderança de vendas com uma quota de mercado combinada VP+VCL de 32,4% no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 0,3 pontos percentuais em relação a 2023. As matrículas também aumentaram 7,3%, solidificando ainda mais o domínio da Stellantis com uma vantagem de 7,5 p.p. sobre o seu principal concorrente. Em Itália, a Stellantis apresenta um aumento de 4,3% nas vendas (VP+VCL) em relação ao ano anterior, mantendo a sua posição de líder de mercado. Em particular, seis modelos da Stellantis estão entre os dez mais vendidos, incluindo o sempre popular FIAT Panda que assegura a posição nº 1 e o Citroën C3 que completa o pódio.

Na Alemanha, a Stellantis regista um crescimento notável de 22,7%, resultando num aumento da quota de mercado de 2 pontos percentuais para 13,9%. Além disso, a Stellantis é responsável por mais de um quinto dos automóveis de passageiros e veículos comerciais vendidos em Espanha durante o primeiro trimestre de 2024, fechando o trimestre com uma quota de mercado de 20,4% e afirmando a sua liderança no mercado espanhol. No Reino Unido, a Stellantis alcança um crescimento de 18,7% no primeiro trimestre, com a sua quota de mercado a subir 1 ponto percentual para 14,7%. Em Portugal, a Stellantis é responsável por mais de um quarto dos automóveis de passageiros e veículos comerciais vendidos no país durante o primeiro trimestre de 2024, fechando estes três meses com uma quota de mercado de 29,5% e afirmando a sua liderança no mercado português. A PEUGEOT lidera o mercado e a Citroën ascende à 3ª posição. Em vários outros países europeus, o crescimento das vendas é igualmente significativo.

A unidade de negócio Stellantis Pro One de Veículos Comerciais mantém a sua liderança no mercado europeu com uma quota de 30% e um aumento de volume de 11,1% em relação ao ano anterior. Este crescimento estende-se a quase todos os países europeus, revelando uma renovação sem precedentes, com a Stellantis a tornar-se o primeiro fabricante de veículos comerciais a oferecer 12 modelos em todos os segmentos.

Uwe Hochgeschurtz, Diretor de Operações da Stellantis, Europa Alargada, comentou: “Os números de vendas do primeiro trimestre de 2024 sublinham o desempenho consistente das nossas marcas e da nossa linha de produtos na Europa. Devemos estes resultados à confiança inabalável dos nossos clientes nos nossos produtos e marcas. Em 2024, continuamos empenhados em manter esta dinâmica, com a introdução de vários produtos novos e entusiasmantes ao longo do ano para alcançar o primeiro lugar”.

No mercado dos BEV (VP+VCL), a Stellantis continua a crescer, com um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior e um aumento de 8,2% nos dez principais mercados, conquistando uma quota de mercado de 14,4% no primeiro trimestre, no mercado EU29. A Stellantis também lidera em vários segmentos de BEV, assegurando posições de pódio em vários grandes mercados europeus. Em França, os volumes de BEV registam um crescimento de dois dígitos (+54%), atingindo uma notável quota de mercado de 35,7%, mais 7,2 pontos percentuais do que no ano anterior. Observam-se também aumentos significativos de volume no Reino Unido, em Portugal e na Polónia.

Hochgeschurtz acrescentou ainda: “O excelente desempenho das vendas de veículos elétricos em França realça o potencial deste segmento quando apoiado por incentivos à compra. À medida que nos esforçamos por tornar os veículos elétricos acessíveis a todos através do nosso plano estratégico Dare Forward 2030, é essencial um esforço coletivo de todas as partes interessadas para uma adoção generalizada e uma mobilidade sustentável.”

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot