Observatório INDICATA | A gasolina domina o mercado de veículos usados mais jovens

Observatório INDICATA | A gasolina domina o mercado de veículos usados mais jovens

A gasolina continua a aproximar-se do gasóleo no mercado online B2C de veículos usados, com a quota de mercado do gasóleo a descer para 49,79%, a primeira vez que se situa abaixo dos 50% nos últimos tempos.

No mercado online B2C de automóveis de passageiros usados de Março, as duas motorizações tradicionais estão ainda mais próximas, com o gasóleo a atingir 47,15% e a gasolina a subir para 34,9%, um aumento de 9,7% em dois meses.

No entanto, se eliminarmos a influência herdada dos automóveis com mais de cinco anos, verificamos um mercado muito mais dinâmico. A gasolina é claramente o grupo motopropulsor preferido para os automóveis com menos de quatro anos, representando 45,31% das vendas, em comparação com 24,32% para o gasóleo. Em contraste com grande parte do resto da Europa, os BEVs são o terceiro grupo motopropulsor mais popular, ocupando 12,09% do mercado de Março, logo à frente dos PHEV/HEV, com11,0%, e bem à frente dos MHEV, com 7,28%.

Mais surpreendente ainda é quando se olha para o mercado B2C online de automóveis com menos de dois anos. Com base nas tendências de outros mercados, seria de esperar que as novas motorizações ganhassem uma quota de mercado ainda maior, mas não em Portugal. Enquanto a gasolina sobe para uma quota de 53,51% e o gasóleo desce para 15,14%, o PHEV/HEV apenas conseguiu uma quota de 11,05%, enquanto a quota do BEV desceu para 10,75% e a do MHEV para 9,55%.

Houve indícios de mais vendas tácticas apoiadas pelos fabricantes, uma vez que a venda de automóveis usados muito novos, com menos de um ano, em Março foi 25,42% superior à de Fevereiro, embora tenha sido 31,19% inferior à de Março de 2023.

O nosso índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C baseia-se num conjunto consistente de veículos, que estão agora indexados em relação a Janeiro de 2023 e que, normalmente, registariam uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto. No início de Abril, os preços médios desceram 1,0 pontos percentuais em relação ao mês anterior, a segunda maior queda mensal conjunta na região abrangida pelo Observatório INDICATA, empatada com a Polónia. Isto deixa os preços 8,1 pp mais baixos do que no início de 2023.

A maioria dos grupos motopropulsores seguiu um padrão semelhante, embora o preço médio dos MHEVs tenha registado uma descida um pouco mais acentuada, de 1,3 pontos percentuais, enquanto os BEVs caíram 3,1 pontos percentuais para 80,32 pontos no nosso índice.

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