A Sociedade Comercial C. Santos foi um dos parceiros do EcoolFest Porto 2023, festival de sustentabilidade que se realizou no sábado (8 de julho) ao longo de todo o dia, nos jardins do Museu Nacional Soares dos Reis. O evento contou com atividades para todas as idades e teve entrada gratuita.
A primeira edição do EcoolFest Porto que decorreu no sábado entre as 10h e as 21h, nos jardins do Museu Nacional Soares dos Reis. Com acesso gratuito, o festival – organizado pelo Curso Gestão e Produção de Eventos da RESTART PORTO – contou com atividades para todas as idades, sempre no sentido da promoção da sustentabilidade e sensibilização ambiental. O acesso ao recinto foi gratuito, assim como a participação na maioria das atividades.
Estiveram disponíveis para os visitantes atividades culturais (como concertos e exposições artísticas) e pedagógicas para crianças, mercados biológicos, showcookings e demonstrações de exemplos de mobilidade suave em ambiente urbano. Houve ainda duas mesas-redondas, uma dedicada à mobilidade sustentável e outra às formas de consumo sustentável.
Mobilidade sustentável em debate
A Sociedade Comercial C. Santos esteve no antigo Velódromo Dona Amélia II, como também são conhecidos os jardins deste museu portuense, um lounge onde os visitantes poderam repousar e exporá um veículo elétrico EQB da Mercedes-Benz. A viatura estava vinilada com um código QR que conectou o visitante para uma plataforma online que explicou as diferentes tecnologias de veículos elétricos e eletrificados. Sejam 100% elétricos ou com motores a combustão a funcionarem em conjunto com elétricos, recarregáveis na tomada ou não, essa plataforma dá a conhecer a atual oferta de toda a indústria automóvel de veículos de emissões reduzidas.
A mesa-redonda dedicada à mobilidade sustentável foi moderada pelo diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo (que tem a seu cargo os pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital), do investigador na Universidade do Porto Álvaro Costa e da presidente da MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, Vera Diogo. A conversa teve ainda o contributo do relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.
“A utilização racional dos meios de transporte para uma redução efetiva e real do impacto ambiental da mobilidade de pessoas e mercadorias é algo que deve preocupar toda a sociedade. Acreditamos que o automóvel deve ser visto como parte da solução para o caminho da sustentabilidade que temos de continuar a percorrer”, considera Aquiles Pinto.
Os responsáveis pela empresa representante Mercedes-Benz e smart têm a expectativa de que o EcoolFest possa ser uma boa plataforma de esclarecimento do público, num cenário que tem uma importância histórica para a mobilidade. “Há um facto curioso que não é conhecido de todos, mas o que hoje se designa por Jardins do Museu Nacional de Soares dos Reis foi já o velódromo Dona Amélia II. Este foi inaugurado em 1894 para responder ao crescente entusiasmo que a elite do Porto dos finais do século XIX sentia pela bicicleta”, indica o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos.
#anecrarevista #atualidade #sociedadecomercialcsantos #mercedesbenz