Início da produção da transmissão eDCT marca um novo patamar no projecto de 240 milhões de euros para transformar a icónica fábrica italiana no Mirafiori Automotive Park 2030

Início da produção da transmissão eDCT marca um novo patamar no projecto de 240 milhões de euros para transformar a icónica fábrica italiana no Mirafiori Automotive Park 2030

A Stellantis N.V. celebrou o arranque de uma nova atividade, com o início da produção de transmissões eletrificadas de dupla embraiagem (eDCT) no seu histórico complexo de Mirafiori, em Itália, representando o próximo passo de um investimento na ordem dos 240 milhões de euros no local e na indústria automóvel italiana, levando à criação do Mirafiori Automotive Park 2030. Carlos Tavares, o CEO da Stellantis, anunciou ainda um investimento adicional de 100 milhões de euros para aumentar o potencial do icónico Fiat 500e.

O Mirafiori Automotive Park 2030 é a concretização física da visão da Stellantis de se transformar numa empresa de tecnologia de mobilidade sustentável. O local, um dos três principais centros da Stellantis a nível mundial, integra operações que abrangem todo o ciclo automóvel, desde a conceção até à reciclagem.

Mirafiori também faz parte do programa de transformação grEEn-campus que está em curso na Stellantis e que ajudará a reduzir o equivalente a 36.000 toneladas de emissões de CO2. O grEEn-campus é um local de troca e partilha de ideias, promovendo a criatividade e a eficiência e, em última análise, criando um ambiente de trabalho altamente atrativo. Os novos espaços apoiam diretamente o objetivo de zero emissões líquidas de carbono da Stellantis até 2038, delineado na sua estratégia Dare Forward 2030.

“A Stellantis baseia-se nas suas origens em Itália, França e Estados Unidos para impulsionar as suas operações a nível mundial”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Mas Mirafiori é única entre as raízes da Stellantis, pois está a tornar-se num centro de pleno direito que reúne funções centrais, desenvolvimento de tecnologias, de fabrico e de atividades de economia circular. É por isso que a sua profunda transformação, com oito novas atividades em Turim desde que criámos a Stellantis, requer muita atenção, formação e investimento para continuar a fornecer veículos, tecnologias e serviços que conquistem os corações e mentes dos nossos clientes em todo o mundo. Paralelamente ao arranque da produção da eDCT, este anúncio de um investimento adicional de 100 milhões de euros, sublinha a ambição de aumentar, ainda mais, a atratividade e a acessibilidade do Fiat 500e, visando alargar a base de clientes e ampliando, assim, a atividade de produção de Mirafiori. Como demonstrámos, tencionamos defender a nossa posição de liderança em Itália frente a toda a concorrência, incluindo os fabricantes chineses, independentemente do apoio de que possam beneficiar no país. Os nossos empregados italianos demonstram, todos os dias, as suas competências, o seu espírito de luta e a sua capacidade de resistência. Quero agradecer-lhes calorosa e sinceramente todo o seu apoio à Stellantis. Os acionistas podem estar certos de que continuaremos a proteger e a alimentar as nossas raízes através de novas formas, por vezes surpreendentes.”

O Mirafiori Automotive Park 2030 representa o próximo capítulo da história de 80 anos deste local histórico. É, atualmente, o local de produção dos modelos Abarth 500e, Fiat 500e, Maserati GranTurismo e Maserati GranCabrio, sendo que mais de 90% dos veículos aí construídos são exportados, contribuindo para a balança comercial italiana.

Em 2023, a FIAT aumentou em 12% o seu volume de vendas a nível mundial, registando um total de 1,35 milhões de unidades vendidas e confirmando-a como a marca da Stellantis líder em volume de vendas. A marca é líder de mercado em quatro países, com uma quota de 21,8% no Brasil, de 12,8% em Itália, de 15,7% na Turquia e de 78,6% na Argélia. A FIAT é líder no segmento A na Europa, com uma quota de mercado de 42%, pelo que este investimento agora anunciado para o 500e visa reforçar a sua liderança, oferecendo uma experiência de cliente mais aprimorada com uma opção mais acessível, integrando uma bateria e um motor elétrico totalmente novos.

