Ikea propõe carro eléctrico para montar em casa

Se já se considera o maior a montar em casa as camas, mesas e estantes da Ikea, saiba que a marca sueca está a preparar um automóvel eléctrico. É concebido pela Renault e tem 374 peças.

Por esta ninguém esperava. Habituados a lidar com os móveis da Ikea, baratos e práticos, que se montam em casa com recurso a uma chave sextavada interior e pouco mais, imagine-se a surpresa quando a empresa de mobiliário nórdica revelou que o seu novo produto para montar em casa é… um carro eléctrico! O veículo em causa parece minimalista, prático e simples, como é habitual na Ikea, tendo sido concebido pela Renault, que recorreu à experiência conseguida com os Zoe e Twingo.

Denominado Ikea Höga, é ainda um protótipo, mas com demasiados pormenores para ficar por aqui. Com assentos para dois, tem apenas 1,8 metros de altura e 2,3 metros de comprimento, substancialmente mais alto e mais curto do que o seu rival natural, o Citroën Ami (1,39 m e 2,41 m), ficando igualmente longe do comprimento do Smart Fortwo (2,69 m).

Mas tal como as mesas, camas e estantes que potenciam o aproveitamento de espaços exíguos, também o protótipo da Ikea tem uns truques na manga, o que lhe permitir substituir momentaneamente o lugar do passageiro por um espaço para acolher uma cadeira de rodas, ideal para pessoas com mobilidade reduzida. Os surfistas e os ciclistas não foram esquecidos, pois também haverá uma solução para acolher as suas ferramentas de trabalho ou lazer, consoante o caso.

A Renault esforçou-se por conceber um veículo simples, mas eficaz. No entanto, montá-lo vai exigir um pouco mais de dedicação e “queda” para trabalhos manuais do que uma cama de bebé. As 374 peças que é necessário fixar, antes que o Höga possa ser usado como veículo, obrigam primeiro a criar uma plataforma onde se instalará o pack de baterias, as rodas e as respectivas suspensões, apesar de estas últimas não serem visíveis nos desenhos divulgados.

A plataforma, a parte mais rígida do Höga, servirá para fixar uma estrutura e depois o resto da carroçaria, mas terá de se encontrar uma forma de garantir que o carro está bem montado, pois se é perigoso uma mesa perder repentinamente um dos pés, é muito mais delicado um veículo perder uma roda, só porque faltou apertar aquele parafuso, ou ficar sem travões, só porque alguém não seguiu a ordem indicada no manual de instruções…

Apesar de pequeno e curto entre eixos, a Ikea e a Renault pretendem dotar o Höga com um sistema de quatro rodas direccionais, puramente eléctrico. Curiosa é igualmente a forma como se acede ao habitáculo, com os vidros frontal e traseiro a transformarem-se em portas que abrem na vertical, com a particularidade de a da frente levar consigo o volante, os pedais e o generoso ecrã central (o único).

A Ikea projecta comercializar o Höga por 5300€, substancialmente menos do que os 6900€ pedidos pelo Citroën Ami que, contudo, já é entregue completamente montado. A Ikea e a Renault não anunciaram as restantes características do Höga, tanto a nível da potência do motor, como da capacidade da bateria.

Fonte: Observador

#anecrarevista #anecra #atualidade #EVs #veículoselétricos #mobilidadeeletrica #eficienciaenergetica #renault #mobility #electric #ikea  högaconcept