Tramagal inicia produção da nova geração da FUSO CANTER destinada à europa

Tramagal inicia produção da nova geração da FUSO CANTER destinada à europa

A FUSO, marca do grupo Daimler Truck, anuncia o início da produção (SOP) da nova geração Canter na Europa. A partir de dezembro de 2021, este modelo sai das linhas de produção da fábrica europeia da FUSO, a Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), situada no Tramagal, em Abrantes.

A nova FUSO Canter estará disponível em Portugal no final do primeiro trimestre de 2022.

O início da produção da sua 9ª geração, a mais recente e evoluída de sempre, é um marco importante na história de sucesso da FUSO Canter, não apenas a nível global, mas especialmente a nível do mercado nacional onde, em 2022, a Canter celebra 50 anos de comercialização, sendo que as primeiras unidades deste icónico modelo matriculadas em Portugal datam de 1972 – 50 anos ao longo dos quais já foram matriculadas por terras lusas mais de 80.000 unidades e sendo possível encontrar em circulação unidades com mais de 30 e até 40 anos.

Exteriormente, a nova Canter apresenta-se com uma cabine redesenhada e visualmente mais apelativa, onde os novos faróis, mais expressivos (contando já com luzes diurnas em LED) são combinados com a faixa negra que ostenta o lettering “FUSO” e sublinhados por para-choques mais robustos e que revelam mais inspiração no desenho.

O interior da cabine apresenta o conceito típico de chassis-cabine avançada que sempre caracterizou a Canter ao longo das suas várias gerações, fazendo da robustez de construção, ergonomia e espaço interior os seus principais argumentos, num tablier de linhas simples e limpas, muito apreciados para um uso estritamente profissional. É este conceito de chassis-cabine que torna a Canter num veículo extremamente manobrável, apresentando uma visibilidade ímpar e um raio de viragem imbatível no seu segmento.

Esta renovada cabine assenta num chassis concebido e tratado para ser robusto e durável, capaz de suportar um peso bruto deste 3.500kg até 8.550kg, tornando a Canter num veículo apto para um mundo de possibilidades e aplicações.

Também mais económica e amiga do ambiente, a nova FUSO Canter conta com um novo sistema de escape, estando agora apta a cumprir a norma de emissões EURO VI – Step E.

Nas palavras de Philipp Panter, Head of Sales, Marketing & Customer Service at FUSO Europe: “Durante várias décadas, a FUSO Canter é um best-seller internacional no segmento dos camiões ligeiros devido ao seu raio de viragem, capacidade de carga e versatilidade líderes da sua classe. Desde que iniciou a sua comercialização, em 1963, já foram produzidas mais de 4,5 milhões de FUSO Canter a nível mundial. Tencionamos hoje, com este novo início da produção, oferecer aos nossos clientes Europeus grandes melhorias em segurança, conforto bem como um novo e moderno design de cabine.”

A FUSO Canter produzida no Tramagal foi desenvolvida no Japão especificamente para ser construída na Europa. A maioria dos seus componentes são como tal provenientes de mais de 90 fornecedores europeus como o motor, peças dos eixos, molas, travões, pneus, grupos óticos e farolins, bem como os bancos e painéis do interior. A FUSO contribui, desde o Japão, essencialmente com peças específicas para a cabine e chassis, componentes dos eixos, volante, sistemas de climatização e ainda a inovadora transmissão de Dupla Embraiagem DUONIC.

“Hoje, este início de produção é um motivo de orgulho para todos nós na fábrica europeia da FUSO no Tramagal. Desde 1980 já produzimos quase 240.000 camiões FUSO. Agora, a nova FUSO Canter continuará este legado, saindo das linhas de montagem a partir de hoje e, como sempre, cumprindo fielmente os exigentes requisitos de qualidade da FUSO e da Daimler Truck.”, declara Jorge Rosa, Presidente e CEO da Mitsubishi FUSO Truck Europe.

Localizada a cerca de 150km a noroeste de Lisboa, em Abrantes, a fábrica do Tramagal produz as FUSO Canter e as eCanter 100% elétricas. Em linha com os objetivos de sustentabilidade para as unidades de produção Europeia da Daimler Trucks, a MFTE tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2022.

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