Menos trabalhadores e mais robôs | O futuro da indústria dos carros elétricos

Menos trabalhadores e mais robôs | O futuro da indústria dos carros elétricos

Conforme já vimos várias vezes, a transição para uma mobilidade elétrica mudará o transporte, mas também afetará toda a cadeia de valor da indústria automóvel. O setor sofrerá alterações e um dos temas mais mencionados prende-se com os empregos que serão, ou não, perdidos.

A um jornal japonês, o CEO da gigante Fanuc revelou que a expansão dos carros elétricos trará uma maior utilização de robôs.

Produção de carros elétricos com robôs

À medida que os carros elétricos se massificam, muitas são as teorias que se formam relativamente ao futuro da indústria automóvel. Uma das mais mencionadas envolve os empregos que a transição elétrica irá roubar – ou não, dependendo das opiniões.

Na realidade, a transição para uma mobilidade elétrica não mudará apenas o transporte, mas terá impacto em toda a cadeia de valor. Assim sendo, por um lado, há quem considere que os cortes na mão de obra provocados pelos carros elétricos irão ser compensados por novas atividades, como a produção de baterias. Por outro lado, há quem acredite que não haverá solução para aqueles que vão perder o trabalho devido à transição para uma mobilidade elétrica.

Em resposta a este dilema, o jornal japonês Nikkei dá a conhecer as alegações de Kenji Yamaguchi, CEO da gigante Fanuc, fornecedora de várias marcas, incluindo da Tesla. Segundo o executivo, a expansão do carro elétrico promoverá uma maior utilização de robôs nas linhas de produção.

Mais robôs e menos humanos a trabalhar nos elétricos

Para o executivo da Fanuc, a reduzida complexidade e a fácil implementação da tecnologia dos elétricos favorecerão a utilização de grandes máquinas industriais para a produção dos veículos. Ora, as novas técnicas de fabrico e de instalação de baterias conduzirão a uma automatização dos processos.

“Os motores de combustão são fisicamente complexos, por isso são difíceis de montar com robôs, enquanto as baterias têm uma forma mais simples e a sua montagem envolve movimentos mais repetitivos, o que os torna mais adequados para os robôs”, que o afirma é  Kenji Yamaguchi.

Há várias décadas que os robôs ajudam a reduzir custos e a melhorar a qualidade dos automóveis tradicionais. Então, a evolução dos processos de produção traz novas oportunidades para o trabalho a ser executado por robôs.

Neste caso, Kenji Yamaguchi acredita que a “automatização pode reduzir os custos de produção de baterias, que constituem uma grande parte do valor de um veículo elétrico”.

Fonte: Pplware

#anecrarevista #anecra #veículoselétricos #atualidade #mobilidade #veículoselétricos