Para além da produção local de veículos, para as marcas FIAT e Maserati, o Mirafiori Automotive Park 2030 integra:

  • Produção de transmissões/caixas de velocidades: em complemento à atual produção da caixa de velocidades manual C514 para o Fiat Panda, construída em Pomigliano, Itália, a joint-venture eTransmissions Assembly arrancou hoje com a produção de eDCT para grupos motopropulsores híbridos da marca Stellantis, desenvolvida em menos de dois anos. O local produzirá até 600.000 transmissões eDCT por ano, em paralelo com a produção em Metz, França. A eDCT produzida em Mirafiori representa uma tecnologia de hibridização de ponta e acessível, incorporando um motor elétrico de 21 kW numa transmissão de dupla embraiagem. O motor fornece propulsão elétrica em situações de baixo binário, como a condução em cidade ou a velocidade de cruzeiro, permitindo que o motor de combustão interna permaneça desligado 50% do tempo no ciclo urbano. Caso seja necessário mais binário, o motor de combustão interna ativa-se.
  • Battery Technology Center: de última geração e no valor de 40 milhões de euros, o centro reforça as capacidades da Stellantis para conceber, desenvolver e testar packs de baterias, módulos, células de alta tensão e software que irão alimentar os próximos veículos da marca Stellantis. O centro é um dos maiores da indústria automóvel na Europa.
  • Hub de Economia Circular SUSTAINera: esta iniciativa pioneira tem como objetivo modelos de fabrico e de consumo sustentáveis. As atividades incluem o recondicionamento de veículos, o desmantelamento de veículos e a refabricação de peças, com planos de expansão a nível mundial. O objetivo da Stellantis é quadruplicar as receitas do prolongamento da vida útil das peças e dos serviços e multiplicar por 10 as receitas da reciclagem até 2030, em comparação com 2021.
  • O futuro grEEn-campus: um programa de transformação do local de trabalho neutro em carbono e colaborativo que visa reforçar as raízes do design automóvel, da tecnologia e das funções centrais da Stellantis através de designs inovadores, sustentáveis e colaborativos. O local reunirá funcionários que apoiam diferentes atividades, incluindo os centros de decisão mundiais para:
  • A sede mundial da Stellantis Pro One para apoiar a ofensiva da empresa no setor dos veículos comerciais, visando alcançar a liderança a nível mundial. A atividade no setor dos veículos comerciais representa um terço das receitas totais da Stellantis;
  • Drive4You, by Stellantis, uma empresa interna de logística que opera 230 camiões com 230 motoristas em Itália, tendo sede em Turim;
  • Mobilisights, totalmente dedicado ao crescimento do negócio de Dados como um Serviço (DaaS) da empresa e ao desenvolvimento e licenciamento de produtos, aplicações e serviços B2B inovadores;
  • Hub de Software com responsabilidade global para sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e para a STLA AutoDrive;
  • Engenharia Avançada, servindo como centro global de especialização em injeção de plásticos, furgões de grande dimensão, software e sistemas avançados de assistência ao condutor;
  • Sede do Design Stellantis para atividades de design de base para as marcas Abarth, Alfa Romeo, FIAT, Lancia, Maserati e modelos Jeep® europeus;
  • Companhia Nacional de Vendas em Itália.

Nos últimos cinco anos, a Stellantis investiu mais de 5 mil milhões de euros nas suas operações em Itália, para novos produtos e estruturas de produção, pretendendo continuar a fazê-lo, a fim de construir um modelo de negócio sustentável para as suas operações italianas, com o apoio dos seus fornecedores e instituições, como “uma equipa italiana composta por três jogadores”. A empresa também oferece formação com o objetivo de requalificar e melhorar as competências dos seus funcionários, continuando a sua frutuosa colaboração com o Politécnico de Turim, iniciada em 1999, levando, agora, à criação de um campus de design e mobilidade sustentável na região de Mirafiori.

A Stellantis está a investir mais de 50 mil milhões de euros em todo o mundo em eletrificação ao longo da década para cumprir os objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030, visando alcançar um mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) de 100% para automóveis de passageiros na Europa e de 50% para automóveis de passageiros e comerciais ligeiros nos Estados Unidos até 2030. Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a assegurar uma capacidade aproximada de 400 GWh em baterias, contando com o suporte de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis está no bom caminho para se tornar uma empresa neutra em carbono até 2038, no conjunto de todos as suas áreas, com uma percentagem de compensação de um único dígito para as restantes emissões.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot