A Atlante inaugura em Bragança uma nova estação de carregamento ultrarrápido

A Atlante inaugura em Bragança uma nova estação de carregamento ultrarrápidoA Atlante, empresa do Grupo NHOA dedicada à rede de carregamento rápido e ultrarrápido de veículos elétricos (VE), inaugurou hoje uma nova estação de carregamento ultrarrápido em Bragança, alargando a sua rede em Portugal, onde a empresa é atualmente o segundo maior operador de pontos de carregamento rápido e ultrarrápido (CPO). Equipada com quatro pontos de carregamento ultrarrápido de até 300kW, a nova estação de carregamento Atlante está localizada na zona de estacionamento do Restaurante Nó da Seara, posição estratégica na saída 44 da autoestrada A4 que liga o norte de Portugal a Espanha.

A nova estação Atlante, em Bragança, permitirá aos condutores de veículos elétricos recarregar a bateria dos seus veículos em apenas alguns minutos – dependendo do modelo. Além disso, para permitir que quatro veículos carreguem simultaneamente até 300kW, está disponível um transformador de potência nas proximidades da estação para uma fonte de alimentação de média tensão. Por fim, a estação será acessível a pessoas com mobilidade reduzida, aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, a todos os veículos elétricos e compatível com todos os padrões de carregamento e prestadores de serviços para mobilidade elétrica.

Em Portugal, a Atlante pode contar com uma rede generalizada e fiável, com carregadores em locais premium, como redes de supermercados, hubs de carregamento e vários pontos de interesse com o melhor tempo de atividade. Em 2023, a empresa registrou mais de 350 mil sessões de carregamento, com mais de 6.500MWh de energia distribuída através dos carregadores e instalou mais de 300 novos pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos. Estes números enquadram o compromisso sustentável da empresa em garantir um consumo de energia 100% renovável e consolidar a sua posição no mercado português. Na sequência de Bragança, a Atlante está a planear a abertura de novas estações com características semelhantes em Tondela, Guarda e Villa Velha de Rodão. Estes locais serão cofinanciados pela União Europeia, como resultado da seleção da Atlante no âmbito do Connecting Europe Facility (“CEF “) 2 Transport – Alternative Fuel Infrastructure Facility (Instalações de Infraestrutura de combustíveis alternativos), o programa de financiamento da União Europeia que apoia as infraestruturas de transporte europeias e facilita a implantação da infraestrutura de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos ao longo da rede rodoviária transeuropeia de transportes (RTE-T).

Proporcionar uma experiência de carregamento rápido suave e fiável, possibilitada por energia 100% renovável, em locais altamente estratégicos é a principal proposta da Atlante para uma mobilidade mais acessível e sustentável em todo o sul da Europa. Alinhada às soluções que a Atlante está a implantar em outras geografias, a visão estratégica da empresa vai muito além de ser uma mera operadora de pontos de recarga. De facto, ao alavancar o know-how do Grupo NHOA em armazenamento de energia, quando a legislação portuguesa o permita, a Atlante poderá combinar soluções de carregamento de ponta com sistemas de armazenamento de energia de baterias e produção de energia solar no local, reduzindo assim o impacto do crescente parque automóvel eletrificado na rede elétrica nacional, garantindo ao mesmo tempo maior sustentabilidade e preços acessíveis para os utilizadores finais.

#anecrarevista #anecra #atualidade #maismobilidade #mobilidade #ue #uve #mobilidadeurbana #EVs #carregamentoelétrico #veículoselétricos #Sustentabilidade #veiculoseletricos #atlante