Conseguir mais com menos Mewa aposta em processos sustentáveis

Conseguir mais com menos Mewa aposta em processos sustentáveis

A Terra está sob pressão e as empresas têm um papel fundamental no desenvolvimento de soluções sustentáveis. A responsabilidade pela economia está a crescer, já que os clientes dão preferência a fornecedores responsáveis. O conceito de reutilização do prestador de serviços têxteis Mewa enquadra-se perfeitamente nesta tendência global: A Mewa oferece aos clientes B2B panos de limpeza ultra-absorventes com serviço completo, segundo a máxima da empresa “utilizar sem possuir”. O que faz com que este modelo de negócio seja sustentável? O princípio da reutilização, o sistema circular com produtos de longevidade, assim como a inteligente gestão da tecnologia de processos e distribuição. Só pelo facto de utilizar os panos de limpeza Mewa, a pegada de CO2 é, em média, três a seis vezes inferior à dos panos de limpeza descartáveis. Este é o resultado de um cálculo efetuado pela consultora Climate Partner. Com o objetivo de reduzir a sua própria pegada ecológica passo a passo, a Mewa está focada em tecnologia amiga do ambiente.

Lavagem com utilização mínima de recursos

Na Mewa, os processos estão orientados para a poupança de recursos. Matthias Zoch, Diretor de Engenharia do Ambiente e de Processos da empresa, explica: “Em cada fábrica da Mewa lavam-se, em média, 350 toneladas de panos de limpeza por mês. Para termos uma ideia: numa máquina de lavar-roupa doméstica cabem apenas sete quilos de roupa. Assim, é evidente o impacto ambiental que a redução de água potável, energia ou detergente tem para nós, por mais pequena que seja em termos percentuais.” Para gastar menos água, reutilizamos o maior número de vezes possível a água de processos de lavagem anteriores. Para o efeito, a água aproveitável do processo principal de lavagem e enxaguamento é filtrada, tratada e reutilizada noutras das várias fases do processo de lavagem. Esta reciclagem reduz a quantidade necessária de água fresca até 50 % em comparação com os processos domésticos convencionais.

Quanto aos detergentes e auxiliares de lavagem, a Mewa também é extremamente económica. Utiliza apenas a quantidade necessária nas máquinas para lavar os têxteis de forma profunda e higiénica. “Trabalhamos com sistemas de dosagem e controlo especiais e automatizados. Em comparação com os processos de lavagem e dosagem domésticos habituais, reduzimos o impacto ambiental em até 85%”, informa Matthias Zoch. Estes sistemas estão a ser otimizados de forma contínua: A Mewa utiliza hoje menos um quarto de detergente do que em 2010. De 2021 a 2022, por exemplo, conseguiu reduzir o consumo em 1,5%.

Se a água já não for adequada para a lavagem, é canalizada para os sistemas de tratamento de águas residuais da empresa onde a sujidade é removida em várias fases. “Atingimos um nível de purificação de 99,8 %. Isso ultrapassa os requisitos legais”, diz Matthias Zoch. Com esta finalidade, as águas residuais passam primeiro por um processo físico-químico. Este processo separa, tanto quanto possível, os poluentes da água. A sujidade residual na água é depois decomposta por bactérias e microrganismos numa fase de tratamento biológico. Só depois é que as águas residuais – 99,8 % limpas e 100 % amigas do ambiente – passam para o tratamento municipal.

E o que acontece à sujidade removida? De acordo com o princípio de reutilização da empresa, é parcialmente reutilizada. Segundo o seu especialista em tecnologia ambiental, a Mewa cobre cerca de 80% das suas necessidades energéticas para a lavagem e secagem com óleos e massas lubrificantes que resultam da lavagem dos panos de limpeza: “Os clientes limpam as suas máquinas com os nossos panos. Por isso, os panos estão cheios de massas e óleos quando chegam às nossas instalações para lavagem. Nós retiramos e recolhemos esta sujidade durante o processo de lavagem e transformamo-la, com um processo amigo do ambiente, numa matéria-prima secundária que nos serve para o aquecimento.”

A Mewa também segue conceitos sustentáveis na fase seguinte do ciclo, quando recolhe e entrega os têxteis aos clientes. As rotas de entrega são otimizadas através de uma moderna ferramenta de gestão de rotas adaptada às necessidades da empresa. A Mewa é ainda pioneira do setor em sistemas de acionamento alternativos: Para além dos camiões movidos a hidrogénio, que já vão no seu terceiro ano de entrega aos clientes, a Mewa utiliza na sua frota veículos comerciais elétricos e bicicletas de carga com carroçaria de contentores em áreas urbanas. “Queremos preparar-nos, o mais possível, para um futuro sem motores de combustão”, informa Martin Mühling, Diretor de Logística de Distribuição da Mewa, “é certamente um objetivo a longo prazo. Mas quanto mais cedo começarmos, melhor.”

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #mewa