A ferramenta perfeita: Volkswagen Veículos Comerciais apresenta os pormenores do interior e do compartimento de carga do novo Transporter Cargo

A ferramenta perfeita: Volkswagen Veículos Comerciais apresenta os pormenores do interior e do compartimento de carga do novo Transporter Cargo

Está prestes a ter lugar um grande acontecimento no setor: o novo Transporter será lançado no mercado no início de 2025. A Volkswagen Veículos Comerciais anuncia agora mais pormenores sobre o interior e o compartimento de carga da nova geração do seu Transporter Cargo. Tal como a Multivan e o ID. Buzz, o novo Transporter será lançado com um painel de instrumentos digital de série. O compartimento de carga também oferece grandes melhorias em relação à Transporter 6.1, que será assim substituída. A nova versão de base com distância entre eixos normal evidencia-o claramente: o espaço de carga é 61 mm mais comprido, enquanto a largura entre as cavas das rodas foi mesmo aumentada em 148 mm. Isto significa que qualquer cliente que já estava satisfeito com o antecessor ficará encantado com o novo Transporter Cargo, significativamente melhorado.

Espaçoso, funcional e de qualidade elevada. O interior do Transporter foi concebido de novo e pensado até ao mais ínfimo pormenor. O objetivo claro do desenvolvimento era produzir um Transporter com as características de design habituais da Volkswagen, combinadas com o máximo de espaço e funcionalidade. A nova geração do Transporter da Volkswagen Veículos Comerciais demonstra que este objetivo foi cumprido em todos os sentidos.

Disposição familiar. Todos os proprietários de um T6.1 estão familiarizados com a típica posição elevada do banco do condutor, o interior largo e a posição elevada do comando da caixa de velocidades da nova geração Transporter. À frente do condutor, o novo cenário digital é facilmente visível no raio de visão. Este é composto pelo quadrante de 12’’ configurável (Digital Cockpit com 30 cm de diagonal) e pelo ecrã tátil de 13’’ (33 cm de diagonal) para o sistema de infotainment de série (incluindo DAB+ e App Connect sem fios com Apple CarPlay/Android Auto). Outra caraterística de série: um novo volante multifunções com botões fáceis de utilizar, mesmo com luvas. Tal como na Multivan e no ID. Buzz, o novo Transporter dispõe agora também de um travão de estacionamento elétrico com função Auto-Hold. A operacionalidade do travão de estacionamento foi deslocada para o painel de instrumentos, libertando mais espaço na zona dos pés para um possível acesso à traseira através da cabina – dependendo do equipamento.

Até seis lugares. De série, enquanto furgão, o novo Transporter Cargo está equipado com três lugares à frente (banco individual do condutor e banco duplo para dois passageiros). Além disso, o Transporter Cargo pode ser equipado com até três bancos individuais facilmente amovíveis na segunda fila de bancos e – mais tarde, como veículo de passageiros – também com um banco corrido para três passageiros na terceira fila de bancos. O novo Volkswagen Transporter será o único veículo comercial da sua classe a estar também disponível com cabina dupla. Neste caso, existem seis lugares a bordo: o lugar do condutor mais um banco duplo de dois lugares na primeira fila de bancos e um banco triplo na segunda fila de bancos. Estão disponíveis revestimentos robustos em tecido, bem como duas variantes em pele.

Compartimento de carga de 5,8 a 9,0 m3. O novo Transporter Cargo tem um comprimento de 5.050 mm, o que representa um aumento de 146 mm em relação ao seu antecessor. A distância entre eixos foi aumentada em 97 mm para 3.100 mm, e haverá uma distância entre eixos opcional 400 mm mais longa (comprimento total: 5.450 mm). Com 2.032 mm, a largura exterior do Transporter aumentou 128 mm em relação aos seus antecessores (sem espelhos retrovisores exteriores). A largura máxima entre as cavas das rodas foi significativamente aumentada em 148 mm para 1.392 mm, o que facilita a arrumação de Euro paletes. O comprimento do compartimento de carga do Transporter com distância entre eixos normal é de 2.602 mm – o que corresponde a 61 mm adicionais; com uma distância entre eixos alargada, o comprimento do compartimento de carga aumenta para 3.002 mm. Graças ao maior comprimento exterior, largura e distância entre eixos, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu aumentar significativamente a capacidade de carga do novo Transporter Cargo. O maior volume de arrumação com distância entre eixos normal e para todos os tipos de tração foi aumentado praticamente em dois contentores móveis, sendo agora de 5,8 m3. A versão com distância entre eixos longa e tejadilho alto acomoda até 9,0 m3. O compartimento de carga pode ser configurado com várias paredes divisórias e adaptado individualmente às necessidades específicas de uma empresa.

Carga máxima útil de 1,33 toneladas. Apesar das suas dimensões, o novo Transporter Cargo, com uma altura inferior a 2,0 metros (teto normal), cabe na maioria dos parques de estacionamento convencionais de vários pisos. Com um diâmetro de viragem de apenas 11,8 metros (distância entre eixos normal), o Transporter também domina sem esforço as curvas apertadas durante as manobras. Além disso, a Volkswagen Veículos Comerciais assegurou-se de que esta ferramenta automóvel para profissionais também suporta o peso que pode transportar em termos de volume: a carga útil máxima é de até 1,33 toneladas. E como se tal não bastasse, a nova geração do Transporter pode puxar reboques com um peso até 2,8 toneladas.

Digital e autoexplicativo. Os condutores do T6.1, Multivan e ID. Buzz têm acesso a uma estrutura digital de menus clara e autoexplicativa entre todos os ecrãs e painéis de controlo. Como habitualmente, as funções de iluminação estão dispostas à esquerda, ao lado do volante, com os botões para funções importantes do veículo, menus e volume de áudio à direita, numa barra. O ecrã tátil do sistema de infotainment está localizado acima deste. Na parte inferior do ecrã, existe uma barra de visualização permanente com as principais funções de controlo da climatização, incluindo a função de aquecimento dos bancos (opcional). O ecrã inicial de grandes dimensões, com mosaicos personalizáveis, está disposto ao centro. Acima do ecrã inicial existe uma barra permanente com uma vasta gama de informações padrão (como a temperatura exterior ou o nível de carga do smartphone) e um botão “home” que leva de volta ao menu principal com apenas um clique. O sistema de infotainment pode ser opcionalmente enriquecido com sistema de navegação, serviços móveis online da Volkswagen VW Connect e VW Connect Plus (de série com o sistema de navegação) e um sistema de som Harman Kardon.

Interfaces de carregamento. Existe um tabuleiro de arrumação para smartphones na consola central com uma função de carregamento indutivo, opcional. Outros dispositivos podem ser carregados utilizando até sete interfaces USB-C, USB-A e 12 volts. Além disso, a Volkswagen Veículos Comerciais oferece o novo Transporter com um hub de energia opcional de 230 V (400 W), incluindo conversor para alimentar grandes dispositivos elétricos de todos os tipos. Também haverá um inversor com uma potência de 2,3 kW para as variantes elétricas ou eletrificadas.

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade